Rússia se prepara para quaisquer surpresas turcas ou sauditas na Síria
Com bombardeio contínuo da Turquia sobre as forças curdas e sírias, bem como vários relatórios da Turquia enviando mercenários através da fronteira em uma tentativa de parar os avanços curdos, parece que a Rússia não está interessada em dar brechas.
Antecipar o próximo movimento de Ankara é primordial. De acordo com o site Aviationist, a Rússia enviou seu avião de espionagem mais avançado, o Tu-214R, para sua base aérea em Latakia.
A aeronave é conhecida por transportar pacotes de sensores para executar missões ELINT (Inteligência Eletrônica) e SIGINT (Inteligência de Sinais). As antenas do Tu-214R podem interceptar os sinais emitidos pelos sistemas inimigos (radares, aviões, rádios, veículos de combate, móvel telefones, etc.), de modo que possam construir o EOB (Ordem Eletrônica de Batalha) das forças inimigas, mostrando onde as forças inimigas estão operacionais, que tipo de equipamento que eles estão usando e, por espionagem em suas comunicações de rádio/telefone, o que estão fazendo e qual será seu próximo passo.
Excelente momento para utiliza-lo, principalmente depois que a Turquia resolveu “tocar os tambores da guerra”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
COLABOROU: Adriano Madureira
FONTE: Russian Insider
Eita que a coisa está ficando cada vez mais séria.
Quanto ao avião………….. ficou muito bacana, o acho bonito!!! Uma versão AEW&C e MP seria interessante ao mercado internacional.
Aí está uma aeronave a altura para substituir a cansada frota de patrulheiros marítimos Il-38 Sea Dragon e TU-142 Bear Foxtrot russos… O TU-204 possui todos os requisitos para ser convertido em uma verdadeiro patrulheiro anti submarino de primeira linha, inclusive há uma disputa em aberto desse modelo da Tupolev que concorre com o Superjet 100 da Sukhoi por esse contrato
Agora só falta os russos enviarem os Ka-52 para dissuadir qualquer invasão por terra pelos turcos e sauditas na Síria.
Uma aeronave especializada para um ambiente que vem aumentando a escalada de conflito, a Síria virou praticamente uma terra de ninguém, russos de um lado, turcos do outro EUA/OTAN.
Com a chegada desta aeronave demonstra mais uma vez que moscou esta realmente interessada em não ter problemas e caso eles ocorram vão estar prontos, também acredito que em breve poderemos ver os A-50 operando em Latakia. Tudo é uma questão de necessidade e isso pode acontecer a qualquer momento.
Mais uma aeronave a ser testada em combate real pelos russos e não duvido muito que em breve iram enviar aeronaves radar A-50.
Linda aeronave, e sua aplicação ao ambiente sírio se faz necessário no momento.
ISR (Intelligence, Surveillance & Reconnaissanse)… O TU-214R faz isso com precisão e a longas distancias. Operando sob a proteção do S-400 e dos SU-35 a Turquia nada poderá fazer para coibir a interceptação de seus sinais e a varredura de solo em busca de potenciais alvos para os bombardeiros da VKS e para os Kalibr da Marinha.
#sossega o facho Erdogan !!!
Topol…
Os turcos certamente também sabem jogar esse jogo… Já operam dentro de um ambiente de guerra centrada em redes e detém comunicações seguras e sistemas de localização com salto de frequência… Ademais, normalmente as faixas utilizadas em tempo de paz são totalmente distintas do que se pode utilizar em tempos de guerra, o que dificulta o trabalho de inteligencia eletrônica…
Sistemas Koral também já devem estar posicionados junto a zonas importantes, justamente com o intuito de “cegar” xeretas eletrônicos, tal como os russos certamente já estão fazendo com o Krasukha…
Uma aeronave especializada em C4i como esta não pode ser tapeada por simples salto de frequencia colega RR… pois sensores rastreiam filtram e decodificam qualquer tipo de emissão em qualquer banda que seja do espectro de frequencias…
E a menos que os turcos enviem sinais encriptados até o teor das mensagens poderá ser revelado, já que a posição do emissor e do receptor ou receptores será denunciada com certeza, dizem que essa aeronave tem sensores capazes de detectar uma emissão de rádio frequencia mesmo que esteja embaixo da terra e determinar suas coordenadas…
Uma vantagem enorme que o TU-214R oferece é o seu radar SAR que cobre centenas de quilômetros com precisão de centímetros, de dia ou de noite, faça chuva ou faça sol, nem escondidos com camuflagens os equipamentos passam despercebido pelas câmeras termais…
Outra importante vantagem é que a julgar pelo tipo de sinal captado pode-se deduzir que tipo de equipamento está sendo usado e qual o melhor meio para combatê-lo
Concordo que o sistema Koral tem a capacidade de “sujar” e embaralhar as transmissões para dificultar que os russos determinem as posições exatas mas dependendo do tipo de filtro e da qualidade dos processadores utilizado a bordo da aeronave é possível isolar o sinal e deixar de “ver” as interferencias emitidas pelo sistema turco diminuindo o efeito da névoa eletronica
Na real vai ser bem difícil para a turcada mover-se despercebidos a partir de agora, estarão sempre na mira e seus movimentos previamente estudados e suprimidos, ou seja, perdem uma importante vantagem tática.