Por Guilherme Wiltgen
Em visita surpresa nesta sexta-feira ao Afeganistão, o Primeiro-Ministro britânico, David Cameron, anunciou que vai enviar mais dois caças Tornado GR4 da Real Força Aérea (RAF) para apoiar as ações contra o avanço dos terroristas do Estado Islâmico.
Falando às tropas britânicas, Cameron disse: “Eu quis vir aqui agradecer aos pilotos e as equipes em terra pelo o trabalho absolutamente essencial, mas difícil e perigoso, que estão fazendo sobre os céus do Iraque”, em referência as recentes incursões aéreas dos caças da RAF sobre o Iraque, informando que mais dois Tornados serão enviados para manter o ritmo das operações contra o EI no Iraque.
O Reino Unido possui o segundo maior contingente da coligação militar internacional que está no Afeganistão desde 2001.
A visita de Cameron também ocorre apenas quatro dias após o novo presidente afegão, Ashraf Ghani, ter sido empossado no cargo, após meses de turbulência política resultante de uma eleição contestada.
esse tornado é uma bela maquina
Pode mandar mais dez Tornados, não vai adiantar, se os militantes do EI se escondem tornando difícil identificá-los. Será necessário trabalho de inteligencia (informantes e espiões) infiltrados na área para passar as informações de onde se concentram e quem são os extremistas do EI para a coalizão atacar com tropas especiais (SEALs) com assaltos aerotransportados e ataques surpresa de paraquedistas.
Na 2 linha a palavra correta seria mais é não maos …
Obrigado pela observação. Retificado!
FA