O caça deixou de ser produzido há cinco anos, mas o Congresso está interessado em retomar o projeto por causa do desenvolvimento militar dos rivais como Rússia e China.
A Força Aérea dos EUA – USAF, planeja retomar a produção do caça de quinta geração F-22 Raptor, um projeto que estava estacionado desde 2011. De acordo com o “National Post”, é porque nenhuma outra aeronave pode combinar as suas características de velocidade, agilidade, discrição (stealth) e as capacidades de seus sensores.
Além disso, alguns especialistas dizem que produzir o F-22 custa menos do que fazer modificações nos caças F-35, que ainda estão em fase de testes.
Como será o novo F-22?
No entanto, diversos especialistas no domínio militar indicam que, se a produção do F-22 for reiniciada, a aeronave poderia ter características diferentes. Atualmente os radares da Rússia e da China têm uma tecnologia capaz de detectar o avião de combate F-22, e os engenheiros da Lockheed Martin, fabricante do F-22, terão que assegurar que a aeronave virá com um sistema eficaz de designação de alvos e ser invisível para os radares russos e chineses.
Especialistas também dizem que o fabricantes do F-22 terá que modificar os motores, sistemas de controle e todos os aviônicos, incluindo a aplicação do sistema de armas. Tudo isso terá como objetivo melhorar a confiabilidade da máquina como um todo, reduzir o peso e aumentar a velocidade do F-22.
De acordo com a mídia dos EUA, o país decidiu voltar ao passado, porque “tornou-se aparente a incapacidade dos caças F-35 para enfrentar os novos caças desenvolvidos por outros países” no contexto de “as crescentes ameaças à superioridade da EUA no ar”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
O F-22 é o melhor caça de superioridade aérea em operação hoje no mundo , com o neoimperialismo chinês avançando na região Ásia-Pacifico(região esta que deverá se tornar o foco comercial do mundo) ampliar a superioridade é fundamental para dissuadir qualquer ameaça tanto ás rotas comerciais quanto aos mercados dos aliados.
Sou um claro defensor da redução de gastos com o F-35 para recompor as linhas de produção do F-22, estamos falando de um caça operacional, testado em diversos cenários, hoje a única garantia de superioridade e equilíbrio de poder aéreo em relação a China e Rússia. O F-35 já causou dores de cabeça em níveis exponenciais, custou US$ 640 bilhões de dólares (até maio) e ainda custará mais para sanar outros problemas, sem contar que não foi testado em cenário real, não é operacional, e carrega análises atordoantes que deixam dúvidas sobre suas reais capacidades, logo, os EUA investir mais e mais no F-35 pode ser colocar dinheiro em saquitel furado, e ainda que dê certo, pode ficar aquém do projetado, ou ainda, demorar tempo suficiente para Rússia e China terem fileiras de caças modernos para desequilibrar o equilíbrio no leste Europeu e nos mares asiáticos. Não se trata de querer, é óbvio que os que ganham com o F-35 devem estar temerosos que a volta do F-22 ponha o F-35 na dispensa, ou pior, que os países já desconfiados do projeto desistam de vez das aquisições (mantendo o mínimo da compra contratual) mas é questão de soberania, pois os EUA já tem no seu encalço a China, que num futuro próximo deverá produzir centenas de J-20 entre outros (J-31, J-11B) além da aquisição do Su-35, projeção esta que põe a maioria das forças locais em situação complicada, mas com o reinicio da produção do F-22, as projeções de paridade melhoram muito, principalmente se os EUA permitir a venda para o Japão, Coréia do Sul (caso queiram) e Austrália.
American F a parte, está claro que o custo exorbitante de um F-22 e os atrasos constantes no programa do F-35 criarão certa consternação na USAF. Agora, falando de BR nao seria interessante retomar as conversas com os russos sob o T-50 (e quem sabe o Pantsir no meio)? Não
temos sequer a tecnologia dos 4.5 e nota-se que o
poderio aereo do futuro jaz na 5 geraçao. Apesar de
adquirir (poucos na minha opniao) os Gripen, que são bons
caças, me parece claro que num curto/médio prazo não há maneira de prescindir de tal tecnologia para o Brasil
que já não sera possivel as FAs sérias do mundo prescindir de tec. stealth. Tudo bem que money que é good nós num have
Seria otimo já pensou Gripen NG e T-50?? Meu Deus!!! Infelizmente quem está e parece que vai ficar, pois a Senadora Katia Abreu disse no congresso que rolou 50 milhoes para que o impeachment fosse aprovado, e enquanto o “informante” estiver por la, nada de negócios com os Russos.
Caro “Menino do esculacho”, a referida senadora está apenas a defender sua companheira de tricô. No mais, a acusação de que o interino seria “informante” é tão fajuta quanto aquela segundo a qual o Moro teria sido treinado pelo FBI….
Como se a porta que ocupava a presidência anteriormente fosse comprar mesmo o caça Russo… Acorda… Nem Pantsir saiu…
Fernando Reis,
É por aí mesmo.
Quem está no poder só pensa em cortes de “gastos”.
Com ou sem teorias de conspiração (e eu não duvido que exista muitas verdades no meio disso tudo), o fato é que com esse governo corrupto e incompetente (dirigido por Cunha, Aécio, Serra entre outras criaturas tão asquerosas quanto) não vão investimento em coisa alguma. Tudo que esculto é falarem em cortes radicais na saúde, educação, projetos sociais e logo chega nas forças armadas. Tá na cara.
Claro que vai te quem descorde da nossa opinião, mas é puro cinismo.,,
É aquilo que sempre venho dizendo, o F-35 além de problemático, caro e com cronograma atrasado levantando suspeitas de sua eficácia, mesmo que consiga dentro de 5 anos o seu FOC, não conseguirá substituir o F-15 na superioridade aérea… visto que os cerca de 250 F-15 C e D de superioridade aérea da USAF já estão com 30 anos de idade em média e necessitando de um substituto, que a princípio era para ser o Raptor, mas não houve dinheiro para pagar os quase 400 milh~çoes de dólares que chegou a cusatar cada aeronave e a produção foi encerrada prematuramente em cento e oitenta e poucos.
Agora o dilema se abate sobre a USAF, reabrir o a linha do F-22 ou se virar com o F-35 pelos próximos 30 anos em uma função que ele não cumpre muito bem ? … ou seja, não abrir a linha do F-22 resultará em um retrocesso nas capacidades de combate da USAF no futuro.
Pela primeira vez na história vai ser colocada em serviço operacional uma classe de aeronaves que não consegue sobrepujar a anterior… este é o dilema de reabrir ou não a linha.
Considerando o que você disse, seria uma boa opção adquirir F-15 com tecnologia de caças de quinta geração como tal F-15 Silent.
Não é tão caro como o F-22 e tem potencial de sobra para superar o F-35A.
Exato Carl… é isso que eu penso, porém como segunda opção mais barata, o ideal mesmo seria reabrir a linha do F-22, uma versão block 2 melhorada com DAS, radar com LPI melhorado e os últimos avanços em aviônicos.
Bem, o F-35A em combates simulados foi incapaz de superar o F-16D com dois tanques extras, isso no combate aproximado, o que é um alerta terrível para as forças americanas. Se por um lado os misseis evoluíram as contramedidas eletrônicas também (o que pode levar ao combate aproximado), e se por outro lado o F-35 é mais furtivo que um avião de quarta geração os sensores térmicos e radares “inimigos” continuam evoluindo o que diminui as vantagens do F-35.
Talvez o F-22 seja sim uma saída do atoleiro. E da forma que as coisas estão o F-35 vai ser um ótimo avião de ataque, mas basicamente isso.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..impossivel nao rir tanto apos mais um dia stressante….kkkkkkkkkkkkkkkkk
Eles vão dar um UPGRADE no F-22 , pena estarmos em dificuldades econômicas, seria a chance de começarmos a participar desse projeto e ter um caça da 5ª para a 6ª geração além dos GRIPENS……
F-22… no Brasil? É isso mesmo produção?!
rsrsrsrs cada um pensa do jeito que quiser. Somos um país livre.
Isso é verdade. Até eu me empolgo as vezes, mas né… rs…
UPGRADE?? KKK Os americanos que não sao bobos nem nada, em materia de fazer dinheiro e não de caças de 5 geração, iriam era colocar o Brasil pra pagar as trapalhadas que fizeram nos dois projetos F22 e F35 Vai de retro!!! Kkkkkk
A chance de termos f-22 aqui é a mesma do Brasil vencer a corrida espacial para se estabelecer em marte.
Padilha, ou mesmo o nosso amigo postante parar de inventar estas vitorias fantásticas do F35, rssssss Quanto ao F22 parece que também não era grande coisa quando fabricado, claro que era um caça moderno e caríssimo, por isso mesmo teria que ter apresentado à época algumas novidades como o fez, agora se vierem a reconstruir este caça e tiverem que mudar motor, sistemas de contrlole e todos os aviônicos, incluindo a aplicação do sistema de armas ufa!!! Então resumimos que ele não era tão bom assim como a propaganda Norte Americana afiançava.
caro “Menino do esculacho”, se você não ficasse dando crédito à bobagens do tipo “Su-24 paralisou um destroyer dos EUA” saberia que não se trata de invenção alguma mas sim dos resultados das avaliações operacionais conduzidas em Hill, Utah, junto à 366Th Fighter Wing, onde os F-15E dessa unidade foram usados como agressores. E não se trata da primeira boa notícia recente sobre o programa senão vejamos:
– No final do ano passado o primeiro exemplar construído fora dos EUA fez seu Roll-out na Itália. E ainda cruzou o Atlântico para se juntar aos demais exemplares no programa de avaliação.
– No mês de junho passado dois F-35A holandeses cruzaram o Atlântico para testes de compatibilidade. E ainda se exibiram em um show aéreo.
– No mesmo mês a Heyl Ha’Avir recebeu seu primeiro F-35I, denominado “Adir” (cá entre nós, os israelenses entendem mais de aviões de combate do que você)
– Agora no começo de julho três F-35B, entre eles o primeiro exemplar da RAF, voaram até o Reino Unido,onde irão apresentar-se no salão de Farnborought e no RIAT em Faifort.
Quanto ao F-22, até o presente é o único caça de 5ª geração em serviço. Enquanto isso o programa do T-50 russo se arrasta por falta de dinheiro e também problemas tais como motor, radar e RCS. Chato né? Aliás,me responda quantos caças de 5ª geração os russos têm em serviço? Pensa aí e depois a gente conversa….
Quanto tempo levarão para tantas modificações que dizem nescessárias?
E o ” caça maravilha”? Não era a solução das forças aliadas dos EEUU e OTAN em geral?
Corre o risco do Gripen E/F sair e o F-35 não estar em serviço.
E o que se tira do texto é que já está obsoleto! Se fosse aqui…
Em um combate simulado o F-35 conseguiu vencer por 8×0 uma força de caças F-15E e a RT ainda vem intentar que a mídia norteamericana teria dito que o F-35 é incapaz de enfrentar os novos caças desenvolvidos por outros países.
Tireless dá uma lida aqui: http://www.nationalpost.com. Fala para os americanos pararem de inventar que o F-35 é ruim, que certamente outros sites também não escreverão isso. rsrsrsrsrsrsrsrs
Se os próprios americanos criticam, porque os outros não podem?
Padilha, antes de mais nada o site que você citou é canadense. Mas de fato há muitos sites norteamericanos que criticam o F-35 sendo um dos mais conhecidos o Snafu. Mas isso é absolutamente normal por tratar-se de um regime democrático, e um dos corolários do Estado democrático de direito é justamente o direito de se poder discutir de que forma o dinheiro do contribuinte está sendo aplicado. No mais esse tipo de crítica a um sistema de armas novo não é novo. O próprio F-16 quando surgiu foi alvo de pesadas críticas não apenas da imprensa especializada como também de setores da própria USAF, que consideravam o aparelho um “Mig-21 made in USA”. Como depois vimos, o próprio tempo e as operações de combate trataram de desmentir os críticos do Viper.
Quanto a outros “não poderem”, não acho que os russos tenham alguma moral para opinar sobre o F-35 ou o F-22 visto que o T-50 enfrenta toda sorte de problemas constrangedores visto que além de não ter o seu motor definitivo ainda pronto enfrenta sérios problemas inclusive na redução de RCS. Existe um site muito bom (www.ainonline.com) que mostra muito bem os problemas que a ufana e corrupta mídia russa esconde….
Bom, canadense ou americano, o detalhe como você bem citou, é que criticas existem de todos os lados. O problema do F-35 é que muito se falou dele e pouco ele trouxe para corroborar tudo o que se falou dele antes.
Claro que não é ruim, mas decepcionou um pouco pela demora. Quanto aos russos do Sputnik, Gazeta ou RT, relaxe pois são mídias e tanto o Alert 5, popularmechanics, the aviationist e outros também tem espaço no DAN. Então, entenda que quando coloco as notícias que saem nestes sites e as traduzo, não estou empunhando nenhuma bandeira, apenas trago o que sai lá fora.
Por isso não concordo com as criticas aos russos. Eles fazem a propaganda deles porque são o patinho feio na estória. rsrsrsrsrsrs