Por Gabriel Porfilio
Três anos depois que todos os Grumman S2T Turbo Tracker do Comando da Aviação Naval Argentina pararam de voar, uma aeronave desse modelo, o 2AS24,
fez no último dia 08 de setembro, um vôo de teste depois de receber manutenção para voltar à ativa.
Os planos da Marinha Argentina são colocar de volta em serviço pelo menos duas unidades (de um total de três disponíveis) destes inestimáveis aviões anti-submarino, de modo a Esquadrilha Aeronaval Antisubmarina recuperar algumas habilidades perdidas nos últimos anos.
O Comando da Aviação Naval atualizou o Turbo Tracker com motores Garret TPE 3311SAW (quatro unidades), o primeiro em Israel e, em seguida, três na Argentina, no final dos anos oitenta e início dos anos noventa, deixando um quinto a meio caminho por falta de recursos. Das quatro unidades modernizadas três permaneceram na frota, mas estavam fora de serviço de manutenção.
Espera-se que após a conclusão do trabalho nesta unidade e seu relatório final para o retorno da Esquadrilha Aeronaval Antisubmarina, o trabalho avance para a segunda aeronave do mesmo tipo em que estão trabalhando, para coloca-la em condições de vôo.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Infodefensa