Por Jay Bennett
A primeira aeronave de transporte militar Xian Y-20 foi entregue ao exército chinês (People’s Liberation Army Air Force – PLAAF), em 15 de junho último.
Desenvolvido pela Xian Aircraft Corporation, o Y-20 tem um peso vazio de 110 toneladas, tornando-se o maior avião militar atualmente em produção, maior do que o russo Ilyushin Il-76 . O Boeing Globemaster III C-17 é maior do que o Y-20, possuindo cerca de 60.000 libras a mais do que o Y-20 e sua capacidade de carga é de 25.000 libras a mais, porém, sua produção parou em 2015, fazendo com que o Y-20 seja o maior atualmente a ser fabricado.
O Y-20, que tem o nome de código oficial “Kunpeng” (um pássaro chinês mítico), embora seja apelidado de “Chubby Girl” por sua aparência, torna a China o terceiro país depois da Rússia e dos Estados Unidos a projetar e desenvolver a sua própria aeronave de transporte militar pesado.
O C-17 tem sido um grande cavalo de batalha para o exército dos Estados Unidos desde que foi introduzido em 1995, transportando tropas e cargas em todo o mundo. Ele permite que a Força Aérea dos Estados Unidos transporte rapidamente grandes quantidades de suprimentos, mova tropas, voe em missões de grande escala, lançamento de paraquedistas e até mesmo o transporte de outros veículos militares, como um tanque M1 Abrams, três veículos de combate IAV Stryker blindados ou seis M1117 Armored Security Vehicles . Com o Y-20 oficialmente em serviço e ele é notavelmente semelhante ao C-17 em versatilidade e capacidade de mobilizar rapidamente grandes forças de combate, o PLAAF terá um aumento significativo em sua operacionalidade.
Com uma capacidade de carga útil de 73 toneladas, o Y-20 pode transportar o maior tanque da China, o ZTZ99, bem como uma variedade de outros veículos, suprimentos ou um grande número de tropas. O transporte pesado também é ideal para lançamentos aéreos de grande escala e evacuações médicas, se necessário. A “Chubby Girl” tem um alcance de 4.850 milhas enquanto carregada com 40 toneladas de carga, e 2.800 milhas quando completamente carregado.
Atualmente, o Y-20 usa quatro motores turbofan de fabricação russa Soloviev D-30, embora a PLAAF tenha planos para substituir os motores WS-20 fabricados pela Shenyang até 2020 para dar capacidade de decolagem curta à “Chubby Girl” e um alcance maior. Além de funcionar como um transporte, o Y-20 pode ser equipado para realizar reabastecimento para outra aeronave militar ou usado como um centro de comando estratégico para coordenar caças e aviões em combate.
Os primeiros dois Y-20 com os números 11051 e 11052 série foram entregues ao Regimento 12 da 4ª Divisão de Transportes em Chengdu / Qionglai, e vários outros são esperados para entrar em serviço nos próximos meses. Com uma localização central em torno da base aérea da China em Chengdu, o Y-20 podem ser rapidamente despachados para onde for necessário, da Coreia para o Mar do Sul da China.
Com crescentes tensões entre os EUA e a China no Pacífico, o PLAAF continua a fazer avanços militares significativos.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTES: Popular Science , AIN on-line
Com a entrada em serviço do Y-20 a China consolida mais uma posição no mercado aeroespacial, construir aeronaves deste porte requer investimentos expressivos e demonstra que esta nação asiática tem pretensões cada vez maiores. Já falo a um bom tempo com amigos que um vetor estratégico era mais do que necessário vide os anseios de Pequim por um rápido e eficiente deslocamento de suas forças e equipamentos.
E o Y-20 é a resposta nacional para isso, e ainda com uma vantagem de ser bem mais moderno em todos os aspectos que o IL-76 (acredito que é até melhor que a versão mais moderna deste). Um ponto que gerou algumas dúvidas foi se o mesmo é dotado de sonda de REVO, porque acredito que seja bem vinda tal opção.
Uma coisa agora é aguardar e ver qual será a quantidade de aeronaves que serão incorporadas e se a partir delas vão sair outras versões como AEW, ou posto de comando. É uma plataforma que pode incorporar vários sistemas e missões, e vejo com muito otimismo a sua entrada em serviço.
É aguardar para ver.
Este avião tem uma sonda de reabastecimento retrátil ? O C-17 não tem sonda já que faz REVO com lança flying boom mas que eu saiba não é da doutrina chinesa o uso deste método.
Olha boa pergunta, não vi nenhuma foto ou referência sobre uma sonda REVO. O sistema flyning boom ainda não esta a disposição da China por uma série de fatores mas não duvido nada que com a ajuda principalmente do Irã que tem aeronaves dotadas destes dispositivos e podem dar uma bela ajuda num potencial desenvolvimento.
Tiago, tudo o que encontrei foram algumas concepções artísticas do Y-20 equipado com uma sonda bem parecida com a do KC-390… de qualquer maneira se este avião vir a receber tal capacidade no futuro o fato é que pelo menos as primeiras unidades entregues a PLAAF não contam com o dispositivo instalado…
Quanto ao uso de REVO com lança está descartada esta hipótese… visto que até mesmo o J-20 stealth fighter conta com um “Retractable IFR Probe” e seus tankers IL-78 contam com o sistema de sonda e cesta.
saudações.