Por Karl Soper
O motor 117S (AL-41F1S) “segunda fase” para o caça Sukhoi T-50, se aproxima da conclusão.
Desenvolvimento da “segunda fase” do motor melhorado para o caça de 5ª geração PAK FA T-50 da Rússia, está em fase de conclusão, de acordo com a TASS.
O diretor-geral da Komsomolsk-na-Amure Aviation Plant (KnAAZ), Alexander Pekarsh, disse recentemente à agência de notícias russa que o motor da segunda fase “está pronto para trabalhar e os testes estão indo conforme o planejado”.
O T-50 é o caça mais avançado da Rússia. Oito protótipos estão realizando testes de vôo, enquanto quatro estão sendo montados em KnAAZ. Protótipos têm o motor “primeira fase” ou 117S (AL-41F1S), que também alimenta o caça Su-35S (KnAAZ monta T-50, Su-35S e Su-30).
O motor de desenvolvimento “segunda fase” é conhecida como “ponto 30′. Ele supostamente possui uma assinatura infravermelha reduzida, maior empuxo (até 42.990 libras), supercruise, e uma melhoria de 15 a 18% na economia de combustível e menores custos de ciclo de vida.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: IHS JANE’S
Estar “dentro do cronograma” não é pouca coisa, vide os atrasos do Programa F-35…
Nada de novo nesta informacao, a previsao de 4 anos atras ja dizia q seria entregue um novo motor por volta de 2017-18. Este problema so foi resolvido c a divisao de tarefas para o desenvolvimento do mesmo (disputa dos fabricantes locais). Nao fosse isso e tvz o T 50 ja estaria operacional a mais de 2 anos. Vamos aguardar para ver se esta aeronave entrega tudo o q dizem.
Para os que dizem ao vento que o T-50 não tem motor, terão que dormir com essa… a previsão é que no próximo ano de 2017 os novos protótipos já saiam de fábrica com o novo motor definitivo
Que venham os F22 e os F35 para vermos quem é quem de verdade.
Tudo segue conforme o cronograma, e se assim continuar veremos o PAK FA voando completo em 2018.
Eu pensava que este motor só estaria pronto lá por 2020, pelo jeito, os russos pisaram no acelerador!