Descoberto durante trabalhos de construção, dispositivo explosivo de 250 quilos estava esquecido há mais de 70 anos, nas proximidades do Museu Judaico da capital alemã.
Peritos desarmaram na tarde desta sexta-feira (30/10) uma bomba da Segunda Guerra Mundial, encontrada em frente ao Museu Judaico, no bairro berlinense de Kreuzberg. Após ser retirado do local, o detonador de 250 quilos foi destruído.
Os 11 mil moradores afetados já puderam retornar às suas casas. O tráfego na zona de isolamento foi liberado e o transporte público voltou a operar normalmente. Antes, 92 idosos e portadores de deficiência física da área evacuada haviam sido reunidos na subprefeitura de Kreuzberg.
“Vocês pode voltar para suas casas. Obrigado pela compreensão e nós nos despedimos por aqui. Aproveitem o céu ensolarado no fim de semana”, publicou a polícia no Twitter.
No último domingo, uma outra bomba fora desarmada em Berlim. Ambos os equipamentos de guerra da Força Aérea dos Estados Unidos foram descobertos durante trabalhos de construção. No mesmo dia, 5 mil moradores da cidade de Koblenz também foram afetados pelo desarmamento de uma bomba americana de 250 quilos, encontrada durante obras numa escola primária.
FONTE:AF/dpa via DW