O Departamento de Defesa dos EUA divulgou alguns vídeos do primeiro protótipo do “Caçador de submarinos não tripulado” – Continuous Trail Unmanned Vessel (ACTUV), sendo atualmente desenvolvido para rastrear submarinos diesel-elétricos silenciosos à longas distâncias.
O novo navio foi lançado em janeiro no estaleiro da Vigor em Portland, Oregon, onde ele estava sendo sigilosamente construído para a DARPA (A Agência do Pentágono de Projetos Avançados de Defesa).
Durante a testes de velocidade em Fevereiro, o navio atingiu a velocidade máxima de 27 nós.
O navio faz parte de um programa da DARPA para projetar, desenvolver e construir uma nova classe de navio de longo alcance destinados a perseguir submarinos a milhares de milhas no oceano durante meses sem um único membro da tripulação a bordo.
Até agora DARPA lançou apenas alguns exemplos básicos da embarcação, que é descrita como um trimaran elegante, reminiscente do navio da Sea Shepherd Ady Gil, uma embarcação que foi originalmente criada para circunavegar o globo.
DARPA diz que o navio está programado para ser batizado em 07 de abril de 2016, com testes em mar aberto previsto para começar no verão 2016 na costa da Califórnia.
Esse é o futuro, não sei como ainda não temos carros civis autonomos ainda (milhares de vidas seriam salvas )
É pequeno mas deve ter um bom estoque de combustível para sustentar uma missão de meses a fio e milhares de milhas de distancia… por ser pequeno, leve e estreito deve demandar um MCA igualmente pequeno e de menor consumo e a configuração trimaran contribui para reduzir o atrito com a água e consequentemente um menor consumo e maior velocidade…
Se conseguissem fazer um modelo desses movido a energia solar seria fantástico, o problema é que para acumular potencia suficiente pata tocar um motor de propulsão seria necessário uma grande área de placas foto voltaicas, porém a autonomia seria praticamente ilimitada além de extremamente silenciosa e limpa.