Em 19 de outubro de 2024, o Presidente do Comitê Militar da OTAN, Almirante Rob Bauer, compareceu à 11ª edição da Assembleia do Círculo Polar Ártico. Enquanto estava na Islândia, ele também se encontrou com o Chefe da Defesa, Sr. Jónas G. Allansson, o ex-presidente da Islândia, Sr. Ólafur Ragnar Grímsson, Presidente da Assembleia do Círculo Polar Ártico e Michael Sfraga, recém-nomeado embaixador-geral dos EUA para o Ártico.
Em seu discurso principal para a Assembleia do Círculo Polar Ártico, o Almirante Bauer expressou suas preocupações sobre o contínuo aumento militar da Rússia no Ártico e a crescente cooperação (militar) entre a China e a Rússia, também na região do Ártico. “A OTAN defenderá seus interesses no Ártico. Temos a responsabilidade de proteger todos os nossos Aliados, incluindo os sete aqui nesta região. E queremos manter a ordem baseada em regras internacionais, que inclui a liberdade de navegação”, disse o Almirante Bauer. Ele ressaltou a forte postura da OTAN no Alto Norte com base em novos planos de defesa, grandes exercícios e fortalecimento do Comando de Força Conjunta Norfolk para garantir a dissuasão e a defesa da OTAN para todo o Atlântico Norte. O Almirante Bauer também elogiou a Cooperação de Defesa Nórdica mais estreita: “A adesão histórica da Suécia e da Finlândia torna a OTAN mais forte, também no Alto Norte. E os Aliados Nórdicos estão investindo profundamente em suas capacidades e equipamentos”.
Sentando-se com o Chefe de Defesa da Islândia, Sr. Jónas G. Allansson, o Almirante Bauer reiterou o papel fundamental que a Islândia desempenha como Aliada da OTAN. “A Islândia continua sendo estrategicamente importante por causa de sua localização e por operar sistemas cruciais de defesa aérea e vigilância da OTAN. A Islândia também hospeda o Policiamento Aéreo Aliado e exercícios importantes”, declarou o Almirante Bauer, acrescentando que a Islândia é um dos 13 Aliados envolvidos na iniciativa NORTHLINK que foi lançada durante a Reunião Ministerial da Defesa em 17-18 de outubro de 2024. Esta iniciativa ajudará a desenvolver uma capacidade de comunicações multinacionais por satélite no Ártico segura, resiliente e confiável. O Almirante Bauer também acolheu o apoio de longo prazo da Islândia à Ucrânia.
Ao se reunir com o Sr. Ólafur Ragnar Grímsson, o Almirante Bauer elogiou a Assembleia do Círculo Ártico por ser um local essencial para abordar os desafios globais, incluindo as implicações de segurança das mudanças climáticas. “A redução do gelo marinho devido às mudanças climáticas significa que novas rotas de navegação entram em jogo no Ártico, tornando-as economicamente e militarmente significativas”, disse o Almirante Bauer.
Em seu encontro com o Embaixador dos EUA para Assuntos do Ártico, Michael Sfraga, o Almirante Bauer discutiu o papel dos Estados Unidos como um aliado do Ártico, tanto na frente diplomática quanto militarmente, já que o Pentágono publicou uma Estratégia do Ártico atualizada em julho deste ano.
FONTE: NATO