O Pentágono gastou quase dois anos experimentando Microdrones um programa secreto que pode ser lançado a partir de aviões de caça em vôo. O jornal ‘The Washington Post’ obteve acesso a um vídeo mostrando o projeto em ação.
O vídeo, datado de 2014, mostra como uma caixa com um pequeno pára-quedas caindo após ser lançado de um caça F-16 e, depois de alguns instantes, é aberto para liberar um drone preto e laranja que estava lá dentro com as asas dobradas.
Um pequeno hélice na parte de trás fornece a propulsão. Um outro vídeo, ainda não revelado, mostra Microdrones voando em um enxame composto de pelo menos 20 unidades, informa o jornal.
Os Drones são impressos em 3D, em kevlar e fibra de carbono, com baterias a base de lítio. Após a implantação, as unidades são ligadas através de rádio com enlace de dados, relata David Machado no seu artigo publicado pelo portal “War is Boring”.
Os detalhes sobre o que podem fazer os Microdrones são classificados, mas podem ser usados para confundir as forças inimigas e realizar missões de vigilância usando um equipamento muito mais barato do que uma aeronave não tripulada completa, escreve o jornal.
O programa, chamado Perdix, é desenvolvido pelo Escritório de capacidades estratégicas do Pentágono. Foi criado em 2012 para buscar novas maneiras de usar armas existentes.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO:DAN
FONTE: RT