O vice-ministro da Defesa russo Yuri Borisov confirmou na segunda-feira os planos de começar a produção em massa do caça de quinta geração T-50 em 2016.
“Planejamos começar a produzir o primeiro lote de caças de quinta geração no próximo ano. Acreditamos que este modelo é muito bem-sucedido”, disse Borisov. Até agora, apenas um país no mundo possui caças de quinta geração, os EUA, com os F-22 e F-35.
A tecnologia inovadora do avião, o design aerodinâmico e as características do motor permitem uma muito baixa visibilidade para radares e sistemas de monitoramento a infravermelhos e ópticos.
O caça de quinta geração T-50, produzido pela empresa Sukhoi, voou pela primeira vez em 2010. Até o momento, já foram fabricadas cinco aeronaves, em 2015 serão produzidas mais três.
FONTE:SputnikNews
Caro Vilton,
Até parece que o aviões de série do F-35 não são gambiarras que sua aviônica está pronta e que ele é tão viável economicamente. Nem o F-22 está com sua aviônica toda pronta até hoje!
Luiz Padilha,
Boa tarde.
Existe alguma foto mostrando o painel deste caça?
Até onde sei, o radar AESA que vai equipar este caça ainda esta em desenvolvimento. Inclusive há reportagens falando que eles não tem estrutura economico/industrial para viabilizar sua produção a valores exequiveis. Sua produção é cem porcento artesanal, o que inviabiliza do ponto de vista economico/operacional. Também não tem sua avionica totalmente desenvolvida, o mesmo acontece com seus motores. Enfim, os primeiros a serem produzidos “de série”, pelo jeitão da coisa, serão bem gambiarras.
Antes de mais nada, saudações.
Acredito que o PAK FA sairá do forno sem contudo estar totalmente pronto (se é que isso existe, já que qualquer vetor vive sofrendo modificações) por motivos que são claros: testes reais, inovação da plataforma logística, enfim, melhorar a capacidade de dissuasão russa, já que o T-50 é bem superior a plataforma existente.
Quanto as modificações previstas, já existe um motor em testes que será uma inovação no setor de vetoração, inclusive, poderá ser “coberto” como já citaram alguns.
Na real precisamos entender as diferenças entre a industria russa e americana.
Os russos são acostumados a lançar novas versões de seus produtos á medida que as tecnologias são desenvolvidas testadas e comprovadas. Oque acontece com o T-50 é oque acontece com todas as aeronaves produzidas na Rússia. lança-se uma versão com as tecnologias comprovadas, com as melhorias testadas e concomitantemente o desenvolvimento prossegue, e versões futuras são lançadas com novos desenvolvimentos também testados e comprovados. Basta olhar o Su-27, Mig 29, toda a familia de helicópteros para entender.
Já os americanos lançam concorrencias para o desenvolvimento de novas tecnologias através dos requisitos das novas aeronaves. Ou seja, as empresas são contratadas para criar um produto novo, onde precisam desenvolver novas tecnologias para atender os requisitos das aeronaves a serem contratadas. Após a aprovação do protótipo, escolha do vencedor, a produção se inicia e novas versões só são desenvolvidas se houver um novo requerimento para tal.
Ou seja, os EUA dão grandes saltos a cada novo projeto. Os russos mantém um desenvovimento constante de seus produtos, de forma “planificada”. E bem diferente.
Não sei se me fiz entender.,
Zorann, de fato as plataformas de produção russa são diferentes das dos EUA, e isso se prova com o nascimento dp F-117 que foi projetado para não ser interceptado pelos sistemas anti aereo soviéticos, que segundo os proprios especialistas norte americanos da época, abateriam quase toda a FA dos EUA num possivel confronto, ou seja, diante da necessidade nasce um pedido. A plataforma russa bsuca “upgradear” os sistemas já existentes, modificando os vetores com novos conceitos e novas tecnologias. Sds
corrigir, ou não!
o compressor não fica totalmente oculto, eles tinham que corrigir isso
E 4 protótipos do PAK-FA serão entregues em 2015, somando aos 5 já existentes.
O PAK-FA até pode começar sua produção em série em 2016, más o seu desenvolvimento vai a continuar, por exemplo, está previsto para 2020 uma versão mais avançada do atual motor que impulsiona o T-50.
E o atual motor já e bom, inclusive dando capacidade super cruise ao caça…Observar, entre outras coisas, a decolagem ( e aterrissagem) no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=mVu6RiwXfdE
corrida armamentista vai começar..