O presidente da delegação do Paraguai no parlamento do Mercosul (Parlasul), Alfonso González, exigiu ao Brasil nesta segunda-feira uma “imediata reparação compensatória” e que admita sua culpa por uma suposta incursão em território paraguaio que militares brasileiros fizeram em uma missão para combater o tráfico de drogas.
“A arrogância das forças de segurança do Brasil se manifestou novamente durante a recente operação “Ágata”, um colossal e anual desdobramento de soldados militares e policiais, armamento e equipamentos bélicos ao longo da faixa de fronteira com o Paraguai”, diz González em artigo divulgado nesta segunda-feira no site do parlamento do Mercosul.
Conforme disse ontem à Agência Efe o porta-voz da marinha paraguaia, o capitão de corveta Miguel Salum, lanchas militares brasileiras entraram duas vezes em território paraguaio, no Lago Itaipu, e houve troca de tiros, o que motivou uma nota de protesto do Paraguai ao Brasil.
O governo brasileiro informou que investiga o caso e anunciou que enviará ainda hoje uma resposta formal ao governo do Paraguai.
De acordo com o parlamentar, o Brasil não pediu a autorização do Paraguai para fazer a operação.
Ele ainda acusou os militares de roubar seis embarcações paraguaias em águas paraguaias e qualificou caso no Lago Itaipu de “atentado fratricida contra os afãs de integração em uma região da América do Sul”.
Segundo escreveu, o Brasil é um “nostálgico descendente do imperialismo opressivo” e um “foco do colonialismo lusitano”.
O representante paraguaio no parlamento regional, com sede em Montevidéu (Uruguai), exigiu uma o Executivo brasileiro “admita a culpabilidade e solicite a indulgência de seu par compatriota, oferecendo segurança plena de que tal ação não voltará a acontecer”.
FONTE: EFE – Terra
Antes de condenar o Paraguai…precisamos fazer o dever de casa…cabe ao Paraguai apresentar as provas de invasão ao seu território…e também ao Brasil apresentar a contra-prova, porque a operação deveria ser toda ela monitorada por um Comando…toda e qualquer operação deve agir dentro dos marcos estabelecidos…não cabendo a uma força maior negligenciar estes elementos…o Brasil é indulgente com o Paraguai considerando a tragédia que foi aquela guerra contra Solano Lopes que devastou o país…trata-se de um país pequeno do qual não temos nada a temer…a diplomacia brasileira tem como política a integração sul-americana seja por motivos geo-políticos ou econômicos…portanto não nos surpreendamos se países menos afortunados nos confundam com os espanhóis que foram e continuam sendo os reais algozes do povo sul-americano.
Não sabia que paraguai tem diplomata tão ridículo assim ,que situação agora estão espalhando pro mundo todo saber até pra ONU,mas eu admito compro muitos produtos paraguai o contrabando movimenta a economia e bem enfim decha pa laaa decha pá laaa.
Estão furiosos porque estamos atrapalhando o ganha-pão deles: tráfico, contrabando, roubo de carros brasileiros…….
Até onde consigo enxergar, classifico essa atitude do governo paraguaio como significativa o bastante, a exemplo de tantas outas congêneres, para alçar o nosso país a um estudo e uma reflexão profunda sobre a necessária tomada de uma atitude acerca da implementação de uma nova estratégia geo-política em relação ao Paraguay.
É de senso comum que existe de fato um interesse por parte dos grandes atores da política mundial em desestabilizar o continente sul-americano e colocar o Brasil no centro da antipatia desse continente, isso por inúmeras razões. Escolham as suas. Contudo, é preciso saber se nós estamos preparados para bancarmos essa possível crise continental. Estaríamos apostando muito alto, com cartas muito baixas. Ou seja: nesse momento, é jogar para perder.
Temos que arrumar a casa primeiro, temos que sair dessa crise, temos que implantar uma nova cultura política, financeira, educacional, moral, de defesa, etc., respeito a gente conquista, não é ofertado gratuitamente e o Paraguay, mesmo passando pelo que passou e passa até hoje, percebe essa vulnerabilidade com muito mais clareza do que a maioria dos brasileiros e a utiliza contra nós.
E nos preparemos pois esse aí está com cara de próximo golpista do Paraguay, já deve está bem apadrinhado esse idiota (USA, UK, UE) não digo essas instituições por inteiro, mas alguns setores políticos e militares desses países adorariam que voltássemos ao séc XIX. Agora começam os nossos testes verdadeiros e jamais devemos parar as nossas Operações Ágatas e sim intensifica-las. Assim já montar a estratégia para uma guerra simétrica, vocês sabem com quem. Pois a guerra assimétrica com eles já estamos tendo!
Meu Deus, cade os super tucanos? Mandem uma resposta formal para eles. 30 ST carregado de bombas nas plantações de maconha e Coca desses canalhas.
No Paraguai tudo pode contrabando, tráfico de drogas e de armas e qq país que vá tentar coibir isso vira alvo, porque eu penso que as autoridades paraguaias lucram com isso.
e tb tem aquela antiga rixinha da guerra dos dois países que nunca será esquecida.
Cadê meu comentário?
Seu comentário se tinha algum palavrão foi automaticamente pro lixo. Refaça o mesmo com coerência que o sistema aprova.
hahahahaha agora F… mesmo, o país dele historicamente é quem faz a economia do Brasil perder quase 2 milhões de R$ por ano com tráfico, vista isso, ele nem se toca de tal fato e ainda fala isso, tanto que tinhas hermanos lá né ….
Os Brasiguaios que se cuidem,se a coisa azedar poderão perder, e muito.
Essa raça é escrota e não confiável por tanto…….
Essa operação deve ser feita todos os dias,com tolerância zero,mijou fora do pinico bala neles,sem dó nem piedade.Outra ótima medida seria fiscalizar a ponte dia e noite,de forma que nada entre ou saia do País sem ser revistado.
Realmente como já disseram anteriormente o Brasil é muito diferente de todos outros países e todos eles nos vê (Brasil) como ameaça, exceto Colômbia que ainda vejo com bons olhos o restante deveríamos igonorar e abandonar o MERCOSUL e agir dentro dos nossos interesses e taça fodas-se para estes países vizinhos.
O principal problema com o Paraguai ainda está por vir: a renovação do Tratado de Itaipu em 2022.
A Republica Federativa do Brasil, tem que parar de abaixar a cabeça pros nosso vizinhos.
Não só o Paraguai, mas a maioria dos demais vizinhos como Bolívia, Venezuela e Uruguai nos veem da mesma maneira. São esses os países que queremos como parceiros? É com eles que queremos formar inúmeras alianças continentais com efeito prático mínimo e retorno zero para nós? Não vai rolar. Nunca. Somos muito diferentes desses cucarachos, a começar pela lingua, história e pelo tamanho da economia.
Mantenhamos somente as relações diplomáticas e comerciais, porque de resto já está claro que eles não confiam em nós por mais que façamos concessões. É prudente que também não confiemos neles.
Douglas,
China e EEUU são os maiores parceiros comerciais do mundo, e de comum, tem dois braços, duas pernas, uma cabeça e um tronco. O resto…
A China, por exemplo, não está nem aí para estas diferenças. Se a gente deixar, outros tomam conta.
Se fossemos para invadir, ja teriamos tomado!
É brigrinha de comadres , o verdadeiro dà em nada , isso tudo vai dà em pizza, mensalão, um pretrolão , e porraí vai …
Cambada de jagunço sem vergonha… se fosse eu mandava fazer uns voos de reconhecimento e depois uma incursão para desmontar um laboratório de coca ou queimar uma plantação de maconha lá dentro, que tem aos montes… Esses safados estão pegando dinheiro e fazendo escolta de traficantes, ou seja, criminosos jogando contra nós, e ainda vem fazer graça, brincadeira… haja paciência.
Topol,
É a guerra da mídia/propaganda. Até nas regiões dominadas pelos traficantes é usada. Rússia x EEUU, e por aí vai.
A que ponto o chegamos!
O cerco da PF e das FFAA nas fronteiras devem estar incomodando bastante. Isso é desespero. Mas devemos usar de inteligência diplomática também, ou senão, alguns países hispânicos vão se solidarizar ao Paraguai, isso não falar da ação estrangeira na região, das ONG`s, etc.
Com certeza Paulo, a diplomacia deveria ser usada mas o tom deveria ser mudado. Acredito que está mais do que na hora do Brasil assumir seu papel de líder regional e cobrar, exigir mesmo, dos paraguaios mais fiscalização e menos colaboração dos seus militares com o tráfico…
Se eles produzissem 100 toneladas de cocaína e dessem para os filhos deles cheirarem tudo eu nem esquentaria a cabeça, mas adivinha aonde vem parar toda essa porcaria ? quantos crimes seriam evitados, quantas prostituições , quantas mortes, quantas famílias destruídas…
Por essa razão eu acredito que o Brasil deveria tomar vergonha na cara também e impor essa condição a eles, ou vocês dão um jeito nisso ou damos nós…
Sob esses termos país nenhum daria razão a eles…
Se os EUA fizessem conosco isso que nós fizemos com o Paraguai , ia ter esquerdista aqui se batendo no chão e choramingando os mesmo argumentos usados pelo Paraguai.
Fronteiras existem para ser respeitadas .
Não é a primeira vez que o Brasil faz isso e nem foi por acidente ….
Gabriel a uns dois ou tres anos atras o Paraguai invadiu o nosso lado da fronteira e rebocou barcos de traficantes que estavam sendo presos por nossa PF,o governo paraguaio quer ceder seu territorio aos EUA e o Brasil engole os desaforos daquele governo de traficantes concordo que invadir e provocar uma guerra contra eles é loucura mas temos outros meios de fazelos baixar a crista é só fexar as fronteiras com nossas forças armadas diminuir a cota de dolares trazidos por brasileiros intencificar a fiscalização ao maximo na fronteira ao ponto de que nosso povo prefira gastar aqui do que lá e outra coisinha investir em usinas nucleares no sul do Brasil e demolir Itaipu antes que a historia se repita e o Brasil tenha que exterminar 2/3 da população paraguaia que eles procurem outro caminho para suas exportações e outros meios de conseguir energia aposto que ao comesarem estes atos que comentei quem vai correr para pedir desculpas e oferecer compensações sera o Paraguai e sem precisar temer os EUA.
Gabriel se você flagrar o seu vizinho ( um noiado ) jogando sacolas de lixo por cima do muro dentro do seu quintal, você não iria reclamar ? E se além disso ele repetisse varias vezes e te desafiasse e dissesse palavrões você não iria ter vontade de pegar o cara lá dentro ???
É a mesma coisa…
Mas era só o que faltava mesmo!!!
Quem diria, o Paraguai pagando sapo para o Brasil!!
Que saber?
VSF!!!
correção=Paraguai
O Paraguaia é que deve pedir muitas desculpas ao Brasil,por ser conivente,leniente e condescendente com o tráfico,contrabando,fomentar o roubo a carros e gado na nossa fronteira,e não o contrário,fogo neles.
Este argumento também vale para o Brasil né! ou nós somos vivemos a plena ordem institucional por aqui e eu não to sabendo?O país que recebeu o Batisti , abrigou os criminosos nazistas fugidos do tribunal internacional , o país do petrolão( maior desvio de dinheiro da história da humanidade), o país que RECEBE AS FARCS em seu território….
Só faltou nos chamar de “macaquitos”.Esse fiduma egua merece é uns tirim nos cornos…..
Eu não confio em nenhum governo sul americano se houver um conflito aqui vão ser todos contra nós. Se for provado que os soldados brasileiros invadiram território paraguaio que o governo se retrate mais que cobre do governo paraguaio atitudes mais severas com os contrabandistas não somos obrigados a aceitar as armas , trocas que vem de lá.
Muita calma nessas horas. Não se sai por aí fazendo guerras.
Tenho um amigo que trabalha na PF que já trocou tiros diversas vezes com a marinha paraguaia, porque alguns oficiais dela encobertam a entrada de contrabandos no Brasil: muambas, armas e drogas! Um dia haverá um incidente sério por causa disso. Acredito que o protesto se deve aos interesses $$$$ particulares de marinheiros e traficantes paraguaios que veem seu negócio prejudicado, mas o Brasil tem que estar atento, porque esse pessoal que assumiu depois do golpe que derrubou Lugo é pró-EUA e anti-Brasil.
A saída de Lugo foi orquestrada pelos EUA para colocar lá um pau mandado. O Brasil sempre foi o país com maior incidência e poder dentro do Paraguai desde que vencemos a guerra e o partido colorado se consolidou. Não descartaria uma provocação teleguiada. O problema é que não temos cacife para aumentar a aposta se os EUA decidirem fazer do Paraguai um tipo de Georgia como fizeram com os russos. Teríamos que engolir a seco a provocação.
Parabéns pelo comentário, tem comentaristas aqui que se esquecem que hoje o Paraguai é governado por um político de direita contrabantista de cigarros aliado do “amado” USA
É isso mesmo, Marcelo.
Tem outras forças por trás desse político, e ele aproveita para fazer meia hora de fama e propaganda eleitoral interna.
O Brasil não deve entrar nesta polêmica, e sim deixar que o ônus da prova a quem acusa.
Deve investigar internamente e comunicar à UNASUL, através do Itamaraty, as medidas disciplinares adotadas, caso se confirme.
Aproveita e oferece ao Paraguai (e a outras nações, simbolicamente) um estratégico convite de cooperação e participação (limitado de acessos à informações, é claro!) de ações e monitoramento contra o contrabando, tráfico de drogas, roubo de cargas e veículos, troca de dados alfandegário e da Receita Federal, entre outras coisas. Proposta esta, apresentada dentro do plenário da UNASUL. Eles vão engolir seco.
O Brasil está fraco militarmente, a partir deste tempo será motivo de muitos aborrecimentos e abusos por parte de “nossos hermanos, mui amigos”, o paraguai sempre será um problema para o Brasil.
Em um futuro possível enfrentamento com o Brasil, sabemos que todos os “nossos hermanos, mui amigos” devem se colocar contra o Brasil, e um possível enfrentamento em conjunto…
Coisa chata em ….. presença la deveria ser constante e pesada … fazer o q se militares paraguaios fazem ”bico” pra escoltar traficantes ( principalmente armas) …. quero e q larguem o aço pra cima deles .. nada de tiro pro alto
A soberania violada será então reparada com “uma reparação”, ou seja, um “por fora”?????
Este é nosso clássico vizinho.
Vergonha.
Paraguai não tem o que fazer não? ao invés de querer reparação por que não auxilia no combate total aos crimes transfronteiriços, porque toda droga armamento, e produtos ilegais todos sabemos muito bem que passam do lado de lá para cá por meio das embarcações paraguaias através desse rio, agradeçam a coragem do soldado brasileiro que coloca sua vida em risco para defender nosso território de todas as porcarias vinda do pais vizinho e tenho dito.
Pois é, em vez dos paraguaios pedirem desculpas por atrapalhar a missão, vem com esta retórica histórica de que somos imperialistas, devíamos é ter uma postura imperialista para com eles para que sentissem. Firmeza com estes “Hermanos”!
Este idiota acredita piamente q isso ira ocorrer. Enfatizo a este paspalho do paraguai, q gracas aos frouxos deste desgoverno tvz isso aconteca de forma informal, mas saiba ele q aqui de nossa parte, os cidadaos cordatos, honestos e patriotas do Brasil, desejamos a ele e seus comandantes um sonoro VSF………..fim de papo…..vai arrotar em outrao lugar..ou melhor….vai miar no paraguai……