Por Vladimir Soldatkin
MOSCOU (Reuters) – Uma nova avaliação define, pela primeira vez, os Estados Unidos como uma das ameaças à segurança nacional da Rússia, sinalizando uma deterioração das relações com o Ocidente nos últimos anos.
O documento “Sobre a Estratégia de Segurança Nacional da Federação da Rússia” foi assinado pelo presidente Vladimir Putin na véspera do Ano Novo. Ele substitui a versão de 2009 aprovada pelo então presidente e atual primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, que não havia mencionado nem os Estados Unidos nem a OTAN.
De acordo com o documento, a Rússia conseguiu aumentar o seu papel na resolução dos problemas globais e de conflitos internacionais. Tal destaque, segundo o documento, causou uma reação pelo Ocidente.
“O fortalecimento da Rússia acontece num contexto de novas ameaças para a segurança nacional, que tem natureza complexa e inter-relacionada”, diz o documento.
A condução de uma política independente, “tanto nacional quanto internacional”, causou a “oposição dos EUA e de seus aliados, que se esforçam para manter o domínio nos assuntos globais.”
a Russia ja faz parte desta lista do lado americano faz tempo.
Com certeza… sempre foi e continuará sendo. O Alpha ameaça qualquer outro que ouse dispor-se a tomar o controle da matilha.
Tanto os EUA e a OTAN não tem intenção em entrar em um conflito armado com os russos. Um conflito convencional com os russos, que podem rapidamente rumar para um conflito nuclear, é o que americanos e europeus não desejam de forma alguma. Entretanto, os pesados investimentos de Putin na ampliação e modernização de suas forças armadas, buscando respaldar seus sonhos de trazer de volta uma “Rússia poderosa”, tal como era a antiga URSS, intervindo na Ucrânia e no Oriente Médio, toda a ação leva a uma reação. Uma nação agressiva acaba criando antagonismos com as outras potências, como os EUA, que diante deste intervencionismo, pode ser a contra-gosto, uma ameaça de fato a segurança nacional russa.
neste caso eu concordo
E de fato são!
Eu só não coloco os EUA na lista dos prováveis adversários do Brasil no cenário internacional por uma simples razão: Um país agrário e com uma iniciativa privada fraca não tem base econômica e tecnológica para sustentar uma estrutura de defesa capaz de fazer frente a qualquer país do conselho de Segurança da ONU…país relevante= país industrial!
mesmo que o brasil fosse um dos mais industrializados, ainda não vejo o porque de botar os americanos em uma lista de prováveis adversarios…
que besteira… todos sabem que os EUA do obama não representa nenhuma ameaça para a atual geopolitica militar russa, pois enquanto o putin se apodera de regiões estrategicas no oriente medio, os americanos e a OTAN ficam brincando de jogar bombinhas em caminhonetes do EI.
agora se um republicano como o donald trump ganhar as eleições este ano nos EUA, pode ter certeza que as coisas vão ficar mais “interessantes”.