O Parlamento do Iraque aprovou neste domingo uma sugestão do primeiro-ministro de que todas as tropas estrangeiras devem deixar o país, após os Estados Unidos terem matado o comandante militar iraniano e o líder de uma milícia iraquiana em Bagdá.
Segundo o governo xiita, que é próximo ao Irã, a resolução aprovada ema sessão extraordinária do Parlamento deve cancelar o pedido de assistência de uma coalizão liderada pelos EUA.
“Apesar das dificuldades internas e externas que podemos enfrentar, ainda é melhor para o Iraque em princípio e praticidade”, disse o primeiro-ministro interino, Adel Abdul Mahdi, que renunciou em novembro em meio a protestos nas ruas.
A sessão foi convocada após o ataque que matou o comandante da Guarda Revolucionária do Irã, Qassem Soleimani, arquiteto do projeto iraniano de aumentar sua influência na região, e o líder de milícia iraquiano Abu Mahdi al-Muhandis.
Políticos xiitas rivais, inclusive os que se opõem à influência do Irã, uniram-se em pedir a saída das tropas dos EUA, e o eventual sucessor de Abdul Mahdi deve ter a mesma visão.
FONTE: Reuters
FOTO: Ilustrativa
Queria saber o que farão com os novos F16 do Iraque. Será que já foram todos pagos ? E a infra estrutura de bilhões da base americana.
Se os próprios americanos destruírem tudo após uma retirada, terá sido um tremendo prejuízo.
Sinto que amanhã mesmo esses F16 estarão todos fora de vôo.
mas na prática, todos sabemos que os EUA só saem quando quiserem do Iraque…
Acho que precisa corrigir o texto. O título fala em parlamento iraquiano. O texto fala em parlamento iraniano.
Bem observado Leonardo, já retifiquei o texto.
Abs,