Durante o VII Show Internacional de Defesa Marítima (MVMS- 2015), em São Petesburgo, a KBP-Konstruktorskoy e Byuro Mashynostroyeni, apresentou imagens dos novos sistemas antiaéreos navais para a Marinha Russa, entre eles o sistema de mísseis e canhões (ZRPK) “Pantsir-M”.
O ZRPK “Pantsir-M” está sendo desenvolvido com base no ZRPK terrestre “Pantsir-S”, mas parece ter uma parte diferente da artilharia, como pode ser visto, incluindo dois canhões AO-18KD de 30mm e seis canos.
FONTE:bmpd.livejournal
Este sistema comporta defesa aérea de sam com alcance entre 18/20km dependendo das condições e 2 canhões gatlin 6 canos de 30mm com alcance de 4km seria ideal para naves de guerra com porte de fragatas leves e corvetas pois combinam mísseis e canhões em um só sistema, complementando-se. Apesar do preço elevado é mais barato que os dois sistemas comprados separadamente.
Só ai justificaria um TOT para o Pantsir e o valor que está sendo cobrado.
Se for para ser produzido no Brasil tanto a versão terrestre como a naval.
Esse sistema é interessante para navios sem espaço para sistemas VLS, como as corvetas Inhaúma e Barroso!
Bolovo.
Concordo. De posse de um sistema assim e sendo possível, poder-se-ia retirar os Bofors 40mm sobre o hangar de ambas as classes e instalar apenas uma peça dessas. Imagino que reserva de estabilidade tem pra isso nas duas classes…
Tirando a Barroso, que é o navio mais novo, resta saber quando as Inhaúma remanescentes retornarão e por quanto tempo permanecerão na ativa… Caso contrário, não creio que compense o esforço…
Mesmo os vasos que serão dotados de VLS poderiam receber esse sistema, deixando os silos apenas para armas maiores…
…………o problema é dindin pra comprar agora em época de crise……..
Sempre achei que o Kashtan fosse o Pantsir naval.
A MB já demonstrou interesse antes no ciws Palma publicada aqui no DAN. Quem sabe com a escolha do Pantsir -S pelo EB possa abrir caminho para a versão naval ser adquirida pela marinha. Esse sistema ao meu ver cairia bem na classe Amazonas dando maior poder de fogo e defesa.
Fogo dos infernos! 6 canos de 30 mm disparando com o dobro da taxa de disparo do estadunidense Phalanx CIWS…
A julgar pelas imagens, o Pantsir-M parece ser uma atualização do Kashtan-M, provavelmente com novos mísseis e sensores…
O vídeo abaixo mostra o Kashtan-M em ação, aos 5:00 é mostrado sistema de recarga dos mísseis. As fragatas da MB deveriam possuir um sistema como este, sua taxa de destruição dos alvos e bastante elevada.
https://youtu.be/FX2ZTPVnWd4
Caro Fred,
Que vídeo! Show!
Esse e o melhor sistema de defesa anti-aerea de ponto que um navio pode ter, o unico problema e que o navio que receber esse sistema tera a obrigaçao de ter a estrtura projetada para receber esse sistema.
O ciws AK-630 M2 tambem e bastante interresante:
http://www.youtube.com/watch?v=R1z0Se4JiUU
Esse sistema é bem interessante , acho que serviria bem a MB
acho esse sistema para os patrulheiros