Raytheon, em conjunto com a Finmeccanica, oferecerá avião T-100 para a Força Aérea dos EUA.
Representantes da Raytheon confirmaram oficialmente a sua proposta na competição T-X para a aeronave de treinamento avançado para a Força Aérea dos Estados Unidos, o T-100. O desenho será baseado no M-346 Master, fabricado pela consórcio de empresas Finmeccanica-Alenia Aermacchi.
“Nosso avião será fabricado e testado nos EUA”, disse Roy Azevedo, vice-presidente de aeronaves da Raytheon, mas sem especificar a localização das fábricas. A equipe ítalo-americana irá fornecer a USAF não somente as aeronaves, mas também dispositivos de treino, simulação e cursos para pilotos.
Em caso de vitória no T-X, os motores F124 do T-100 serão montado na fábrica em Phoenix. Eles têm em carga apenas o contrato do último motor deste tipo para o Lavi israelense.
Citado pelo semanário Flight, o chefe da Alenia-Aermacchi, Filippo Bagnato afirmou que está considerando três diferentes configurações de tripulação e equipamentos para o M-346.
Está também em curso um estudo para adaptação ao reabastecimento do Master por meio de sonda. De acordo com o Flight, pilotos americanos já tiveram a oportunidade de se familiarizarem com o Master na fábrica de Venegono.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: Altair
Hoje o M-346 é considerado o “estado da arte” em questão de treinador avançado dado as características do seu projeto,já tendo conseguido clientes expressivos como a Itália,Israel e Singapura o mesmo tem uma concepção muito interessante e dinâmica. Sendo um LIFT incorpora uma tecnologia embarcada que comparada com os seus concorrentes se mostra superior tecnologicamente porém não é por isso que os outros sejam “inferiores” pelo contrário o T-50 esta ai demonstrando que pode ser uma pedra no sapato e a proposta da Boeing ainda é uma incógnita.
Um fator que tem peso na parceria Raytheon-Aermacchi é que a fabricante Italiana tem uma larga experiência ao longo de mais de quatro décadas no desenvolvimento e fabricação de treinadores e clientes espalhados por todas as partes do globo,é um fator que muito provavelmente será colocado na mesa de negociações. A Aermacchi se especializou num tipo de produto muito específico e que outras empresas não se dedicam tanto, e assim consolidou-se no mercado como a casa dos treinadores, mesmo tendo no seu pé o Bae Hawk.
O T-100 ao meu humilde ver tem muito potencial vide todas as características do vetor, e com as mudanças solicitadas pela USAF pode se tornar mais capaz ainda e de quebra abrir novos mercados mundo afora,pois a tarefa de substituir os T-38 é grande e muito provavelmente as encomendas passem de 300 unidades.
Vamos acompanhando o andamento de todo o processo porque a briga será boa.
O melhot T com certeza. Agora se vai levar são outras histórias.
Pra mim, esse é o avião a ser batido na concorrência