O Ministério da Defesa confirma que as negociações pela compra do navio polivalente Siroco vão avançar, dias antes da visita diplomática do primeiro-ministro francês Manuel Valls.
O Ministério da Defesa vai prosseguir as negociações com a França para comprar o navio polivalente Siroco, dado “o consenso alcançado na comissão de Defesa sobre a importância operacional e a oportunidade única” que este meio representa.
“Tendo em conta o consenso alcançado na comissão de Defesa sobre a importância operacional e a oportunidade única que representa a possível aquisição do navio à República Francesa, o Ministério irá prosseguir o processo tendo em vista a possível aquisição do navio Siroco”, disse à agência Lusa fonte oficial.
A mesma fonte adiantou que “serão dadas instruções à direção geral competente para iniciar as conversações formais com o Estado francês”.
As negociações pelo Siroco concretizam-se na véspera da visita de Manuel Valls, primeiro-ministro francês, que visita Lisboa, no dia 10 de abril, para se reunir com Pedro Passos Coelho e Aníbal Cavaco Silva.
FONTE: Observador
O brasil que compre o mistral.
Parabéns aos portugueses pela ótima aquisição , Brasil moscou e perdeu!
André, foi no governo FHC que a MB comprou o A12 São Paulo e as fragatas da classe Geenhalgh.
Vc não entedeu o que eu quiz dizer Adriano! Só estava sendo irônico: o que eu quiz dizer é que não importa o que o governo compre ou deixe de comprar, sempre será errado do ponto de vista dos criticos do governo (o que inclui exército e força aéra).
E la se foi uma oportunidade ….
Enquanto isso….
Muita conversa sobre o São Paulo, nada de prático e eficiente, a não ser a certeza de mais 2 ou 3 baixas nas escoltas.
Ridículo se não fosse trágico! Lamento muito dispor de uma marinha jogada as traças!! Ou melhor dizendo…..não dispor!
Péssima compra de Portugal, navio de segunda mão com preço absurdo, 80 milhões de dólares e mais 40 milhões para uma reforma , então são 120 milhões de dólares num navio usado.
Só a título de comparação, o Perú comprou 2 deste navios a coréia do sul, por 45 milhões cada, ou seja, pagou 90 milhões de dólares por 2 navios novos com praticamente as mesmas capacidades do siroco, só um pouco menor, e mais, os 2 navios estão sendo construídos no Pérú com 1000 empregos diretos e 2 mil indiretos, o primeiro está bem avançado, isso sim foi uma excelente aquisição, pois a tecnologia dos estaleiros coreanos é bem similar aos franceses, o Brasil deveria ir por esse caminho.
Caro ou n … o Siroco era uma necessidade pra esquadra …..ainda q reste uma esperança pra ver esse meio em aguas ”brasilis” .afinal … n e ”’negocio oficialmente fechado” … e então … existe alguma opção ”b” ?
Já temos um abacaxi nas mãos para descascar chamado A12 queríamos arranjar um coco que a MB siga o exemplo do Peru se possível compre um novo.
E vamos perder essa compra. Só não entendi uma coisa. Se é um navio semi-novo, por que a França vai se desfazer dele?
Basicamente, corte de gastos e uma marinha mais enxuta
e eficiente.
Ser da OTAN/NATO pesa!
O problema ja começa no anúncio. O título diz uma coisa e o texto diz outra. Primeiro informa da compra, depois vai avançar na compra; que são situações diferentes.
Se compra submarino¹, reclama;
Se moderniza porta-avião , reclama;
Se compra OPV novo ” de oportunidade”, reclama;
Se não compra Siroco, reclama.
Conclusão:
Bons eram os tempos de FHC e antecessores em que não se comprava nada! (e ainda levava 14 anos para se construir uma corveta).
Não estou defendendo o governo porque este faz muita besteira também, mas analisar tudo do ponto de vista negativo faz parecer que nós comentaristas somos o donos da verdade. Ter esse navio não significa necessáriamente que não tenhamos problemas com ele (o que é tradicional em nossa marinha). Lá se vai mais dinheiro para a reforma do Siroco no qual a marinha é criticada justamente por investir nesse tipo de manutenção com o porta-avião. Talvez esse seja o ponto de vista da Marinha do Brasil para não comprar esse navio: mais despesa com reforma!
Eu queria que toda nossa frota fosse constituida só de navios novos ou semi. Mas a realidade não permite esse tipo de status.
¹… Só porque o concorrente não foi escolhido.
O Orçamento da defesa caiu 25% no que se refere a porcentagem do PIB desde 2003.
em 2002 = 1.91% do PIB
em 2013 = 1.45% do PIB
Amigo, não se analisa as coisas dessa forma, pois em 2003 o PIB brasileiro era muito menor que o atual, em números absolutos a conta é bem diferente!
Se a compra realmente se concretizar, será uma ótima aquisição para Portugal, pois trata-se de uma embarcação semi-nova, que mesmo se gastando para ataulização, será útil ainda por vários anos.
Apesar de alguns terem criticado uma possivel venda a MB, eu particularmente gostava muito da idéia, apenas lamento.
Parece que nossa Marinha vai dançar mais uma vez, em função da total incompetência gerencial administrativa financeira de nosso pífio Governo ! Acho que até Deus vai começar a reclamar quando disserem de novo que … Deus é Brasileiro !
Portugal anunciou uma vontade de compra, não a compra,ou seja nenhum negocio foi fechado ainda,mas torço para Portugal pegar esse navio logo e acabar com essa novela !
Enquanto aqui no BRASIL , só há Verbas para ONGs , Bolsas ,Roubos , Cabides de Empregos e Desvios, mas para Ciência /Tecnologia , Defesa , Educação , Infra Estrutura e Saúde Niente Più !!
Estão de Parabéns , depois dos 2 submarinos U-214 , portugal com o Siroco Completa o seu principal objectivo.