O governo do Reino Unido denominou “Operation RUMAN”, a operação para fornecer apoio militar e fornecer ajuda humanitária às Ilhas do Caribe, para as pessoas dos territórios ultramarinos do Reino Unido e cidadãos britânicos afetados pelo furacão Irma.
Quando ocorrem desastres naturais ou causados pelo homem, a infra-estrutura e os recursos de um país podem ser prejudicados. Com a perda de eletricidade, a escassez de alimentos e suprimentos de água e vidas humanas em risco, responder rapidamente em cenários que ameaçam a vida, é fundamental para a Royal Navy. Porque temos habilidades, equipamentos e know-how para ir a qualquer lugar, independentemente de danos potenciais à infra-estrutura local.
HMS Ocean (L 12)
O navio de assalto anfíbio HMS Ocean carregou suprimentos de emergência em Gibraltar para fornecer ajuda aos territórios ultramarinos britânicos no Caribe afetados pelo furacão Irma. Os suprimentos fazem parte do pacote de assistência de longo prazo fornecido pelo governo do Reino Unido.
Enquanto esteve em Gibraltar, o HMS Ocean carregou mais de 200 paletes de carga, incluindo itens como madeira, baldes, água engarrafada, roupas de cama, roupas, bem como alimentos e leite para bebês que são escassos. Ela também está levando veículos para a região afetada doada pelo governo de Gibraltar.
O navio partiu na noite passada com sete médicos extras para otimizar o atendimento de emergência, se necessário. O comissário Kevin Slater, disse que estava “muito ansioso” quando soube que o navio baseado em Plymouth seria desviado para a região. “Estou orgulhoso de ir lá para ajudar as pessoas”, disse ele. “Ouvi dizer de amigos que a situação é devastadora com muitas pessoas desabrigadas, sem infra-estrutura e sem água”. As pessoas do Caribe tendem a ser bastante resistentes. Esta não é a primeira tempestade ou furacão … mas é a primeira neste nível. “Tenho certeza de que as pessoas vão se recuperar disso, mas vai levar algum tempo”.
FONTE: RN