Por Denis Dyomkin
ATENAS (Reuters) – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta sexta-feira a Romênia e a Polônia de que os dois países poderiam se ver na mira de foguetes russos porque eles estão recebendo elementos do escudo antimísseis dos Estados Unidos considerado por Moscou uma ameaça a sua segurança.
Putin fez o seu alerta mais direto até agora sobre o escudo antimísseis, dizendo que Moscou havia dito repetidas vezes que teria que tomar medidas de retaliação, mas que Washington e seus aliados ignoraram os avisos.
Neste mês, os militares norte-americanos, que dizem que o escudo é necessário para a proteção em relação ao Irã e não ameaça a Rússia, ativou a parte romena do escudo. Trabalhos estão sendo feitos em outra parte do escudo, na Polônia.
“Se ontem nessas áreas da Romênia as pessoas simplesmente não sabiam o que significava estar na mira, então hoje nós seremos forçados a tomar certas medidas para assegurar a nossa segurança”, afirmou Putin à imprensa em Atenas, numa entrevista conjunta com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.
“Será o mesmo caso com a Polônia”, afirmou ele.
Putin não especificou que ações a Rússia tomaria, mas insistiu que não estava dando o primeiro passo, mas somente respondendo aos movimentos de Washington. “Não vamos tomar nenhuma ação até vermos os foguetes em áreas que são nossas vizinhas.”
Ele disse que o argumento de que o projeto era necessário para a defesa contra o Irã não fazia sentido porque um acordo internacional foi alcançado para cortar o programa nuclear iraniano. Os mísseis que farão parte do escudo podem facilmente chegar a cidades russas, declarou ele.
“Como isso não cria uma ameaça para nós?”, indagou Putin.
Ele manifestou frustração de que as reclamações russas sobre o escudo não foram ouvidas.
“Nós temos repetido feito um mantra que nós seremos forçados a responder. Ninguém quis nos ouvir. Ninguém quer negociar conosco.”
Pessoal…
Primeiro de tudo… Esse escudo, caso seja dotado de mísseis RIM-161 ‘block IIA’ ( e esse é o pesadelo de Putin ), teria por finalidade bloquear uma ofensiva de ICBMs. Não é a função desse escudo bloquear Iskander ou outros mísseis táticos. Para esses últimos, estão reservados os sistemas Patriot PAC-3/4 e similares, que, se posicionados próximos ao enclave em Kaliningrado ou outra área fronteiriça, tem possibilidade de deter uma ofensiva desse tipo ainda em solo russo.
Por isso Putin tem tanto receio… Existe a possibilidade de se bloquear uma ofensiva russa por completo antes mesmo que ela deixe o solo russo, e assim antes que seus engenhos possam efetivamente entrar no envelope de melhor aproveitamento, já que poderão ser abatidos ainda em sua fase de ascensão.
Um outro ponto desse quebra-cabeça, evidentemente, são as forças de bombardeiros estratégicos russas, armadas com mísseis de cruzeiro. E justamente para contrapor-se a elas que a USAF busca reforçar sua dotação de asas fixas na Europa ( as movimentações de Raptores não são a toa… ) e mantém vigia constante as bases russas. Se um Tu-95 ou Tu-160 sair de Engels, os americanos estarão sabendo ( assim como os russos certamente saberão se um B-2 deixar sua base )… Há também, além dos sistemas Patriot, outros sistemas AA que podem lidar com mísseis desse tipo, quer sejam missilísticos ou de cano, guiados por radar ou meio óptico.
Que nem tudo isso pode funcionar, isso é claro. Sempre existe o risco de alguma coisa passar. Mas é inegável que esse escudo, se realmente voltado contra Moscou, pode colocar a OTAN em vantagem estratégica, já que os russos não tem possibilidade de fazer algo similar, já que não ocupam os mesmos espaços.
Enfim, engana-se quem pensa que os americanos e a OTAN não sabem jogar esse jogo…
A maior vulnerabilidade da OTAN, isso sim, é com relação a táticas assimétricas que possam vir a ser impostas. Isso dividiria suas forças e abriria brechas. Mas se estivermos a falar unicamente do campo convencional, então a coisa é bem diferente…
Amigos… pensem comigo.
Se Putin um dia em um espasmo de insanidade resolvesse deliberadamente varrer da face da terra a Europa (e ele pode fazer isso) alguém aqui acredita que esse escudo aí faria alguma diferença ??? hora, simplesmente a VKS e as forças de mísseis táticos eliminariam esse entrave do caminho antes da chuva de mísseis balísticos…
Um ataque coordenado, com atraso de 2 minutos…. mísseis de cruzeiro kh-101 e Kalibrs voando baixo e Iskanders desabando de cima para baixo eliminam esse escudo (visto assim mais parece um madeirite de barraco) e na sequência toda a sorte de mísseis balísticos nucleares entrariam a vontade na Europa… com certeza em contrapartida a Rússia se tornaria inabitável pelos próximos 200 anos, seria morte mútua… é e continua sendo…. a menos que os Europeus construam um Domo de Tesla gigante, ou um escudo igual aquele dos alienígenas no filme “Independence Day” nada mudará… é só demagogia do Obama para atrair ainda mais cafunés dos bambis europeus em seus pelos pubianos.
Os “escudos de defesa” com “U.S.A’ misseis”, na Romênia e na Polônia não são de forma alguma puramente defensivos, apesar do absurdo de proclamarem que eles são! Estes sistemas podem ser rapidamente convertidos em ofensivos, inclusive com ogivas atômicas.
Se sistemas similares estivessem sendo instalados, suponhamos, pelos russos no Canadá, próximos a fronteira dos EUA, os yankis aceitariam numa boa? Não precisa imaginar, basta lembrar da histeria desencadeada em Washington por ocasião da crise de 1962, dos mísseis russos em Cuba.
O interessante é que os russos não estão dando dando o primeiro passo, más apenas respondendo ao movimento de Washington. Más é o suficiente para desencadear uma série de comentários cheios de rançoso rancor, de doutrinados pela propaganda de Washington, do tempo da guerra fria…
guarac1
Durante os anos 60 e 70 a União Soviética conviveu com mais de 500 IRBMs Pershing I e II baseados na Europa apontados para suas cidades e mesmo assim continuaram dissuadindo os EUA recuarem e fazendo-os sentar… não vai ser por causa do madeirite polonês ou do papelão romeno que algo irá mudar… a meu ver o que muda é que o relógio anda mais um minuto em direção a meia noite… o jogo fica mais perigoso, só isso.
Esse escudo antimísseis é a Linha Maginot do século 21…
Se o escudo antimísseis é a Linha Maginot do Séc. XXI, como explicar o chilique do gângster de Moscou?
Seja esperto. Para Moscou, a instalação desses sistemas representa muito mais coisa do que simplesmente a instalação de infraestrutura militar no leste europeu.
kkkkkk, ótima Bolovo. É um “escudo” para inglês ver ! rsrsrsrssssss
Vejo que os que defendem a Foice e Martelo não tem nem ideia do quanto os dois países ai ameaçados sofreram! Não tem ideia do ódio desses povos aos Russos, sem cura, pois está em seus genes. Sim! Suas avós pagaram caro ao invasor… Vocês não têm nem ideia! Depois foram décadas de Vale-Pao e leite só para as crianças doentes, perguntem aos Romenos com mais de 40 anos! Não comparem! Estudem isso! E quando alguém vier fazer homenagem a um “maluco da motocicleta”, mártir da revolução, do que se tornou a mais longa dutadura do Sec XX, talvez fosse um louco Sifilítico como Stalin, mostra para ele o que representa a Foice e o Martelo… Nunca houve democracia nisso!
Acho que a Russia deveria fazer como faz Israel quando se sente ameaçado, implementar um ataque preventivo calcinando logo estas baterias de misseis norte americanos. Cortar o mal pela raiz e depressa e ficaria por isso mesmo pois eles Polônia e Romênia estão errados além de agirem como cachorrinhos dos Yankes. ISKANDER pra cima deles. E se a OTAN reclamar, ficará só na reclamação pois ainda não estão preparados para uma guerra contra a Russia e isso quem disse não fui eu foi um Lord da Câmara dos Comuns Inglesa e especialista militar à algum tempo atrás , então mãos a obra sr. PUTIN e não se encomode com as opiniões dos american boys que contestarao por aqui, não ligue a Russia é mais forte que eles rsssssssss……
,
Como se fosse simples atacar instalações americanas… Acredita mesmo que um ataque a uma instalação americana por parte de quem quer que seja ficaria sem resposta…? Acredite: não ficaria… Aliás, existem tropas da OTAN na fronteira com a Rússia e tudo o que Putin fez foi reclamar…
E porque romenos e polacos estariam errados…? Acaso não é direito deles escolher um lado e permitir instalar recursos de quem quer que seja…?
A OTAN não estaria preparada para táticas assimétricas que os russos possam vir a empregar… Foi isso o que disseram especialistas e deputados britânicos. Mas no que diz respeito ao resto, há sempre um ‘Vanguard’ no mar com mísseis ‘Trident’, pronto pra transformar metade da Russia em deserto… E Putin sabe disso…
Fernando, a crise criada pelos EUA é meramente birra, pois sabem da necessidade que a Europa tem do mercado russo e da necessidade que a Rússia possui do mercado Europeu, logo, isso representa um perigo de uma aproximação mais profunda de Moscou com a UE, por isso os EUA investem tanto para afastar a Europa da Rússia e colocá-los como inimigos. A questão bélica é clara, a OTAN não tem condições de atacar a Rússia sem ter pelo menos 85% de toda sua estrutura existencial destruída pelo maior arsenal nuclear do mundo, nem os EUA escapariam de um ataque apocalíptico desse nível, voltariam a idade das pedras, e o mesmo vale pra Rússia, fica no ar a única opção para os EUA: tentar conter o poderoso arsenal nuclear russo que se desenvolve ano a ano, mas diferente de nosso país circense a Rússia não dormita, e sim, Putin tem toda a inteligencia necessária e aporte para intervir nesse assunto.
Ataque preventivo como faz Israel? E o Irã que ficou ameaçando pulverizar o estado judeu do mapa? Será q eu perdi a notícia de um ataque preventivo de Israel sobre as usinas nucleares Iranianas? E outra, essa história de escudo anti-mísseis aí já vem se arrastando a anos! Puro discurso esquerdista dos EUA. Aliás, discursos e problematizações são especialidades da esquerda, cuja paixão pelo campo das ideias é algo digno de ser estudado.
Putin devia primeiramente pedir humildes desculpas aos dois Países por quase 50 anos de mal causados entre os assassinatos e estupros em massa, fome, miséria e semi escravidão. Peço o favos a quem duvidar, ler, ou conhecer os descendentes desse passado sombrio, e quem defende esse neo-comunismo que anda pelo mundo disfarçado com outros nomes, que se informe ou se assuma igual a esses e outros mafiosos e sanguinários! Que se erga a maior barreira de todos os tempos em volta do Urso raivoso! Exatamente daqueles países mais oprimidos! Sorte nossa não termos passado por isso!
Os EUA inventam qualquer desculpa para colocar esse sistema ativo para conter a Rússia, daqui a pouco vão inventar que é pra proteger a Europa dos ataques vindos da Palestina.
A Rússia não tem opções na mesa, precisam responder a altura aos passos dados pela OTAN, e para conjunto de sistemas instalados na Europa próximo a fronteira russa, deve haver na mesma medida mísseis apontados para destruir tais sistemas e outro tanto de Iskanders no enclave de Kaliningrado.
em parte ele tá certo não a nenhuma garantia de que esses sistema não sejam usados contra eles. e a europa já foi palco de duas grandes guerras esperou que não venha haver outra de qualquer maneira uma guerra com a rússia não só a europa mais todo o mundo de uma forma ou outra seria afetado
Como de costume o gângster Putin desdenha da soberania dos países. Ele devia era se perguntar por que motivo os TODOS países que antes faziam parte do Pacto de Varsóvia resolveram ingressar na OTAN.
Amigo o Putin nao tá nem ai para o que tu acha ou deixe de achar, ele tomará as decisões que achar melhorpara proteger o seu país e acredite ele possui os meios, sente, ligue a tv e assista ou então se aliste no exército da Otan o que eu não acharia um bom negócio para o sr., Além do mais perderiamos por aqui um ferrenho e fanático defensor de Yankes rsss
Os meios dos quais Putin dispõe levam a um caminho sem volta, que terminaria na sua inevitável destruição… E ele sabe disso… É uma decisão que ele não pode tomar… Por isso o discurso inflamado…
Exatamente amigo RR! O discurso inflamado é o sintoma mais claro que o déspota do Kremlim nada pode fazer
Os meios dos quais Obama e seus poodles adestrados dispõem também levam ao mesmo fim… destruição mútua assegurada, lembra-se ??? … ou acha que esse pseudo escudo muda algo “taticamente” falando ?
Os três poodlezinhos correm para se esconder embaixo de uma casinha de palha, daí vem o urso mal assopra e vai tudo pelos ares !
Um clássico.
Amigo Topol, esse discurso não lhe pertence visto que você já demonstrou ser um comentarista preparado e com imensos recursos. Deixe a histeria de quem entra em polvorosa com as bravatas do escroque do Kremlim para os incautos.
Agora, se taticamente falando esse escudo pouco ou nada muda, por que motivo o cabo da finada KGB deu-se ao trabalho de ameaçar poloneses e romenos? No mais é aquilo que eu sempre digo, todos os países do extinto Pacto de Varsóvia ingressaram na OTAN, indício mais do que claro que querem manter-se o mais distante possível de Moscou, algo que as bravatas do ocupante do Kremlim deixam muito claro o porquê.
Tireless
Tomarei este puxão de orelhas como um elogio… foi apenas uma sátira que fiz usando um trocadilho da fábula com a vida real. Não pretendo descambar para a patifaria…
Na minha opinião nada muda taticamente falando pois a Rússia continua detendo a capacidade de aniquilar a Europa da mesma forma que tinha antes, apenas se daria ao trabalho de gastar algumas bananas de dinamite a mais para fazer isso…
A indignação de Putin vejo como legítima já que uma potência estrangeira está coagindo sua soberania e enchendo seus arredores de armas e tropas tentando minar sua capacidade de dissuasão, os protestos de Putin são legítimos, afinal de contas você esperava o que? que ele batesse palmas ? E mais do que isso, é um aviso do que poderá acontecer…
Quando em 62 ocorreu o contrário os EUA se posicionaram com uma postura ainda bem mais radical, estavam prestes a invadir Cuba e posicionaram seus George Washington ao redor de toda a ilha… Ainda não vi Putin declarar que vai invadir a Polônia nem a Romênia para arrancar esse escudo de lá na marra.
Fernando Reis
…
Realmente é um jogo perigosíssimo este da OTAN. A verdade é que esses escudos anti-misseis que eles colocam são incapazes de segurar um ataque Russo, o ato do Putin já reclamar é antecipar que em algum dia eles possam alcançar meios de frear um ataque, mas por enquanto esses escudos é pois os lobbes do senado americano mostrando serviços aos seus patrocínios de eleições.