Líderes militares e políticos argentinos teriam sido vigiados para garantir a segurança das Ilhas Malvinas, de acordo com relatórios vazados por Edward Snowden
O Reino Unido teria espionado a Argentina no caso referente à guerra pela soberania das Malvinas, no Atlântico sul, revelou nesta sexta-feira o site TN, citando arquivos secretos revelados pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden.
Nos últimos anos o Reino Unido conduziu “operações secretas, de intercepção, intervenção e outras manobras no país”, afirma o site TN.com.ar em associação com o The Intercept, página que revisa os arquivos vazados por Snowden, ex-operador da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês).
“Todos somos espionados?”, questiona o portal, que pertence ao Grupo Clarín, o mais poderoso grupo da Argentina. As operações foram realizadas entre 2008 e 2011.
Segundo TN, “a missão era de longa duração e alcance. O objetivo: impedir que a Argentina recupere as Ilhas Malvinas”.
“A nova documentação, inédita até então, expõe como as forças (britânicas) fizeram jogo sujo e se valeram de desinformação sistemática para lançar uma cyber-ofensiva”, indica o TN.
Snowden, atualmente refugiado na Rússia, foi acusado de vazar informações secretas dos Estados Unidos, com dezenas de milhares de documentos sobre a espionagem de cidadãos.
A tensão entre o Reino Unido e a Argentina aumentou na semana passada quando Londres anunciou um aumento dos gastos militares nas ilhas.
Por sua vez, a Argentina anunciou na quinta-feira a abertura da documentação secreta referente à guerra, 33 anos após o início do conflito.
“Vamos abrir toda a informação existente sobre as ilhas Malvinas e que está em poder das Forças Armadas”, disse a presidente Cristina Kirchner no Ushuaia (3.500 km ao sul) no ato pelo Dia do Veterano de Guerra e dos Mortos nas Malvinas.
De acordo com um decreto assinado por Kirchner, o ministério da Defesa terá um prazo de 30 dias para disponibilizar os documentos à consulta pública.
O conflito com o Reino Unido teve início com o desembarque de tropas argentinas em 2 de abril de 1982 nas ilhas do Atlântico, ordenado pelo regime militar que governava a Argentina.
FONTE: AFP
Como já falado… estranho seria não espionarem…
No mais são falklands… o povo que lá habita já decidiu… Argentina tem mais com que se preocupar (o inimigo interno por assim dizer)
Nada como jogar mais um pais sul americano nas mãos dos chineses. Tremenda falha da diplomacia ocidental e em particular da britanica ! O futuro dira.
Se o Britânicos não estivesem espionando a a Argentina ai sim Seria Noticia …
Camaradas brazucas Não da pra deixar de comentar da rússia quando o assunto é argentina x inglaterra ha ha ha
Mas olha a realeza elizabhet esta preocupada com a vontade dos hermanos e aliados xing e czar em reconquistar a ilha isto esta tenho absoluta certeza.
Sou completamente a favor a noso vizinho irmão ARGENTINA , as malvinas é nossa. Inda bem que o governo brazuca pensa assim também.
Unidos somos fortes contra colónias imperialistas espiãs inglaterra só sabe fazer negócio sujo no comerçio internaçional. concordam?
Concordo, a Argentina retomando o crescimento econômico poderá novamente reequipar suas
FFAA , sem ficar a dever nada aos ingleses.
Eu acharia estranho se o RU não estivesse espionando a Argentina.
e de lamentar a derrota da Argentina nas Malvinas,porém penso que com o seu reequilibrio economico e e contínuo reequipamento militar se a Inglaterra não se cuidar nas ilhas…irá dançar tango…….aguardemos….
uau….nossa , seu aviso foi muito importante……..rsrsrsrsrsrrs e alias caro Stadeu…essa historia ja acabou sim….nao vai dar em nada…mais uma pagina virada entre milhares de informacoes q circulam neste mundo diariamente…..pelo sim pelo nao….tvz vire um filme….teoria da conspiracao ….gdes bilheterias para hollywood etc….rsrsrsr com todo o respeito hemmmm….Sds
Doce menino inocente rs rs rs , sem maldade mas um assunto desses não sai da pauta dos blogs de defesa ,estratégia, geopolítica, tecnologia, esse assunto está na ONU com processo em aberto… pagina virada ?? rs rs rs
Aguarde-se.
A medaça britânica é vergonhosa e não adianta nada , essa história não acabou graças a “”super mega divina inteligência ocidental a partir de 1982 “” … China e Rússia agradecem .
Eu avisei…