Na véspera de Ano Novo, dois caças franceses Mirage 2000 fizeram uma série de surtidas no norte da Síria, atacando refinarias de petróleo controladas pelo Estado Islâmico.
Por Guilherme Wiltgen
Na noite de 31 dezembro de 2015 e 1 de Janeiro de 2016, dois caças Mirage 2000 D, desdobrados na Base aérienne projetée (BAP) na Jordânia, realizaram ataques em áreas controladas pelo Estado Islâmico (EI) na Síria. A missão iniciou as 22:00 Hs (horário de Paris) e os alvos foram destruídos conforme planejado, não havendo necessidade de realizar REVO durante a execução da missão.
Os alvos dos ataques foram as instalações petrolíferas localizados na região de Raqqah. A missão foi coordenada pela coalizão com base em informações colhidas nas últimas semanas, durante voos de reconhecimento. O objetivo deste tipo de ataque é de enfraquecer a capacidade de financiamento do EI com a exploração de petróleo nas áreas sob seu controle.
De acordo com o jornal francês Le Parisien, o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, disse que os ataques aéreos foram lançados perto de Raqqa, por volta das duas horas da manhã, horário local.
“Recebi informações sobre as operações contra as instalações petrolíferas [do EI] que foram realizadas ontem à noite. Temos de continuar a luta contra os terroristas”, disse Le Drian.
FONTE: État-major des armées e Le Parisien
FOTO: Armée de l’Air – Ilustrativa