O vice-ministro da Defesa da Federação Russa (FR), Yuri Borisov informou à mídia que o protótipo do novo sistema de defesa aeroespacial S-500 estará pronto até 2020, e que o trabalho nesse sistema tem ocorrido sem contratempos e de acordo com o plano. Extra-oficialmente sabe-se que o desenvolvimento do sistema começou entre 2002-2003 no âmbito dos programas originalmente chamados Samoderzhets (Autocrata) e Vlastelin (Senhor-Feudal). O programa agora tem o nome de código Nudol.
Em abril de 2016, o chefe de defesa aérea da VKS (Forças Aeroespaciais) afirmou que as primeiras unidades do S-500 equipariam as tropas nos próximos anos. Ele disse então que o sistema encontrava-se em final da fase de pesquisa e desenvolvimento. O S-500 é projetado para atingir alvos aerodinâmicos em longas distâncias, como mísseis de cruzeiro e balísticos hipersônicos além de satélites.
Segundo dados não oficiais, o alcance dos mísseis do sistema S-500 chega à 600 km. O sistema também poderia atacar 10 alvos simultâneos em movimento a uma velocidade de 7 km/s. Em particular, ele deve ser capaz de destruir ogivas de mísseis intercontinentais em movimento.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: Altair
Será que o sistema vai continuar com o defeito crônico dos S-300 e S-400? Existe um falha estranha de “software’, tornando o sistema inofensivo contra aviões de bandeiras americana, israelense ou turca? kkkk