O último dia a bordo começa bem cedo, por volta das 05:30h é grande a movimentação no navio, que se prepara a para o desembarque dos fuzileiros navais da Marinha do Brasil. Os fuzileiros se reúnem para o embarque no EDCG Camboriú, que os levará até o CADIM – Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia.
Paralelamente a movimentação para o desembarque dos fuzileiros navais, a tripulação do navio está pronta para o início das operações aéreas com os pilotos dos helicópteros acionando suas aeronaves para mais um dia com muitos voos programados.
As 06:20h as aeronaves estão prontas para decolar. Os SA 342 Gazelle da Aviation légère de l’armée de Terre (ALAT) decolam na frente com o UH-14 Super Puma do Esquadrão HU-2 da MB e os Pumas SA330 em seguida. Após alguns minutos as aeronaves retornam ao navio com o Super Puma da MB pousando no spot 2.
Rapidamente, após a saída do EDCG da Marinha do Brasil, o navio recolhe seu EDA-R e seus 2 CTMs, se preparando para suspender e seguir ao encontro da FASM Georges Leygues (D 640),e os outros navios da MB.
Enquanto as aeronaves realizavam seu voo inicial, podemos observar a movimentação dentro do hangar para a colocação do SA 316 Alouette III, no elevador lateral( todos os 3 modelos a bordo podem usa-lo), para a equipe de manobra poder posicionar o mesmo no convoo.
O SA 316 Alouette III, será utilizado na PHOTEX – Nome desta parte do exercício, onde os navios entram em formatura e as aeronaves fazem o registro fotográfico do mesmo. “Despentear” o Alouette é super rápido e bastam alguns minutos para o mesmo estar pronto para decolar. ( Despentear é um termo usado quando as pás são desdobradas colocando-as em posição de voo)
Apos alguns pousos e decolagens, as aeronaves decolam e entram em formação retornando para sobrevoar o navio, tendo como líder o UH-14 Super Puma, demonstrando a perfeita integração entre os esquadrões.
Au revoir ‘Dixmude’
É chegada a hora de dizer até logo ao BPC Dixmude. Na parte da tarde após as despedidas e agradecimentos pela acolhida a bordo, nos preparamos para deixar o navio. Com o céu azul e sem nuvens, decolamos com um aceno do comandante do navio, Captain Guillaume Goutay, com destino a Base Naval do Rio de Janeiro.
Na chegada ao Rio de Janeiro, após um voo de 40 minutos, entramos pela Baia de Guanabara e seguimos direto para a BNRJ, onde o piloto realiza uma aproximação rápida e pousamos no heliponto principal da base.
NOTA DO EDITOR: No próximo artigo abordaremos o BPC Dixmude
LEIA TAMBÉM:
PASSEX da Missão Jeanne D’Arc com a Marinha do Brasil: Fase Anfíbia I
PASSEX da Missão Jeanne D’Arc com a Marinha do Brasil: Fase Naval I
PASSEX da Missão Jeanne D’Arc com a Marinha do Brasil: Fase Anfíbia II
PASSEX da Missão Jeanne D’Arc com a Marinha do Brasil: Fase Naval II
PASSEX da Missão Jeanne D’Arc com a Marinha do Brasil: Fase Naval III
Gostei das fotos meu amigo Padilhão. Um forte abraço.
Valeu Jacubão
Muito obrigado Rodrigo. Aguarde as próximas que estão no forno. Ok?
Gostei das imagens, parabéns estão maravilhosas, e excelente matéria.
Obrigado Conceição. Vem mais por ai.
Belas imagens e excelente matéria parabéns Padilha.