Bela imagem do Porta Aviões chinês Liaoning (CV 16), durante teste do sistema de descontaminação e combate à incêndio do navio.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital
Os chineses tem muitas qualidades enquanto nação, seus projetos são a longo prazo, amigo e ex professor na universidade me relatou que ficou impressionado com os projetos chineses em nível geoestratégico, pois os chineses do PC Chinês projetavam planos para 30,40,50 anos. Ao mesmo tempo os chineses tem orgulho de sua cultura e história, bem como de suas forças armadas. Sim, eles não se comparam com os EUA em projeção de força naval, hoje. Mas com certeza nos próximos 20 anos estarão fazendo o dragão chinês mostrar suas garras.Abçs
Mas com certeza quem dominará o mar do sul da china, sera o USS Geral r. ford.
obs: meu porta aviões preferido é o HMS Queen Elizabeth.
Interessante , a China com dinheiro próprio e ajuda oportunidade Rússia eles conseguiram ter seu próprio NAes.
O Liaoning é BELÍSSIMO!!! Queria ter um desses por aqui…. seria bem melhor que o velho A-12…. Boa noite
Tireless,
Independente disso eles merecem sua parcela de créditos… Apesar desse navio ser um Kuznetsov modificado é um belo Porta Aviões, e os Shenyang J-15 também são vetores muito bons e dignos de respeito.
Lembre-se que PLAN só veio saber o que era um Porta Aviões somente em 1985, quando comprou o velho e “amaldiçoado” HMAS Melbourne da Austrália a princípio para ser desmontado como sucata mas que posteriormente foram feitos muitos estudos e engenharia reversa na sua forma construtiva que trouxe os primeiros ensinamentos sobre construção de NAes para a China…
Depois, empresários chineses compraram da Rússia os antigos cruzadores de aviação Kiev e o Minsk em 93 e 95 para servirem de parque temático e hotel restaurante de luxo, os quais fazem muito sucesso na China ! Além se servirem para ensinar mais sobre esses navios aos chineses…
Somente em 1998 é que o Varyag (hoje Liaoning) foi levado a China para servir igualmente como empreendimento turístico, mas em 2007 foi confiscado pela PLAN que decidiu iniciar sua restauração que durou até 2012 quando foi entregue ao serviço ativo, resultando no que temos aí nessa foto.
Ou seja , eles tem que correr muito atrás dos EUA sim, mas lembre-se que os EUA operam NAes a mais de 70 anos enquanto eles apenas 3 ou 4 anos… veja a sagacidade dos caras e seus novos projetos, veja a quantidade de tecnologias que eles adquiriram, veja a quantidade de grana que eles tem para gastar com esses brinquedinhos e faça uma projeção para daqui a duas décadas do que essa marinha irá se tornar…
Os Chineses ainda precisam comer muito feijão com arroz para alcançar os EUA no que tange a projetar NAes
Seja como for deve-se dar os parabens para os chineses, pois o Liaoning é mais um grande passo na consolidação da industria naval chinesa.
E nós, precisamos comer o quê para alcançar os chineses?