A SAAB desenvolveu uma nova versão designada Mk4 do radar PS-05/A do caça Gripen C/D, melhorando seu desempenho e sua faixa de operação. O desenvolvimento é um passo significativo sobre o futuro aprimoramento das capacidades dos Gripen C/D.
O PS-05/A Mk4, é o desenvolvimento mais recente do renomado radar PS-05, originalmente desenvolvido para o caça Gripen. Através do desenvolvimento contínuo, o PS-05 tem mantido a sua posição como um dos radares para caças mais competentes do mundo.
A nova configuração de hardware com um completo e novo back-end, melhorou significativamente o desempenho do radar e seu alcance operacional, melhorando as capacidades do sistema de armas do Gripen e oferecendo total integração para os mísseis AMRAAM e Meteor. Ele também permite o aumento significativa por meio de atualizações de software, da capacidade para combater com êxito, ameaças em evolução nas próximas décadas.
Um novo modo de Ar-Ar foi implementado e demonstrou que o radar usa o máximo da capacidade de processamento de sinal e a geração de forma de onda flexível no PS-05/A Mk4. Este modo aumenta a gama de aquisição para 100% em baixas altitudes em relação a versão anterior do PS- 05/A. Este modo de radar também será útil para a detecção de alvos com assinatura radar baixa. O downlink do míssil Meteor é otimizado para manter o desempenho do radar durante lançamento de longo alcance com o uso de data-link.
“O Mk4 é um radar multifuncional, com excelente desempenho ECCM, capacidade de crescimento e com muito baixo custo de seu ciclo de vida”, disse Lars Tossman, Chefe da Aérea de Sistemas de Vigilância da SAAB Defence Systems.
Com a nova atualização o PS-05/A MK4, vai continuar a melhorar as capacidades operacionais para clientes em todo o mundo. O PS-05/A Mk4, pode ser adaptado para caber na maioria dos plataformas aéreas. Compacta e leve, esta solução modular é ideal para integração em qualquer aeronave de combate multi-função, UAVs, treinadores avançados a jato ou outra plataforma aérea.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: SAAB
O preço do NG ficou muito alto em relação ao C (quase o dobro). Poderiam ter esperado ficar pronto para ver os testes e pechinchando (o que a velha burocracia dificulta). Parece que estamos financiando a indústria bélica sueca.
com certeza tem como copara com qualquer caça americano ou europeus afinal o gripen NG usa equipamentos americanos e europeus por exemplo o rada do gripen NG sera um radar ingles que por e so não tem com ser vendido para a argentina.
Alguém realmente acredita que este tem como comparar com um F-15E Strike Eagle, F-15SE, F/A-18 Advanced Super Hornet, Rafael ou Typhoon?
Opsss não havia percebido,errei no abcdario c/d ,e/f ha ha .
Enfim , se o gripen c/d serao incriveis no senario bvr os novos NG então terá um radar fabuloso digno do gigante Brasil.
Quanto tempo o Rafale levou pra deslanchar e oferecendo capacidade “omnirole”. O superHornet parec garantido na Austrália. O Eurofighter é garantido por 4 países. E o Gripen NG, só na Suécia e Brasil?? Quem mais vai comprar? Para a renovação das frotas de caças latino-americanos,.parece plausível crer nas soluções chinesas, livre das restrições ocidentais!EDITADO
Os Rafales só foram exportados agora e ninguem duvida da capacidade dele. A autralia, japao, reino unido são eternos compradores dos EUA e aliados. Colombia recebera este ano em torno de 117 milhoes de dolares dos EUA, o que ja acontece a anos; ou seja, a colombia sera eterna compradora de armamentos dos EUA. E sobre os gripen, os da versao C/D estao sendo usados sob leasing na europa para garantia de defesa de alguns paises. Sobre o Eurofighter, o projeto é europeu, e por logica, se eles mesmos nao comprarem seus produtos ai fica dificil. Só acho que o amigo deveria lembrar tambem dos fiascos europeus como os probllemas dos A-400M. Os F22 tambem passaram um periodo parado sob revisao do sistema de geracao de oxigenio. Não vou nem falar dos F35. abs
A boa noticia que vejo é a possibilidade maior de integraçao com o que ja existe e sendo da Saab, mas, radar é uma tecnologia critica e se o brasil ficar optando o tempo todo por aquisicao estrangeira, ai vai ficar dificil; a ideia de nacionalizacao acaba por terra, pois reclama-se dos embargos, da falta de fomento da industria nacional, da necessidade de se desenvolver tecnologia local e quer importar mais. Ate a entrega dos Gripens NG o que mais aparecera é estrangeiro querendo vender seus produtos (com altissima qualidade sem sombra de duvidas). Ocorre que se optarmos por adquirir este ai ou os que virao, dificilmente, pelo menos a curto e medio prazos, pois custa dinheiro, os substituiremos. Na minha opiniao a industria nacional sera prejudicada, pois, precisa de investimento e mercado. E temos bons radares e que podem, ate la, evoluirem.
Senhores essa evolução de que trata a notícia não diz respeito ao futuro caça da FAB, ela se refere a versão C/D do Gripen que usa o radar PS-05 e que agora sofrerá um up-grade para a versão Mk4 de que trata a matéria… O futuro caça da FAB não é esse como é do conhecimento de todos e sim o Gripen E/F que usará o radar Raven ES-5 (AESA) , portanto bem mais avançado e capaz que esta nova versão do PS-05…
Mas todavia pode ser que “se” o leasing de Gripens C/D tampões for mesmo assinado, talvez venham com essa configuração embora eu duvide que a Flygvapnet adotará esse radar, já que estão esperando 60 NGs novinhos e tem a possibilidade de elevá-los a classe NG também….
Esse produto é mais para a Tailandia, a Africa do Sul, a Republica Tcheca que usam a versão C/D do Gripen.
Se voce achasse um grande pacote de dinheiro iria reclamar do peso de carregar . . . . vai ser pessimista assim lá longe . . . .
Tem certeza que você não escreveu no lugar errado Edson ??? Porque eu seria pessimista, me explique por favor…
ja fazem 24 horas não respondeu então por favor preste atenção no texto parcero.
A força aerea sueca talvez se interesse pela melhoria, para usar com o Meteor. Apesar de terem encomendado 60 NGs, vão demorar bons anos para serem entregues. E a Russia está bufando logo ao lado.
Pode ser Marcelo, embora o mais sensato seria elevar sua frota de caças da versão C e D para a versão Next Generation retrofitando sua suite eletrônica e implementando o radar AESA Raven ES-05
É um radar AESA?
Ótima notícia.
Apesar de muitas opiniões contrárias, acredito que o Gripen dará a FAB uma respeitável capacidade de dissuasão. Com tripulações bem treinadas e adestradas imporemos muito respeito para eventuais aventureiros.
Acho o SU-35 uma máquina fantástica, entretanto, fico feliz com o pequeno notável Gripen. Que novas capacidades sejam incorporadas!!!!!
Resumindo,o brasil terá um super caça de combat atualizado no estado da arte na entrega.
O brasil fez uma exelente escolha sem dúvida alguma em comprar da saab.
Outra coisa me chamou atenção ,que este radar aperfeiçoado
Dara um alcançe extendido , aos missil meteor ja impoem respeito e medo agora então serão letais …se já era bom ficará melhor ainda, incrível fiquei impressionado com esta notiçia,e ao meu ver a saab esta se dedicando muito para ficar independente.