Dois aviões civis pousaram na pista de uma nova ilha chinesa, construída no Mar da China Meridional, gerando mais protestos sobre as atividades do país em águas disputadas.
O jornal China Daily reportou que os aviões fizeram um voo de duas horas para Fiery Cross Reef ou Ilha Yongshu, partindo de Haikou, na Província de Hainan. De acordo com a reportagem, os voos provaram a capacidade da pista de receber grandes aeronaves comerciais com segurança.
Um teste anterior provocou manifestações intensas no Vietnã, Filipinas e Japão.
A construção de sete ilhas em áreas de recifes por parte do governo chinês tem sido condenada por seus vizinhos e pelos Estados Unidos, que acusam Pequim de aumentar as tensões em uma área em que seis governos mantêm reivindicações marítimas.
O Ministro de Relações Exteriores vietnamita, Le Hai Binh, disse que a ação chinesa violou seriamente a soberania do Vietnã e exigiu que os chineses respeitem as leis internacionais.
A China rejeitou os apelos para interromper a construção de ilhas, afirmando que sua reivindicação de soberania sobre a área lhe dá o direito de proceder como bem entender. Pequim afirmou que as novas ilhas são, principalmente, para o uso de civis, mas também ajudam a defender a soberania chinesa.
FONTE: Sputnik
Já está nesse estágio?!? Uau… J-20 stealth partindo daí aumenta bem as canelas, que pelo tamanho do bicho já são bem grandes.
Os Y-8 ASW partindo dessa ilha e de outras também tem mais tempo on stand para caçar os subs americanos e japoneses… muito bom.
Próximo passo, instalar a anti aérea.
Ideologias à parte, não é pra qualquer um construir ilhas artificiais deste tamanho e qualidade no meio do nada.
Se bem q se rolar um tsunami na área, some tudo.
Deveríamos fazer isso no Atlântico para garantir nossa posse da Amazônia azul , estabeleceríamos colônias civis(território ultramar da União ) com portos e aeroportos que pudessem ser convertidos em caso de guerra.
O trabalho ficou bem feito,se fosse aqui as ilhas gastariam quatro vezes o valor anteriormente estipulado e já estaria afundando na inauguração !