NOVA DÉLHI (Sputnik) – O projeto Indo-Russo de um avião de transporte polivalente, MTAL – Multi-role Transport Aircraft Ltd., está prestes a ser encerrado, escreveu o jornal “The Hindu”.
O fechamento da joint venture (MTAL) parece ser uma questão de tempo e agora ele deverá ser encerrado. O MTAL era um plano que Moscou e Nova Deli conceberam uma década atrás: o desenvolvimento de um avião de carga e de transporte para as forças armadas dos dois países.
Aparentemente, o projeto foi congelado pelo menos há um ano, sem que nenhuma das partes tenha feito em todos esses meses, declarações oficiais sobre o estado do acordo intergovernamental.
Durante a feira Aero India 2017, em fevereiro, o presidente-executivo da Hindustan Aeronautics Ltd (HAL), empresa que tem uma participação de 50% no MTAL, reconheceu que o projeto está parado e que o seu futuro seria decidido este ano.
O conselho de administração da HAL, segundo o jornal, encerrará o programa depois de obtida a aprovação.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Sputnik
COLABOROU: Angelo Almeida
Ué incansável a Embraer já faz o MESMO com o Super Tucano com os EUA…
Eles fabricam sob licença o Super Tucano com a Sierra Nevada…
Só tua cegueira ideológica impede de se fazer o MESMO com o KC-390 e a Rússia…
Eles PODEM fabricar sob licença o seu ILKC-390 com a Ilyushin da mesma forma…
Oferecer o KC-390 à Rússia? Cada uma que a gente vê por aqui que é difícil de acreditar…..
Geralmente os indianos querem que ensine tudo. Transfiram tudo.
Depois eles fazem por conta própria.
É o que parece estar acontecendo com o Brahmos. Certamente a Índia, não tinha conhecimento algum para fabricar um míssil antinavio supersônico.
Eu não diria que houve cópia nem de um lado nem do outro, se fizermos uma análise fria dos transportes militares veremos uma configuração básica que vem desde o C-141>>C-5>>C-17 e até mesmo o A400M, mesmo sendo turbo-hélice, mantêm uma boa semelhança c/ estes. O KC-390 e o MTAL seriam versões bimotoras destes, daí as semelhanças, pelo menos é a minha visão do caso.
Ao que se comentou tempos atrás no Fórum Base Militar, pelo colega Baschera, os indianos até se interessaram em adquirir o KC-390, mas segundo ele a Embraer refutou porque a proposta era muito indecente e inaceitável à empresa. O que era proposto não foi contatado, mas que não era bom, não era.
Porém, contudo, todavia, era interessante reavaliar a posição hindu nesta atual situação, de repente…….
Até mais!!!
É EMBRAER, a vida é feita de oportunidades, aproveita….
M. Silva para sermos justos foi a Embraer que TALVEZ copiou (e melhorou) o conceito do MTAL.
Como diz o post o projeto Hindu-Russo tem mais de uma década e o KC-390 foi proposto independentemente pela Embraer na LAAD 2007, e como uma adaptação de um modelo civil ao serviço militar.
Somente dois anos após, na LAAD 2009, é que emergiu como um programa confirmado e 100% militar com participação do governo e da FAB.
Só o pessoal da Embraer pode CONFIRMAR se a ideia de 2007 foi ou não “inspirada” no projeto Hindu-Russo. Mas a ideia original é deles SEM DÚVIDA.
A Embraer pode aproveitar-se deste rompimento e oferecer o KC-390 para a Índia que é um grande comprador e os fornecedores de componentes do KC-390 não tem porque bloquear uma venda para a Índia.
A Rússia por motivos óbvios ou prosseguirá como projeto por si própria seu projeto ou a Embraer poderia oferecer a Rússia o LICENCIAMENTO do seu projeto para uma total “RUSSIFICAÇÃO” com motor, aviônicos russos e substituir com componentes russos partes que os fornecedores ocidentais se recusem a fornecer, esta poderia ser uma solução rápida e custo efetiva para eles…
Os russos estão copiando até o nosso KC 390?
Abre o olho Embraer, não seria uma chance de vendermos o KC 390??? Ou são de categoria diferente???
Maravilha!! Da licença que o KC390 ganhado espaço,
Menos um concorrente p/ o KC-390, apesar de que pela origem ficaria meio restrito a mercados orientais e sob influencia russa, além de menor capacidade de carga : 20ton x 23 ton ( 26 ton centralizada ) do KC.