Por Guilherme Wiltgen
O Primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, anunciou a pouco que a Austrália inicia uma parceria de segurança trilateral com o Reino Unido e os Estados Unidos para permitir uma cooperação mais profunda nas capacidades de segurança e defesa.
“Esta é uma oportunidade histórica para nossos países fortalecerem a segurança de nossas nações em tempos de incerteza”, disse o Primeiro-ministro em pronunciamento com as presenças virtuais do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.
A primeira iniciativa no âmbito do AUKUS é a entrega de submarinos com propulsão nuclear para a Royal Australian Navy. Isso permitirá que o Departamento de Defesa cumpra sua missão de proteger a Austrália e seus interesses nacionais, bem como dos seus parceiros regionais no futuro.
Morrison afirmou que pretende construir os submarinos em Adelaide, com estreita cooperação do Reino Unido e dos Estados Unidos, mas deixou claro que a Austrália não pretende adquirir armas nucleares.
O Primeiro-ministro australiano finalizou dizendo que foi “ótimo juntar-se aos bons amigos da Austrália, o Presidente dos Estados Unidos e o PM Britânico para anunciar esta nova parceria”.
Tal como nos anos 30 as tensões na região do Indo-pacífico são alimentadas por uma potência que age de forma agressiva em busca de matérias primas. Antes era o império japonês, hoje é a ditadura totalitária chinesa