A repórter do Expressen, Ylva Johansson teve um dia de “Top Gun” voando o JAS 39 Gripen, algo que poucos jornalistas no mundo tiveram a chance de fazer. Junte-se a ela e ao piloto Mikael Olsson no cockpit e ouça os gritos de emoção da repórter ao vivenciar velocidades supersônicas e forças G.
NOTA do Editor: Apesar de não ter legenda disponível, o vídeo vale pela emoção que a repórter sentiu ao fazer manobras puxando alguns Gs.
Caro JR,
Eu não vim até aqui para “botar banca”.
Talvez isto se ajuste ao seu modo de pensar, próprio de um fã-boy, não ao meu.
È a primeira vez que travo diálogo com a pessoa do jornalista Guilherme Wiltgen, mas, não com a pessoa do Sr. Luiz Padilha, com quem convivo há anos nos Fóruns Defesa Brasil e Defesa Brasileira, tendo inclusive amigos em comum.
O diálogo que travo aqui é o mesmo que travo por lá.
Quanto a data: 30 dias fazem tanta diferença assim?
Caro Padilha,
Como vai?
O cronograma da SAAB já era justo, agora com a dilatação do mesmo me parece temerário aceitar o cronograma como algo factível. A cautela da SAAB é compreensível, e o atraso advindo do novo software modular de missão também. O que eu não acredito é que toda a campanha de ensaios não venha a sofrer com o postergamento da data do primeiro voo.
No mais, que tudo dê certo, visto que os F-5EM estão “para cair sozinhos”…
Precisamos de caças para ontem.
hahahahahahahaha… o cara vem aqui tentar botar banca sem ao menos saber a data correta do roll-out, no mais o tireless tem razão é só mais um rafalista inconformado com uma decisão técnica e não com a decisão política de vocês sabem quem
É impressão sua L. (Tireless).
Você só tem impressão, como sempre, e nada mais.
Caro Jornalista Guilherme Wiltgen,
O programa da SAAB está atrasado em seis meses, na verdade pouco mais que isso. E o atraso foi anunciado pela própria SAAB e veiculado em sites como o AviationWeek, que na matéria assinada por Tony Osborne informa que o primeiro voo fora adiado do final de 2016 para o segundo trimestre de 2017.
Na recente mostra BID Brasil o Sr. Beng Jáner havia me informado do motivo do primeiro protótipo não ter efetuado o voo, visto que o Roll-Out do mesmo ter-se dado em 18 de abril de 2016: problemas com o software modular de missão.
Por isso a afirmação de que o programa segue “rigorosamente em dia” é temerária, principalmente quando o próprio fabricante dilata a data prevista para o primeiro voo do protótipo nº1 e assim relata a imprensa especializada…
PS: tentei postar o link da Aviationweek, mas não foi possível. Não sei o motivo mas nesta caixa de diálogo não consigo colar.
César,
Apesar do primeiro voo ter sido postergado, o programa segue em dia, assim como as datas previstas para entrega dos primeiros “E” para a Suécia e Brasil.
Apenas retificando a sua informação, a data correta do rollout é 18 de maio de 2016.
Abs
César, além do que o Wiltgen já colocou, vale colocar que quando uma empresa desenvolve um novo sistema, nem sempre os prazos são exequíveis, pois por se tratar de um produto novo para a empresa e este software é vital para o perfeito funcionamento da aeronave, a Saab está com a cautela adequada para quando a aeronave for voar, tudo sair perfeito. Eu prefiro esperar e ver a aeronave voando sem bugs, do que torcer para que voe logo e cheia de problemas. esta é a razão dela ainda não voado. Mas voará e depois é só correr pro abraço!
Impressão minha ou eu senti um certo inconformismo com a escolha do vetor sueco em detrimento da escolha “político-etílica” do dia 07/09/2009?
A Gatinha sueca voou num Gripen C…
Mesmo porque o protótipo do Gripen E nem sequer voou. Tendo feito o Roll-Out em abril de 2016, está até hoje no hangar…
Eu falei que todo projeto está susceptível a atrasos, jogaram-me pedras…
Vão dizer o quê, agora?
César,
O programa está rigorosamente em dia e o primeiro voo vai se realizar no segundo trimestre deste ano.
Abs