Após vender o HMS Ark Royal para ser sucateado na Turquia, o Ministério da Defesa (MoD) foi obrigado a comprar peças sucateadas para manter seu único porta aviões em operação.
O jornal The Mail on Sunday revelou o esforço frenético para recolocar o HMS Illustrious em operação após um incêndio. Funcionários do MoD resgatam peças do navio irmão HMS Ark Royal – o porta-aviões foi vendido há dois anos. O navio histórico foi enviado para um ferro-velho turco para ser reciclado em latas.
Esta medida de redução de custos deixou a Grã-Bretanha sem um único porta aviões, pois o HMS Illustrious só pode transportar helicópteros. Um relatório obtido pelo jornal revela que, após o incêndio a bordo, oficiais do navio descobriram que não tinha peças para substituir as que foram destruídas .
Isso levou a autoridades do MoD a fazer um pedido de emergência para os proprietários do Estaleiro onde o navio está sendo sucateado, para procurar os restos enferrujados do HMS Ark Royal, afim de encontrar as peças que faltam.
Mas o ex-chefe da Marinha Real , o almirante Lord West , disse: ” Nós deveríamos ter ficado com o HMS Ark Royal para este tipo de situação . “Vende-lo para a sucata foi um risco enorme. Com seu navio irmão HMS Illustrious permanecendo em serviço, agora teria sido muito útil”. A Marinha Real foi cortada até o osso, sem porta-aviões e com apenas 19 destroyers e fragatas.
As peças do HMS Ark Royal são necessárias devido ao incêndio no HMS Illustrious. O navio tinha operado anteriormente em patrulhas anti- pirataria ao largo da costa da Somália. Foi durante essa operação que o fogo começou no dia 13 de agosto do ano passado. O porta aviões retornou a Portsmouth em 10 de janeiro, depois de entregar suprimentos de ajuda humanitária às vítimas do tufão Haiyan nas Filipinas.
O HMS Illustrious deve ser aposentado no final deste ano. O novo porta-aviões HMS Rainha Elizabeth tem sua entrega prevista para 2020. Um porta-voz do MoD disse: “A peça não era o que rotineiramente precisaríamos para a substituição, mas um pequeno incêndio fez com que precisássemos de outra, o que nós fizemos, pagando £ 57.000 a menos do que teríamos feito se comprássemos uma nova”.
FONTE: The Mail on Sunday
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Sempre achei que deveríamos ter comprado o Ark Royal e o Invencible, não lembro se nos foram oferecidos. mas como a Marinha estava procurando por um projeto de porta aviões, os Ingleses muito provavelmente não nos ofereceram esses classe Invencible por esse motivo, seriam muito bons como Porta Helicópteros, e temos os melhores Helis que o dinheiro pode comprar, seria uma boa compra.
Tem história semelhante por aqui tb!!! vou dar só a dica… foi um NTrT….
Na verdade eles tem outros exemplos dessa natureza. Em fins dos anos 70 as restrições de caráter orçamentário mandaram encostar as aeronaves cargueiras de grande capacidade da RAF, os Belfast C-1. Os Belfast eram cargueiros turbo-hélices muito maiores que um C-130 e capazes de levar cargas volumosas e pesadas de até 40 toneladas. Os aviões foram vendidos para uma empresa de cargas e em 1982, quando se tornou necessário transportar suprimentos para a ilha de Ascenção pra o esforço de guerra nas Falklands, o MoD contratou os seus ex-Belfast, agora da Heavy Lift!