O Governo português decidiu avançar com a compra de cinco aeronaves KC-390, com opção de mais uma, autorizando a abertura de negociação com a Embraer, para a aquisição das aeronaves que vão substituir os aviões C-130.
Segundo uma resolução aprovada hoje no Conselho de Ministros, foi autorizado o início das negociações com a Embraer Defesa e Segurança, para a aquisição de cinco aeronaves KC-390, com opção de mais uma, e um simulador de voo (fullflight simulador CAT D) para a instalação e operação em território nacional. A resolução não indica valores ou prazos.
As aeronaves irão substituir os aviões C-130 da Força Aérea Portuguesa e poderão ser usadas para o transporte, lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e ainda no combate a incêndios.
A possibilidade do KC-390 poder ser utilizado no combate direto a incêndios é uma vertente que interessa em particular ao Governo português, tendo em conta a possibilidade de a Força Aérea vir a participar nessas missões.
Em comunicado, o Governo justificou a opção, destacando a “importância estratégica que a indústria aeronáutica pode desempenhar para o desenvolvimento econômico do país, com capacidade para estimular e valorizar o investimento em inovação” e “dinamizar a criação de redes de empresas de base tecnológica”.
Portugal está envolvido no projeto do KC-390 através do CEIIA (desenvolvimento e testes) e das unidades da Embraer no país: a OGMA, em Alverca, e as fábricas de Évora (construção de componentes).
Fonte do Ministério da Defesa adiantou que as negociações com a Embraer serão dirigidas pelo ministro da Defesa, Azeredo Lopes, que constituirá uma equipe com representantes dos ministérios das Finanças, da Economia e da Ciência e Ensino Superior.
No prazo de três meses, o grupo de trabalho “acordará com a Embraer os termos e as condições técnicas e financeiras da aquisição das aeronaves, estabelecendo os montantes máximos de financiamento”, programação financeira e calendário, segundo o ministério da Defesa.
As negociações incluirão o “suporte logístico” das aeronaves, com as configurações técnicas e operacionais específicas definidas pela Força Aérea.
FONTE: SAPO24
Acredito que foi um erro de interpretação de Nuno. Há uma luta contra o extremismo baseado principalmente no Estado Islâmico, mas o islamismo é uma religião como as demais e seus lideres pregam a paz.
Mais é o parceiro ideoa do rasil visto que o brasil militarmente esta muito fechado e portugal ter forcas destacadas no afeganistao e no Iraque e em africa no combate contra ao islamismo é uma maneira de o aviao ganhar notariadade em zonas de conflito.
Excelente notícia para ambos Países! parceiros no projeto e na divulgação desta aeronave.
A unica coisa que acho que faltou no KC-390 foi a diminuição do RCS para tornar a aeronave mais furtiva, imagino um fuselagem com desenho parecido com o do Helicóptero NH-90. É que pela capacidade da Embraer a gente sempre espera mais.
Está é a lógica, Portugal tem que fazer todo o possível p/ que o KC-390 seja um sucesso. Como principal parceiro do Brasil ( % de partes feita lá ) eles ganharão c/ impostos e consolidação da uma indústria de alta tecnologia que é a aeronáutica, podendo posteriormente buscar participação em programas europeus como um sucessor p/ o Typhoon, por exemplo.
Primeira exportação de muitas pela frente.
Notícia excelente.