Os EUA planejam gastar 1.2 bilhões de dólares em 2020 na compra de 12 caças F-15X de quarta geração, forçando, assim, os apoiadores do caça-bombardeiro F-35 de quinta geração,a competir por fundos, relatou a Bloomberg, citando duas fontes anônimas familiarizadas com o assunto.
Esta iniciativa, que ainda não foi formalizada, não pela Força Aérea norte-americana, mas diretamente pelo Pentágono, foi tomada em parte com a ajuda de Patrick Shanahan, o subsecretário de Defesa que irá substituir provisoriamente a James Mattis, uma vez que este último deixa o cargo em 1 de janeiro.
Sabe-se que antes de ocupar cargos na Administração Trump, Shanahan havia servido como executivo sênior da Boeing, empresa responsável pela produção de aviões de guerra da série F-15. No entanto, um dos funcionários do governo consultados sobre o assunto descartou que o subsecretário de defesa tome decisões sobre os programas que envolvam a Boeing.
A razão para a aquisição destas aeronaves responde ao desejo de substituir a frota de F-15C, atualmente em serviço na Guarda Nacional, devido aos altos custos para recondicionar este modelo, que foi interrompido em 1980, enquanto o design do F-15X inclui novos sistemas e sensores.
O F-15 é mais rápido, tem maior alcance e maior capacidade em comparação com o F-35, enquanto que a vantagem deste último é que é um avião stealth, resume o especialista em aeronaves militares Richard Abufalia.
Esta enorme capacidade do F-15X de transportar armas permite que você carregue simultaneamente até 22 mísseis ar-ar em uma única missão. Como alternativa, este avião de guerra pode transportar a bordo de 8 mísseis ar-ar, juntamente com 28 bombas de alta precisão GBU-39 ou 7 bombas de 900 quilos, detalha o portal especializado The War Zone.
Para comparação, o F-15C só pode transportar no máximo de 16 mísseis ar-ar, enquanto o F-35 apenas 12. Por sua vez, o Sukhoi Su-27 tem 10 pontos de ancoragem para mísseis ar-ar, enquanto o Eurofighter Typhoon fornece um máximo de 8 mísseis deste tipo a bordo. Desta forma, o F-15X é o avião de guerra mais armado em termos de superioridade aérea.
FONTE: RT
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Não seria melhor os EUA usarem o F-15 Silent Eagle? Qual a diferença básica entre oa dois modelos?
Vão ter que usar alguns F-15X no lugar dos F-35. Que “problemão” hein?