No futuro, uma frota de aeronaves de transporte pesado será capaz de mover uma unidade estratégica de 400 tanques Armata, com munição, para qualquer lugar do mundo. E, provavelmente, a uma velocidade hipersônica, permitindo a Rússia, montar uma resposta militar global.
De acordo com uma nova especificação do projeto da Comissão Militar-Industrial, em Moscou, o avião de transporte, apelidado PAK TA, vai voar a velocidades supersônicas (até 2.000 km/h) e contará com uma impressionante carga útil de até 200 toneladas. Ele também terá um alcance de pelo menos 7.000 quilômetros.
O programa PAK TA prevê 80 novos aviões de carga a serem construídos a partir de 2024. Isso significa que em uma década, o Comando Central da Rússia será capaz de colocar um exército blindado pronto para a batalha em qualquer lugar, segundo relatórios de peritos online, que citaram uma fonte no serviço militar que participou da fechada reunião.
Uma das principais tarefas da nova PAK TA é transportar tanques de mísseis pesada Armata e outros equipamentos militares na mesma plataforma, como sistemas avançados de artilharia autopropulsadas, complexos de mísseis antiaéreos, transportadores de mísseis táticos, múltiplos sistemas de lançamento de mísseis anti-tanque e veículos de combate.
O cargueiro PAK AT será multinível, com compartimento de carga automatizado e terá a capacidade de lançamento aéreo e pessoal em qualquer terreno. Uma frota de dezenas de cargueiros aéreos PAK AT, será capaz de deslocar 400 tanques pesados Armata, ou 900 veículos blindados leves, como o Sprut-SD.
“Com o desenvolvimento de uma rede de bases militares no Oriente Médio, América Latina e no Sudeste Asiático, que estão previstas para serem concluídas durante o mesmo período de tempo (até 2024), é óbvio que a Rússia está se preparando para um confronto militar em grande escala, e de escala transcontinental “, diz o especialista online.
Uma fonte que participou da reunião fechada da Comissão Militar-Industrial, disse na condição de anonimato, que estava “chocado” com as exigências do militar.
Segundo a fonte, o projeto PAK TA está em curso há vários anos e, irá substituir os cargueiros aéreos que operam atualmente. Mas tal declaração de missão global para a aviação nacional de transporte militar, nunca havia sido exposta antes.
“Isso significa que, pela primeira vez, temos o objetivo de criar uma capacidade operacional de transporte aéreo de um exército de pleno direito a qualquer lugar desejado do planeta”, disse a fonte. Isto significa deslocar uma tarefa forçar do tamanho das tropas dos EUA no Iraque, em questão de horas em qualquer continente. “No contexto da atual doutrina militar que desafia a compreensão”, disse a fonte.
A especificação inicial para o PAK TA, implicava construir cargueiros aéreos subsônicos com velocidade de cruzeiro convencional de 900 Km/h e um alcance de 4.500 quilômetros.
O programa envolve a criação de cargueiros wide-body, com cargas que variam 80 à 200 toneladas, para substituir todas as aeronaves de carga Ilyushin e Antonov existentes.
A única aeronave que opera com uma carga comparável é o Antonov An-225 Mriya (até 250 toneladas), mas este é um avião único criado especialmente para o programa do ônibus espacial soviético Buran.
No ano passado, foi noticiado que os futuros cargueiros aéreos militares seriam desenvolvidos pelo Complexo Ilyushin Aviation, com alguns especialistas afirmando que a empresa pode se basear no projeto do avião de carga Il-106 (80 toneladas), que ganhou uma licitação do governo no final de 1980 , mas foi abandonado após o colapso da União Soviética.
Agora, com as especificações e objetivos ambiciosos, o PAK TA é uma aeronave de transporte verdadeiramente de próxima geração.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:RT
Tudo isso que foi comentado por todos voçes é pura ficção científica.cavitaçao,ekranoplanos avião levantar voo com peso exorbitante alçançar veliçidades altíssimas neste peso isso não existe na vida real só em filmes como de volta para o futuro ekramoplano skate do personagem martin. E mísseis cavitaçao do filme g joe. No real
Não passa de uma “intenção” russa criar essa força blindada aerotransportada com tais características e de tamanhas dimensões mas de qualquer forma parabéns aos ivans por demonstrarem foco no que querem… apenas acho que não seria sábio estipular uma data com menos de 20, 25 anos para que esse desejo se realize,. assim como sua frota de Destroyer nucleares classe Líder, seus bombardeiros stealth PAK DA (Invisible Death), nem o T-50 ainda podemos contar… Respeito demais suas criações, mas sejamos francos, uma coisa de cada vez.
Não duvide dos russos , pois pessoas capacitadas não lhe faltam e tecnologias também eles são mestres em superar obstáculos e suas máquinas voadoras são o maior exemplo disso ; pergunte aos norte americanos a quem eles mais respeitam , chineses são moda , mas o russos são realidade e costumam dar uma tremenda dor de cabeças aos yankes !
Oque colocaram na agua do Putin, ele tá doidão. Cargueiro de 200 toneladas voando a 2000 km em 2024?!
e o pior é que tem gente que acredita nisso.
A esse peso as pistas de aterragem deverao ser feitas de betao e revestidas de ferro, Vejam so o Air-Bus 380 que transporta muitissimo menos que esse tal monstro para aterrar precisao que a pista seja reformulada grandemente.. Ou entao fazendo apenas 2 viagens a atmosfera estara completamente poluida e devo questioner tambem sobre que depositos terao para armazenar conbustivel que aguente o peso e velocidades descritos?
A matéria ao meu ver é mais um conceito, talvez “pegue”, talvez não, não adianta discutir se a Rússia tem tecnologia, ou se está à frente ou atrás dos americanos, o fato é que a URSS (falo como um todo) é um planeta à parte, eles podem tudo que quiserem, tem excelentes escolas, cultura, profissionais capacitados, TUDO que precisa, mas o problema é dinheiro, o comunismo acabou, antes eles fabricavam dinheiro e construíam tudo, mas agora existe a inflação, o comércio mundial, a necessidade e oportunidade, eles não estão rasgando dinheiro, se tiver mercado eles farão, tem tecnologia pra isso, mas eu particularmente acredito que não, falta grana $$$$$$$$$ e mercado consumidor interessado em adquiri esse tipo de aeronave, não é para qualquer um, então é mais um conceito, uma idéia…
Os russos não tem tecnologia para isso , nem para cargueiros pesados mais convencionais na época da União Soviética os aviões cargueiros eram feitos pela Antonov da Ucrania ,como os porta-aviões também eram feitos pela estaleiros ucranianos .Para aqueles pensam que a Russia é lá estas coisas, até hoje eles dependem de motores ucranianos seus helicópteros peças para seus foguetes .
Uma “rede de bases militares no Oriente Médio, na AMÉRICA LATINA e na Ásia…” ?????? Onde será essa base russa na AL ????? A UNASUL vai aceitar ????????
Por isso a minha vovozinha sempre dizia … o mal é pensar que o boi esta morto … quero ver o caras lançando essa encrenca lá por 2020 e o mundo ficar estupefato … ” a Russia esta morta” … ” é um urso desdentado e tal …”
Sei não…muito propaganda! Muitos videos!
Diferente dos EUA que fazem o video mostrando o danado voando, jogando JDAM e ARAAM os russos mostram conceitos para daqui a 50 anos.
E tem gente que ama isto.
Proud,
Talvez seria melhor você assistir uma pequena série chamada “Corrida Espacial”, lá mostra que os russos nunca devem ser subestimados, vale lembrar que os melhores matemáticos do mundo, pertencem a Rússia e essas belezinhas como tudo o que existe no mundo, são feitos através desta matéria tão odiada por muitos.
Não sejamos tolos em achar que a Rússia já era, a Rússia ainda detém, desde 1960, o melhor foguete para se lançar humanos ao espaço.
Convido a todos a assistirem a série acima, e talvez darão mais importância aos Russos.
Pesquisas feitas recentemente mostraram que nos países gelados, os níveis intelectuais batem de sobra os países não tão gelados, pois o tempo de estudo é melhor administrado.
Fica a dica a todos.
Abraços.
…………o avião tem um desenho bonito…porém é de se crer que não tenha realmente essa capacidade toda a longo prazo…é uma propaganda refinada pra vendas e se os russos fabricam bom armamento,tem razão em alardear seus produtos…..
PRONIN, isso tudo que tu “previu” não foi Russo não, tu vistes em Hollywood. Lá nos EUA sim, é a terra da propaganda surreal.
GRANDE VLADIMIR PUTIN!
80 ? os amis n consequiram nem 20 b-2 e sao a economia dominante acho que os russos tao delirando
Propaganda!!!!…A alma da dissuação e da política de medo russa contra a OTAN e qualquer um que contrarie os interesses deles se chama: Propaganda!…agora os russos poderão tudo: Viajar com mochilas voadoras, com coletes que aguentam munição .50, usando exoesqueletos que multiplicam sua força em 100 vezes, tendo visão termal e infravermelho…, seus tanques vão poder andar a 300 km/h e seus jatos usarem raios laser e ambos serão invisíveis, assim como seus submarinos poderão voar nos céus em velocidade supersônica!
Elon Musk CEO da Tesla Motors e da Space X já profetizou as aeronaves elétricas, este sim um projeto digno do século 21! Porque pensar em super cruise somente para as aeronaves de caça? Veja que e uma aeronave limpa realmente do séc 21!
Acreditem. Posso lhes afirmar.
Este avião será feito!!!
Paro por aqui.
Pode ser feito.
Mas o avião da imagem não é supersônico.
Basta olhar os ângulos de ataque das asas e as entradas de sem rampas de choque.
acho que dessa vez eles viajarão acho que nem em 2050 e possivel fazer um desse.
A tecnologia dos fans elétricos para mover grandes aviões ainda está meio distante.
Esse artigo é muito otimista.
E apesar de achar bem interessante o avião transporte, ele com certeza não é o que é citado no texto, com capacidade supersônica e com payload de 200 t.
Esse avião tá mais pra faixa de peso do C-17. Também não é supersônico nem que a vaca tussa. Não com essa aerodinâmica e com apenas uma turbina.
O que ele parece inovar em relação à atual geração de aviões de transporte tático/estratégico, será na economia do combustível, que redunda em maior alcance, e na furtividade.
Sim Bosco, também tenho o mesmo entendimento, agora é inegável que se sair do papel, ele será revolucionário só pelo fato de ser motorização hibrida, concorda?!?! No mais, não acredito que, assim como o C-17, ele deve operar em pistas despreparadas.
Até mais!!! 😉
Se cada um levar 5 tanques o que é muito são necessarios 80 aviões….
400 mbts é simplesmente impossível. 400×50 ton = 20000 toneladas. Deslocamento proximo de um Mistral….
E ainda tem gente que dúvida da letalidade e robustez dos equipamentos Russo, e do enorme medo que o Ocidente tem deles.
Ao ponto de um renomado general Americano dizer ” DROGA, OS RUSSOS CONSEGUIRAM DE NOVO” ao ver um equipamento ( NÃO ME LEMBRO QUAL) Russo.
Coisas que só agora no F-22 possui ( VETORAÇÃO DE EMPUXO, DISPARAR MÍSSEIS PARA TRÁS etc..), já estação nos aviões Russos há tempos.
Isso para não falar nos mísseis, bobos são os países que perdem á oportunidade de cooperar com esse país; como o Brasil que recusou participar do desenvolvimento do PAK-FA; dentre outros projetos.
País lastimável esse nosso !
Os russos não conseguirão voar essa aeronave em 2024 nem com reza forte. Falta tecnologia para que ele voe a 2.000Km/h carregando o que eles propõem. Depois de 2024, 2050 talvez.
Diria lá pra 2150, com reza forte começando agora mesmo!!
um abraço.
Nisso te dou razão, acho que eles levaram mais tempo para poder concretar algo assim.
Padilha em matéria de velocidade não subestime os Russos eles tem misseis hipersônicos, torpedos de cavitação e veículos navais Ekranoplanos. TODOS sempre mais velozes que seus congêneres ocidentais.
Mesmo no Adobe Photoshop do vídeo a propulsão é por um motor de turbina gas que gera eletricidade para ventiladores elétricos para comprimir o ar. PORTANTO a propulsão deste bicho deve ser stream jet ou alguma FRINGE tipo laser ou outro meio de “explodir o ar” para produzir propulsão. Este vídeo mais esconde do que explica… TEM tecnologia de sobra na Rússia para aprontar surpresa para os ocidentais…
Tomara que vc esteja certo.
um metodo mais simples seira usar a turbina pra alcançar alta velocidade subsonica e a partir daí ir acelerando com motores ranjet
mas se eles realmente pretendem usar propulsão eletrica, no lugar da turbina a gás pra gerar eletrecidade o ideal seria um reator que deve ficar mais leve que a massa de combustivel dum sistema convencional
reator nuclear*
De qualquer jeito é um modelo subsônico.
Basta olhar.
Gilberto,
Quais mísseis hipersônicos você se refere?
E isso de “todos mais velozes que os americanos” não quer dizer muita coisa. Ser veloz seria bom se fossem carros de F1, mas não é necessariamente bom em equipamentos militares.
Os torpedos de supercavitação russos se brincar nem são mais usados de tão ultrapassados. Apesar de ser uma arma exótica (a la URSS), não serve pra muita coisa. Quando foi concebido ele seria um vetor de uma ogiva nuclear. Hoje, dotado só de uma ogiva convencional, ele é praticamente inútil.
Os ekranoplanos gigantes da era soviética, apesar de formidáveis, não mostraram ao que veio e ninguém sabe ao certo pra que eram úteis. Hoje não mais existem. Eram mais lentos que aviões e tinham menos alcance e autonomia que navios e não era bom nem numa coisa nem em outra.
Apesar de haver um potencial para ekranoplanos para o transporte de cargas superpesadas (tecnologia concorrente com os super dirigíveis), eles ainda não existem.
acho que os ekranoplanos seriam um bom conceito pra combate litoraneo, mas o calcanhar de aquiles realmente é a pouca autonomia
Mísseis hipersônicos existem desde que os anos 50. Há centenas de mísseis que em algum momento de sua trajetória alcançam ou ultrapassam Mach 5.
Mísseis balísticos, mísseis anti-satélites, mísseis anti-balísticos, e muitos mísseis ar-ar, sup-ar e sup-sup, todos dotados de foguetes (propulsão independente do ar) sólidos ou líquidos, são “hipersônicos”, e todos os lados os têm.
A corrida que há atualmente é em relação aos mísseis hipersônicos é desenvolver mísseis que consigam voar a velocidade supersônica durante todo o trajeto, do lançamento ao alvo, os chamados mísseis de cruzeiro supersônicos, que usam propulsão aspirada.
Esses ainda ninguém tem, mas os únicos que já divulgaram os resultados de seus testes bem sucedidos foram os americanos.
Em relação aos outros países, é pura especulação. Os indianos afirma que dentro de 10 anos irão ter uma versão hipersônica do Brahmos, mas até agora não divulgaram nenhum teste.
Apesar de alguma fontes citarem os mísseis russos antinavios como sendo hipersônicos, ou é por ignorância, ou é porque na Rússia o termo “hipersônico” é usado em situação diferente da que é usado no Ocidente, ou é proposital visando pura e simplesmente a “desinformação”.
Quando o termo “míssil hipersônico” é usado no Ocidente, ele quer dizer um míssil de cruzeiro que voa em velocidade de Mach 5 ou superior (claro, a grandíssima altitude), geralmente fazendo uso de motores aspirados.
O motor aspirado mais promissor para ser usado nos mísseis de cruzeiro hipersônicos é o “scramjet”, mas há outras tecnologias propulsivas sendo desenvolvidas com a mesma finalidade.
Esse meu texto ficou completamente ininteligível.
Cruz credo!!
O certo é: A corrida que há atualmente em relação aos mísseis hipersônicos é desenvolver mísseis que consigam voar a velocidades HIPERSÔNICAS em todo o trajeto, do lançamento ao alvo, os chamados mísseis de cruzeiro HIPERSÔNICOS, que usam propulsão aspirada.
Bom dia Sr. Gilberto Rezende; desculpe a minha ignorância; o que significam: torpedos de cavitação, e veículos navais Ekranoplanos?
Agradecido.
torpedo de cavitação na verdade é um míssil submarino que usa da cavitação pra criar uma bolha de ar em volta de si, e “voar” submerso, já os ekranoplanos são um tipo de aeronave que voa próximo a superfície e usa do efeito de solo pra manter sustentação
Torpedo de cavitação é uma arma que utiliza o efeito de cavitação na água onde o movimento acelerado (geralmente giratório como num hélice) afasta a água mais rápido do que ela pode se opor. num hélice de embarcação é um efeito ruim pois o eixo roda em falso e não há efeito de propulsão pois forma-se uma bolha onde o hélice gira livre. Os russos desenvolveram um tipo de Torpedo que une uma superfície côncava que girando a alta velocidade forma um cone de cavitação que diminui dramaticamente a resistência ao avanço da arma de modo a alcançar velocidade inimagináveis para este tipo de arma submarina.
Ekranoplanos são um tipo de veículo naval utilizado pelos russo que utiliza o efeito solo para obter altas velocidades. Um híbrido entre navio e aeronave e igualmente reduz a resistência ao avanço da unidade naval. Embora descontinuado pela queda da USRR e pelos problemas então inerentes ao sistema de dificuldade de manobrabilidade de curva e instabilidade em manobras rápidas se tem informações que os russos pretendem reviver esta tecnologia uma vez que com os recursos moderno de controle assistido por computador e a utilização de corretores de posição pneumáticos assistidos por computador um projeto moderno de Ekranoplano pode superar as limitações técnicas dos modelos soviéticos das décadas 80/90.
Foxtrot,
Para cada inovação soviética que você citou há 10 americanas que os russos “copiaram”.
Não é por aí!!
Sem dúvidas isso aí não vai passar do PowerPoint!
Se fosse um programa brasileiro eu até estaria contigo, porém não é o caso.
Acho em todo caso que se o programa chega a ser muito caro para o bolso dos russos, ele sempre pode ser compartido com India e China.
o bicho ficou bonito mas em caso de guerra teria que se escoltando