O Departamento de Defesa dos Estados Unidos alertou segunda-feira que Moscou ainda não mobilizou todas as suas forças na invasão à Ucrânia e assegurou que o Presidente russo, Vladimir Putin, mantém como plano ocupar o país vizinho.
O porta-voz do Pentágono, John Kirby, elogiou durante uma conferência de imprensa, a capacidade de “resistência” dos ucranianos à invasão russa.
Mas salientou que “não houve mudança na vontade” do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, em ocupar a Ucrânia.
“Putin ainda tem um poder de combate significativo à sua disposição. Ainda não transferiu tudo para a Ucrânia”, apontou John Kirby.
Segundo o governo norte-americano, o Kremlin mobilizou cerca de 200.000 militares na fronteira da Rússia e Bielorrússia com a Ucrânia antes do início da invasão, iniciada na quinta-feira.
John Kirby disse que a forte resistência dos ucranianos conseguiu atrasar “alguns dias” os planos de Putin, que nesta altura já esperava controlar a capital Kiev.
“Os russos não enfrentaram apenas uma resistência firme e determinada dos ucranianos, mas também os seus próprios problemas logísticos”, sublinhou o porta-voz do Pentágono que apelou para que não se “subestime” as capacidades de Moscou.
Questionado sobre a decisão de Putin em colocar as suas forças nucleares em alerta, Kirby referiu apenas que é “um anúncio desnecessário” e que os Estados Unidos vão analisá-lo.
A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e quase 500 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.
O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.
O ataque foi condenado pela maioria da comunidade internacional. A União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscou.
FONTE: Notícias ao Minuto
Hipótese
O Putin está com alguma doença terminal, e decidiu tacar o terror no mundo.
Tudo ou nada.
Ou seja este conflito irá escalar pois a Rússia está sendo encurralada economicamente.
E o Putin irá partir para cima e não irá recuar.
Fazendo exigência e aumentando o conflito
Errado, o Putin e a Rússia estão sendo vítimas de sei próprio erro estratégico.
E agora, não tem como dar marcha ré, pois se o Putin fracassar, as oligarquias russas derrubam ele.
Penso que a Rússia está sendo vítima da imprensa ocidental financiada pelo sistema suift a quem interessa o comando do petróleo, do gás, etc Rússos, mas com sacrifício, não importa, agora é da Ucrânia (cultura e território russo), mas pode ser também da Suécia, Polônia, outros, pode até mesmo ser guerra atômica, desde que o mundo unipolar continue sob suas ordens e comando; até mesmo o partido chinês que pensa do mesmo jeito, está só aguardando o momento certo para declarar oficialmente que ficará do lado Russo logo após a economia russa for levada à falência. estão, adeus Europa. Neste caso, está certo Bolsonaro: Brasil neutro.
A Rússia invadiu a Ucrânia. Um país livre, democrático que não a atacou. Simples assim. Hoje, na ONU mais de 100 diplomatas do mundo saíram da sala no momento da fala do ministro de Relações Exteriores da Rússia, . Quem foram os únicos que não saíram da conferência? – diplomatas do Brasil, Venezuela, China e Síria. O Brasil está mesmo em ótima companhia nesta, não?
Sim, e isto muda o que na opinião dos Russos????
Nada. Quem causou está …. toda foram estes … ecobambis europeus que der corda para este negócio de colocar a Ucrania na OTAN. O Trump segurou o quanto pode,as veio este velho senil e deiais corda e o pior todos estes fdp sabiam que o Putin ia chutar a porta do barraco e eles fazer cara de paisagem, iluminar os prédios de azul e amarelo e dizer que o Putin e mau.
Qualquer estudante de geopolítica sabia que não era momento de mexer com isto.
E ainda para o teu saber, pois tu deves ser um dos que vive no mundo do faz de conta:
100% do titânio que a Embraer utiliza na fabricação de anvs vem da Rússia, o maior produtor de titânio do mundo.
70% do fosfato para fabricação de adubo vem da Rússia e da Bielorrússia, ou seja……
Você acha que Ucrainia não tem direito de escolher para qual “mundo” quer pertencer? Somente Você é Putin tom direito de decidir isso por eles. OTAN está aberto para qualquer país mas não obriga ninguém para se associar, da mesma forma funciona UÉ.