Foi realizada, nas dependências do Comando da 2ª Divisão da Esquadra, no dias 30 e 31 de julho, a reunião final de planejamento da Operação “Fraterno XXX”. Essa tradicional operação busca estreitar o relacionamento e ampliar a interoperabilidade entre as Marinhas da Argentina e do Brasil, além de aprimorar o nível de adestramento das unidades envolvidas.
Em 2012, a Operação ocorrerá na “Amazônia Azul”, em uma área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Itajaí (SC), no período de 27 de agosto a 11 de setembro de 2012. Estão programados eventos protocolares nos portos e diversos exercícios no mar. A Marinha do Brasil, a princípio, se fará representar pelas Fragatas “Niterói” e “Bosísio”; Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”; e o Submarino “Tamoio”. A Armada da Argentina enviará ao Brasil o Destructor “La Argentina” e a Corveta “Gomez Roca”. No mesmo período da operação, está prevista a realização de exercícios anfíbios com a participação de fuzileiros navais de ambas as Marinhas. As atividades estarão a cargo da Força de Fuzileiros da Esquadra da Marinha do Brasil.
Na reunião, foi assinada a Ordem de Operação Complementar e realizados acertos finais para a comissão. Nessa ocasião, a Armada Argentina foi representada por dois Oficiais Superiores, sendo um deles o Capitán de Navio Gabriel Oscar Catolino, Comandante do Grupo-Tarefa Argentino.
Na manhã do dia 7 de setembro, está previsto o término da fase de mar da Operação, quando será realizado um desfile naval pela orla da cidade do Rio de Janeiro, para marcar as comemorações alusivas ao Dia da Pátria.
FONTE: Nomar