De acordo com a notícia da agência TASS, há planos de enviar o Cruzador Pesado Porta-Aviões “Almirante-de-Esquadra da União Soviética Kuznetsov” ao Mediterrâneo no verão (entre junho e setembro), disse uma fonte sênior do Comando Central da Marinha Russa sábado.
“Este verão, pretendemos encaminhar o “Kuznetsov” ao mar Mediterrâneo, e ele será coberto pelo agrupamento permanente da Marinha na região”, disse a fonte. Agora, segundo ele, o porta-aviões está no estaleiro 35 em Murmansk, onde passa por recuperação de prontidão técnica antes da longa viagem. Em particular, para o início da operação do porta-aviões no verão, será necessário atualizar as aeronaves com novos tipos de munições.
Sobre as tarefas que o porta-aviões servirá no agrupamento mediterrâneo da Marinha Russa, a agência não deu mais detalhes.
A formação do destacamento operacional naval permanente russo no Mediterrâneo teve início em 2013. Normalmente, uma dúzia de navios estão em rotação na região.
Anteriormente, os maiores navios da frota russa, liderando o grupo na região do Mediterrâneo, foram o Cruzador Nuclear Pesado de Mísseis “Pedro, o Grande” e os Cruzadores de Mísseis “Moskva” e “Varyag”. O “Varyag”, que é o navio capitânia da Frota do Pacífico, está localizado no Mar Mediterrâneo agora. Note-se também que o “Kuznetsov”, depois da longa viagem ao Mediterrâneo, ficará 2-2,5 anos em reparos.
“No final do ano, o “Kuznetsov” estará em reparos durante dois a dois e meio anos, e a decisão já foi tomada”, disse ele. Conforme explicado pela agência, o “Kuznetsov” vai, em particular, passar por uma atualização do grupo aéreo.
Mais cedo, o chefe de engenharia naval da Marinha Russa, Vladimir Tryapichnikov disse que, no curso da modernização, o “Kuznetsov” vai receber uma “nova ala aérea e novos sistemas”. Segundo ele, o porta-aviões usará o novo MiG-29K e “outras aeronaves”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: JUNKER
FONTE: BMPD
A proposta é que o NAe russo após a missão na Síria seja recolhido para um período de manutenção maior,
mas, não será tão complexa quanto a modernização proposta em 2012 que levaria 5 anos pela qual ele nunca
passou e duvida-se que ele venha a passar, permanecendo pouco alterado até sua retirada,e a última missão
de longa distância ocorreu em 2014 depois passou apenas por um período de manutenção leve da qual está saindo agora.
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A prioridade é trazer de volta o grande cruzador “Nakhimov” provavelmente em 2019 e imediatamente colocar o cruzador da
mesma classe o “Pyotr Velkliy” hoje capitânia da Frota Norte em um período de modernização que levará alguns
anos.
Depois de passar por um longo período de manutenção geral de quase 5 anos o Admiral Kuznetsov enfim teve enormes melhorias em suas capacidades de uma maneira geral… estão sendo substituídos toda a planta propulsora do navio, implantados novos equipamentos de rastreamento e acompanhamento nos 8 sistemas defensivos de ponto (CIWS) Kashtan e também instalados mísseis Shtil-1 para defesa de área… os enormes SSN-19 foram removidos para dar maior flexibilidade no convoo, os radares e sensores assim como todo o sistema de processamento de dados do navio foram substituídos além de consideráveis melhorias na habitabilidade para a tripulação… mas talvez a maior de todas as mudanças seja a substituição dos SU-33 pelo Mig -29 K que é a versão mais moderna do MiG-29 inclusos novo cockpit, radar AESA Zhuk-AE, PODs ECM Talisman, mira montada no capacete, e ampla gama de armamentos anti navio como o KH-31 A/P e o KH-35 Uran e também o 3M54 Klub na versão ar-superfície
Talvez a maior “perda” em capacidade de ataque sofrida pela substituição do SU-33 seja a ausencia do míssil supersonico anti navio Yakhont no Mig-29, que até agora não teve essa arma integrada… já que a mesma é muito pesada para ser instalada em um caça médio que precisa decolar de um NAe sem catapulta, mas em compensação a inclusão do 3M54 supre muito bem essa perda.
Segundo as informações que tenho, a ala embarcada será composta pelo MiG-29K. O Su-33 ainda continuará na Marinha Russa, porém agora serão baseados em terra, fazendo a defesa aérea da Península de Kola (onde está baseada sua Frota do Norte).
Ou seja, um claro Downgrade de capacidades visto que o Mig-29K não pode em hipótese alguma ombrear o grande Su-33. E ainda por cima é perna curta….
Pelo contrário. O MiG-29K é muito mais capaz que o Su-33 e não tem nada de perna curta. Esqueça os antigos MiG-29, o novo MiG-29K tem quase nada a ver, é um novo avião.