Oito Estados membros da OTAN iniciaram exercícios de guerra antissubmarino no Mar Mediterrâneo, segundo disse a aliança em um comunicado de imprensa nesta segunda-feira (22).
“O exercício da OTAN, DYNAMIC MANTA 2016 (DYMA 16), começou hoje ao largo da costa da Sicília, com navios, submarinos e aviões e participantes de oito nações aliadas convergindo sobre o Mar Mediterrâneo Central”, afirma a nota.
Submarinos, navios de superfície e aeronaves marítimas da França, Alemanha, Grécia, Itália, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos participam das manobras para melhorar as habilidades de combate de suas respectivas forças navais em um ambiente multinacional com múltiplas ameaças, diz o comunicado.
“Os submarinos vão se revezar caçando e sendo caçados, coordenando estreitamente os seus esforços com os participantes de ar e de superfície”, acrescentou a aliança militar ocidental.
Os EUA e a OTAN têm reforçado sua presença militar combinada na Europa. No início de fevereiro, o secretário de Defesa dos EUA Ashton Carter disse que Washington vai quadruplicar o financiamento militar dos EUA no continente europeu, elevando o montante a US$ 3,4 bilhões em 2017.
FONTE: Sputniknews