No dia 20 de julho, a agência de Defesa e Equipamento de Defesa (DE&S) informou à indústria britânica que suspendeu o programa de fragata Type 31e. Embora os objetivos sempre tenham sido reconhecidos como altamente desafiadores, houve um crescente entusiasmo por parte da indústria do Reino Unido por estar envolvido no projeto, e esse anúncio repentino é um choque.
Um porta-voz oficial recusou-se a dar razões mais profundas, além de dizer que haviam “propostas de conformidade insuficientes para uma concorrência efetiva e robusta”. Isso parece difícil de conciliar, pois há pelo menos duas equipes fortes do setor oferecendo opções alternativas . Recentemente, em 13 de julho, o Babcock “Team 31” estava enviando convites para delegados da indústria em sua Conferência de Fornecedores de Bristol, com a suposição clara de que o projeto estava no caminho certo. Citando a sensibilidade comercial, o Ministério da Defesa não dará as especificidades por trás do fracasso em atender seus requisitos.
Construir um navio de guerra credível por £ 250M para um período de tempo muito apertado sempre seria difícil. Além disso, os consórcios licitantes tinham que concordar em divisões complexas de trabalho e financiamento entre vários contratados. Há uma explicação alternativa, com a suspeita de que esta poderia ser uma tática de demora, já que os £ 1.25 Bilhões para os navios ainda não apareceram no plano de financiamento do MoD. No fundo, as questões do Brexit estão envolvendo o governo e a revisão do Programa de Modernização da Defesa ronda, mas sem nenhuma decisão substancial sendo anunciada.
Felizmente, o projeto Type 31e não parece estar morto, já que o MoD diz que buscará uma nova competição “simplificada” o mais rápido possível, embora eles ainda não possam dar uma data específica de quando os novos termos serão emitidos.
Em um comunicado oficial hoje, o Ministério da Defesa disse: “Não houve mudanças em nossos planos de adquirir um primeiro lote de cinco novas fragatas do Tipo 31e para aumentar nossa Marinha Real. Ainda queremos o primeiro navio entregue até 2023 e estamos confiantes de que o setor atenderá ao desafio de fornecê-lo pelo preço que definimos. Este é um contrato inicial em um processo de aquisição mais amplo, e vamos incorporar as lições aprendidas e recomeçar o mais cedo possível para que o programa possa continuar no ritmo.”
Cinco fragatas do Tipo 31 não “aumentarão nossa Marinha Real”, mas apenas manterão o tamanho da frota existente. O HMS Argyll estará fora de serviço em 2023 e atrasos adicionais para um calendário já apertado são claramente inúteis. Vamos esperar que isso seja apenas um problema com a papelada que pode ser resolvida rapidamente.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Save the Royal Navy
A RN está percebendo que os preços estão superando as previsões, e, já que as tipo 31 terão uma boa parte de seu poder de fogo, e radares/ sonares, retirados de outros navio, o preço ficou acima das previsões, sendo assim resolveu pela suspensão provisória, chamar os concorrentes discutir preços. Os navios de guerra estão muito caros, as nações não estão podendo arcar, sendo assim temos que chegar um consenso, eles diminuem o lucro, tem construção, não diminuem ficam sem construir, isto que a MB tem que fazer também.
Talvez o interrompimento do programa T-31 no Reino Unido provoque seu fortalecimento na concorrência da MB. A BAE investiu muito dinheiro neste produto e certamente precisará de uma boa vitrine para ele e nada melhor que a MB no atual momento para isso. O fato de não haver nenhum navio construído não é problema, pois é derivado de classes de navios já em operação.
Ainda torço pela BAe System no programa das CCTs. Não pensem quem as outras opções de corvetas ficarão abaixo de 330milhões USD. Na seqüência vem Fincantieri, e Naval Group, logo após os turcos. Muita gente sonhando com as caríssimas Sigmas. O programa das CCTs é o mais importante da Marinha após o Prosub, e manterá viva a marinha de águas azuis. Muito provavelmente as escoltas de mais de 4000 ton serão baseadas no ganhador deste pleito da MB.
Pois é meus caros…
enquanto isso a China em poucos meses incorporou cerca de 15 navios e foca com força no desenvolvimento de submarinos autônomos providos de inteligência artificial, mais baratos de construir e operar e com capacidades de infligir severos danos ao oponente…
Grato
É aquela questão: uma Range Rover custa muito mais que um Lifan X80. Inclusive para manter…
A Marinha de Vossa Majestade continua com a sua atrofia, devagarinho diminuindo.
Nada a ver, apenas a interrupção de um programa para ajustes de preços…
Impressionante a falta de desconhecimento não!?