Por Dr Anantha Krishnan M
Bengaluru, 11 de fevereiro – A Força Aérea Indiana (IAF) receberá o primeiro E-99 com o sistema AEW & C – Airborne Early Warning & Control – Prying Plane Project – até junho deste ano.
O diretor geral do Defence Research and Development Organisation (DRDO), Dr K Tamilmani, disse que a segunda aeronave será entregue à IAF em setembro para os ensaios de avaliação do usuário. Ele disse que a terceira aeronave estará chegando na Índia até julho deste ano.
Os sistemas AEW & C são construídos sobre uma aeronave Embraer EMB-145I modificada no Brasil. Os dois aviões já tinham sido submetidos a extensos ensaios em voos nas bases aéreas de Bengaluru, Jamnagar e Agra.
O projeto Prying Plane é um projeto de prestígio para o Centre for Airborne Systems (CABS), que foi designado para o trabalho de integração. Atualmente, os pilotos de Sistemas de Aeronaves da IAF e Testing Establishment, vinculados ao projeto, estão voando a plataforma.
“Uma vez que a primeira aeronave será entregue em junho, vamos realizar o ajuste fino de sistemas na segunda. O feedback do usuário será algo que vai acrescentar mais dentes para a plataforma. O EMB-145I estará voando em todos os cinco dias no Aero India 2015”, informou o Dr S Christopher, Diretor CABS ao oneindia.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE:oneindia
Me parece que a necessidade urgente do Brasil se associar a este projeto já passou pelo fato do SAAB Gripen ter sido o vencedor do FX-2.
Antes da decisão do caça, a SAAB só liberaria a venda do seu hardware radar para instalação em aeronave Embraer com produto final destinado ao Brasil.
Para fornecimento a terceiros países a venda do Erieye implicava a instalação na plataforma Falcon da SAAB. Política que foi oficialmente abandonada após a vitória no FX-2 pela SAAB.
Aliás como vai a modernização dos E-99 ?
Quando a FAB aumentará a frota de modo a atender organicamente fora do limite do sistema SIVAM ?
Os Erieye modernizados DEVEM ser mais poderosos que este sistema indiano pois enquanto este é um sistema novo num país que faz esforço numa nova área contra um sistema consagrado e atualizado num país que já tem ampla experiência neste tipo de sistema, como compará-los ?
A modernização dos nossos E-99 não poderia incluir a instalação de um probe como nas aeronaves indianas ? Pela importância tático/estratégica dos E-99 e a futura e CERTA disponibilização ampla de REVO na FAB com a entrada em serviços de 30 unidades do KC-390, será para mim uma grande DECEPÇÃO se na modernização dos E-99 não for pelo menos incluída a instalação de um receptor probe aproveitando-se o conhecimento para um dos desenvolvimentos feitos pela Embraer para o projeto Indiano.
eu li em algum lugar que a verão indiana usa radar israelense
Infelizmente a modernização dos E-99 não terá sonda REVO um grande erro para um País com grandes dimensões como o Brasil a sonda REVO nos E-99 seria mais que lógica dando maior tempo de vigilância. Espero que isso seja corrigido futuramente e seria bom se a FAB criasse outro esquadrão de E-99 baseado em Canoas junto ao esquadrão Pampa.
O Emb deles ficou bem mais brabo (estéticamente) que os nossos viu!!! Bacanasso.