O porta-aviões INS Vikramaditya será o navio mais poderoso e moderno da Marinha de Guerra indiana. O porta-aviões já terminou com sucesso as experiências de mar realizadas no Mar Branco. Os testes finais estão planejados para outubro.
Estas experiências, foram para o navio, uma espécie de repetição dos testes realizados de junho a agosto de 2012, onde o INS Vikramaditya já tinha demonstrado as suas capacidades nos mares Branco e de Barents, mas nesses testes, o navio não conseguiu atingir a velocidade projetada. O problema foi detectado. Durante a modernização da máquina do navio, a parte indiana exigiu a substituição da chapa de amianto usada no isolamento térmico das caldeiras, por muro de tijolo. Durante as experiências de mar, se verificou que os tijolos, de fabricação chinesa, caiam e se esfarelavam. Isso obrigou a redução da potência da máquina principal e a limitar a velocidade do navio.
Depois da reparação do isolamento térmico das caldeiras, o navio conseguiu cumprir as exigências. Na noite para 28 de julho, a sua máquina principal foi levada à potência máxima. Como resultado, o navio gigante, com mais de 40.000 toneladas, desenvolveu uma velocidade de 29,3 nós, superando a velocidade máxima projetada.
Neste momento, o INS Vikramaditya se está preparando para viajar até o Mar de Barents para testes de voo, começando em 3 de agosto com a participação de caças russos MiG-29KUB e helicópteros Ka-28 e Ka-31. Em paralelo aos testes de sistemas e dos equipamentos do navio, irão ocorrer a bordo do porta-aviões os treinamentos práticos da tripulação indiana, salienta o capitão-de-mar-e-guerra Konstantin Sivkov, presidente da Academia dos Problemas Geopolíticos:
“O Vikramaditya será um dos navios mais poderosos e mais modernos da marinha de guerra indiana. Ele se distingue pelo seu poderoso sistema de defesa antiaérea, que permite defender ataques não só de mísseis de cruzeiro isolados, mas também de ataques múltiplos anti-superfície. Até agora, os navios de classes semelhantes ao Vikramaditya, incluindo os estadunidenses, podem apenas se defender de ataques pontuais. Além disso, os aviões MiG-29, embarcados nesse navio, são consideravelmente superiores aos aviões embarcados Harrier GR-3 que equipam atualmente a marinha indiana.”
O ciclo completo de experiências deverá estar terminado em 15 de outubro. Depois dessa data, irá decorrer o prazo de um mês para corrigir pequenas deficiências. A assinatura da ata de entrega e recepção do porta-aviões INS Vikramaditya à marinha de guerra indiana está programada para 15 de novembro e, depois disso, o navio irá pelos seus próprios meios, guarnecido pela tripulação indiana e por parte da tripulação russa, até à sua base permanente na costa do Oceano Índico.
FONTE: Voz da Rússia
ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval