Neste infográfico do Institute for the Study of War, fica claro que ultrapassar as barreiras anti-aéreas russas, não é tarefa fácil.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital
topol, ja foi sim divulgado um teste do 40N6, mas como aqui no DAN não tem como colar link, então vai na pagina da wiki english do S-400 e olha a referencia numero 36
obrigado pela resposta Topol gosto muito do assunto defesa mas nao tenho muito conhecimento sobre o mesmo e lamentavel que nosso Brasil so tenha igla pra defesa antiaerea
Hamilton
De uma maneira geral o melhor sistema anti aéreo para o Brasil seria um sistema que cubra toda a área do espaço aéreo compreendida como média altitude, que possa ser interligado com o sistema de alerta fixo instalado, que tenha boa mobilidade, que tenha peso compatível com nossos cargueiros, que possa trabalhar em rede submetido a um único centro de comando ou também como unidades isoladas, que tenha um custo admissível e que nossas forças armadas detenham a tecnologia inerente a manutenção e se possível também a fabricação.
Uma proposta interessante que o Brasil recebeu foi a do CAMM (comum Anti-air Modular Missile) da MBDA inglesa com fabricação conjunta com a Avibrás… infelizmente não houve retorno por parte do governo brasileiro com intenções de aquisição o que acaba travando o negócio…
Dentro do que os russos tem a oferecer acho mais adequado o BUK, principalmente agora na versão M3, porém é um sistema mais pesado e não cumpre alguns dos requisitos, necessitando de modificações caras.
As forças armadas estão com uma licitação em andamento que visa adquirir o sistema russo Pantsir-S1, este que é um ótimo sistema porém não é tão abrangente quanto necessitamos e também a quantidade que se tenciona adquirir é praticamente irrelevante…
Por enquanto tudo o que temos são os Igla de ombro apoiados por radares M-60… infelizmente, isso só consegue deter helicópteros, e olha lá.
qual seria o melhor sistema antiaereo por Brasil?
Como bem citou o Marcio, esse demonstrativo faz menção somente aos sistemas de grande altitude, sem contar nos de outras dimensões e propósitos, o sistema escalonado russo é formidável, e se torna plenamente eficiente pois é “linkado” a diversos radares de amplo espectro, o que facilita a captação e decisão (autômata) de tiro. Interessante observar que não existem sistemas anti aéreos de grande altitude junto ao longo da fronteira finlandesa, somente um próximo a Helsinki.
Isso sem contar com os sistemas Pantsir S1 ,Tor M2 e Bulk m2 e o S-350.
É um paredão formidável… mas como já foi discutido outras vezes, não é intransponível! Derrotar tais sistemas requereria esforços conjuntos enormes e com certeza as perdas seriam grandes… há um outro aspecto importante que impacta diretamente na efetividade desse emaranhado de radares que é o alerta antecipado que esses sistemas proporcionam, então o perigo não são só os mísseis que ele lança e sim também a aviação frontal russa contra atacando imediatamente, principalmente os mais avançados perto do território da OTAN que são as baterias instaladas em Kaliningrado e agora na Criméa.
Os traços pontilhados dizem respeito ao míssil 40N6 que a anos vem sendo desenvolvido pela Rússia para equipar os seus S-400 mas até agora não foram divulgados lançamentos de teste, ficando uma grande dúvida sobre se este míssil realmente está operacional ou não.