REUTERS – Os Estados Unidos prometeram reabrir sua embaixada em Kiev em breve, quando o secretário de Defesa Lloyd Austin e o secretário de Estado Antony Blinken visitaram a capital da Ucrânia e saudaram seu sucesso até agora contra a invasão da Rússia.
Ambos os homens disseram que o fato de terem conseguido ir a Kiev é prova da tenacidade da Ucrânia em forçar Moscou a abandonar um ataque à capital no mês passado, e prometeram mais ajuda para afastar as tropas russas que agora tentam avançar no leste.
A Rússia alertou os Estados Unidos contra o envio de mais armas para a Ucrânia, disse o embaixador de Moscou em Washington à televisão estatal russa. Enquanto isso, a Alemanha disse que decidirá em breve se aprova a entrega de 100 antigos veículos de combate de infantaria Marder para a Ucrânia no que seria o primeiro carregamento de armas pesadas alemãs.
A Rússia disse que investigará a causa de um grande incêndio que eclodiu nas primeiras horas da manhã em uma instalação de armazenamento de petróleo na cidade de Bryansk, 154 km a nordeste da fronteira com a Ucrânia.
O presidente Volodymyr Zelenskiy disse que a luz derrotaria a escuridão e Kiev triunfaria sobre a Rússia enquanto os ucranianos marcavam uma Páscoa ortodoxa amargamente emocional.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Precisamos esmagar a Rússia. Covardes russos não podem continuar esmagando países fora da OTAN. Triste de ser brasileiro e ver meu país alinhado com a ditadura russa.
Slava ukraini
Logo haverá choro, ranger de dentes e principalmente rosnados daqueles que tentam a todo custo e muitas vezes com argumentos canhestros justificar a invasão da Ucrânia, um país soberano, pelo m*fioso do Kremlin.
Outrossim cumpre lembrar àqueles que culpam a “expansão da OTAN” pelo conflito que déspot* do Kremlin já busca conquistar todo o sul da Ucrânia para anexar a Transnístria, uma região da Moldávia.