O Parlamento alemão, apesar de fortes críticas por parte da oposição, deu luz verde para um contrato bilionário entre o Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha), e a Airbus.
Comissão de Orçamento do Parlamento aprovou no último dia 4 de março, a aquisição de 18 Sea Lion, variantes navais do helicóptero NH90 por cerca de 1,4 bilhões de euros, informou a Reuters.
A aquisição permitirá a substituição dos obsoletos Sea King operadas pela Marinha alemã, e a decisão do governo optando pela Airbus, reduzirá as encomendas de outros helicópteros militares.
Todo o acordo-quadro, no entanto, vai custar € 8.700.000.000 e abrangem um total de 168 helicópteros, todos fornecidos pela Airbus Helicopters e seus parceiros.
A aprovação da comissão de Orçamento, no entanto, está condicionada ao cumprimento do contrato (metas de desempenho e prazos de entrega). A Airbus Helicópteros será obrigada a apresentar relatórios periódicos sobre o andamento do programa de modernização dos helicópteros do Ministério da Defesa. Se a Airbus não cumprir, o Ministério da Defesa terá o direito de cobrar multas e de cancelar o contrato, informou a Reuters.
A Alemanha vai pedir apenas 40 helicópteros de ataque Tiger, em vez de 80. Os Tigers que já foram entregues serão separados e canibalizados para peças de reposição. O número de helicópteros NH90, será reduzido para 82, em vez de 122, como inicialmente previsto; dois serão usados para treinamento, deixando uma frota operacional de 80.
A ministra da Defesa alemão Ursula von der Leyen, que forçou a renegociação do contrato, propôs que 22 NH90, inicialmente previstas para a Alemanha, sejam operados por um novo comando Europeu, mas nenhum outro governo até agora respondeu sua oferta.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:defenceaerospace