Interessado em adquirir caças F-16 C/D da Lockheed Martin, para complementar a frota de caças IAI Kfir, que foram recentemente revitalizadas e que devido a problemas técnicos, tiveram a perda de 4 unidades desde a entrega, a Força Aérea Colombiana (FAC), decidiu estudar e aplicar as experiências de vários usuários de F-16, visitando bases de outros usuários.
A FACh- Força Aérea do Chile, tem sido um dos destinos de oficiais comissionados para este fim e de segundo defensa.com observou, a FACh teria recomendado os seus homólogos colombianos a considerar todas as variáveis possíveis, se decidir no futuro, comprar caças F-16 de segunda mão, devido a alguns problemas técnicos nos caças adquiridos pelo Chile junto a Holanda em 2005, composto por 18 unidades de F-16 MLU M2 (11 F-16AM e 7 F-16BM), e em 2008, mais 18 unidades de F-16 MLU M4.
Na verdade, aparentemente, a FACh deu um parecer a FAC, que seu programa de modernização de aeronaves F-16, que ocorre na ENAER sob a supervisão da empresa holandesa “Daedalus” no âmbito do programa “Pacer Amstel”, que visa padronizar todas as aeronaves a nível Tipo 4, apresentaram desvantagens e o custo tem sido maior do que o inicialmente estabelecido, o que aumenta o inconveniente de ter três versões diferentes da aeronave, considerando que incluem caças F16 Bloco 50/52 novos.
No passado, o maior Henk Effing, um oficial da Real Força Aérea da Holanda, disse que os caças F-16 vendidos ao Chile, sofreram algumas mudanças antes da entrega, afirmando que “peças novas foram trocadas por peças antigas e em mal estado”.
Também declarou que “os EUA deram permissão para que fizessem uma série de mudanças no software dos caças como: configuração do radar, fiação do cockpit, e a remoção dacapacidade de disparar mísseis ar ar AIM-120 AMRAAM e armas anti-radiação como os mísseis Shrike e o Harm “.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: defensa.com (Carlos Vanegas correspondente do grupo Edefa na Colômbia)
Na realidade trocando informações com os chilenos, a informação de que os F-16 vendidos pela Holanda não disponham mais da capacidade de lançar os AIM-120 não é verdadeira, não sei como essa noticia foi publicada.
Te informo que el 2° batch de F16AM M4tape y el 1er batch de F16AM/BM M2 tape, que están siendo sometidos en ENAER a la actualización estructural Pacer Amstel y modernizados al estandar M4 tape (quedan ya pocas unidades por actualizar, incluyendo las 2 que tuvieron accidentes al aterrizar hace un tiempo), si están dotados de los misiles BVR Raytheon AIM-120 en las diversas versiones que dispone la FACh (B-C5-C7),
Para os cegos de sempre que acham que isto é mais um ato profano do Grande Satã contra os profetas do bem sul americanos., vamos aos fatos:
Comprar aeronave de combate usada, ainda mais com sistemas de controle de voo eletrônicos é o maior pepino do mundo, se o F 5 que é totalmente analógico e mecânco já foi um Deus no acuda.
Os Holandeses e venderam as células mais voadas, mais bixadas, mais remendadas e continuaram com as melhores, e ainda por cima são células que não são pares construção o que implica muitas vezes em pequenas diferenças construtivas.
O que os Chilenos estão tentando fazer é padronizar todas, porém fazendo isto com uma empresa europeia que cobra em euros, só podia dar nisto.
Grande abraço
amigos ta certo q no quesito padrão e qualidade de vida mais educação os chilenos estão a nossa frente pode ser verdade..afinal o país deles é menor q são paulo sendo q uma grande parte é deserto….nossa população é de mais de 200 milhões de individuos a deles é de apenas 17 milhões,nosso pais sozinho caberia praticamento a europa toda…então nao tem fundamento querer comparar um país extremamente pequeno com um país de dimensões igual ao nosso onde tudo é grande…principalmente os problemas…o mesmo se aplica as comparações aos países europeus q em sua maioria são menores que o meu estado de são paulo…dito isso e sem complexo nenhum de vira latas (como muitos tem aqui)como um bom ex militar da ativa q fui eu os digo q nenhum país da america do sul está a nossa frente no quesito desenvolvimento tecnológico seja ele militar ou civil…..hoje mesmo com verbas a mingua nossos engenheiros e indústria gozam de um a relativa e boa independência em relação diversos equipamentos de ponta e principalmente de infantaria…vide o caso dos misseis exocet que com ajuda ou nao da frança iámos moderniza-los a um nova patamar superior aos originais…e se vcs acompanham os sites de defesa com certeza virão os vários projetos em andamento e em desenvolvimento…só pra citar o caso dos nossos submarinos nossa marinha ja sabe faze-los e modifica-los desde dos ikl alemães …resumindo tudo pra não ocupar mais espaço aqui hoje nenhum país seja europeu ou latino americano (odeio esse termo) tem condições de bater nosso país de frente sem apoio de alguma grande potência …claro q o nosso tamanho continental nos ajuda bastante né…..abraço a todos !!!
Cledson,
Ótimo comentário , pena que poder provocar auto-enforcamentos de alguns colegas …rs rs rs
“…nenhum país seja europeu ou latino americano (odeio esse termo) …”
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Pode usar país “sul-americano”, embora aí fique excluído o México…Talvez, mais correto seria: país “centro/sul americano”
Isso serve pra mostrar acima de qualquer outra coisa que no mercado de armamentos toda compra tem seus problemas. E que não existe santo nem mocinho. Existem no máximo circunstancias favoráveis(como a Suécia depender do Brasil para pagar pelo programa Gripen e estar mais disposta a ceder tecnologia por causa disso)
Serve pra essa turma que vive atacando os produtos franceses e russos e idolatram os tais de “usamericanu”.
Tenho minhas dúvidas se a Suécia realmente dependerá do Brasil quanto ao Gripen, mas de fato foi uma situação oportuna para ambos. Mas em linhas gerais concordo plenamente com você. E o pior é ver gente querendo dizer que isso que foi noticiado não é problema algum. Agora, se a notícia realmente reflete 100% a realidade é outra história.
RR…
Falou mas não disse de novo, tudo suposições e adivinhações, a verdade é uma só, o avião foi vendido BICHADO E NÃO FOI RECOMENDADO.
Meu colega não conseguiu derrubar a verdade da matéria e nem sequer minimizar sua importância , e como prêmio de consolo os chilenos não estão sozinhos nessa, é só entrar no you tube e digitar :
EMBARGO dos Estados Unidos contra Brasil = EUA não transfere tecnologia ao Brasil
Fico por aqui.
Abs.
stadeu…
Não quero derrubar verdade nenhuma e nem faço adivinhações. Apenas busco compreender e interpretar a informação, o que implica em compreender os motivos que levaram as declarações no post. Fosse com relação a equipamento russo, chinês ou francês, eu estaria procedendo da mesma forma.
Ora pois! Quando se compra equipamento usado, o operador sempre retira o que é de seu uso exclusivo… Isso é o que TODOS fazem, sem exceções… E os chilenos certamente sabem o que compraram. Afinal, não são as FAs mais organizadas do continente a toa…
E se o avião não foi recomendado, certamente é pelo que já expus. O PRÓPRIO TEXTO diz tudo:
“”Na verdade, aparentemente, a FACh deu um parecer a FAC, que seu programa de modernização de aeronaves F-16, que ocorre na ENAER sob a supervisão da empresa holandesa “Daedalus” no âmbito do programa “Pacer Amstel”, que visa padronizar todas as aeronaves a nível Tipo 4, apresentaram desvantagens e o custo tem sido maior do que o inicialmente estabelecido…””
Quanto a embargo… Qualquer um pode embargar por qualquer motivo e a qualquer hora… Como já disse, é só ficar contra o interesse do fornecedor…
stadeu : 17/01/2015 14:07
“A verdade é a seguinte, credibilidade é a palavra chave que vem faltando a tempo com nossos “parceiros estratégicos ” … credibilidade .”
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Concordo. E isto vem de longe…!
https://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8
stadeu ( 17/01/2015 14:05 ),
Duvido que os chilenos não soubessem do estado dessas máquinas… Avaliar o que se compra é procedimento padrão para qualquer força armada. Por tanto, não teve sabotagem nenhuma…
“”Aqui sonhou e assinou embaixo e com “”autoridade”” por qual governo ??””
Basta estudar a história pra saber o que acontece com quem atravanca o interesse de um fornecedor… A Guerra das Malvinas é a maior prova, com os franceses se negando até a fornecer armamento que já estava pago, além de bloquearem todas as iniciativas argentinas de conseguir armamento francês em outros países… Aliás, a conta os argentinos pagam até hoje, com as portas fechadas para a maior parte do armamento de elevada tecnologia ocidental…
“”Complexo de Golias , tipo Pato Donald Cook.””
Amigo, essa estória do AEGIS apagado pelo Su-24 já tem evidências de sobra que mostram que isso não aconteceu. O mais, é evolução tecnologica, pura e simples… Nunca mais se verão aeronaves de caça lançando bombas em navios a distância de tiro de canhão. Quem fizer isso hoje, vira peneira pelo CIWS. E vai ter que sobrar Exocet para se varar as defesas tão complexas de hoje…
Credibilidade na venda de armas não está acima dos interesses de qualquer país sério. Vide a França retardando a entrega dos Mistral russos até agora…
O Chile possui 10 F16 Bloco 50/52 novos, operam com os AIM-120 e são a linha de frente da sua força aérea.
Os outros 36 F-16 são todos MLU, alguns passando por modernização, qual será o percentual atual de disponibilidade, destes F-16 comprados de segunda mão?
Segundo noticia de um ano atrás, dos 36 F-16 MLU comprados de segunda mão, 6 sofreram acidentes (sem perda da aeronave) e até então, não tinham sido reparados…
A Colômbia deveria comprar mais Kfir para completar o seu esquadrão até a saída dos Gripens, se negociarem uns 12 Kfir block 60 (Elta 2052) ficariam muito melhor que F-16 sem armas e com rachaduras! um abraço.
Gente se os EUA ou o Reino Unido não quisessem o Brasil nem poderia comprar o Gripen! Foi exatamente o que aconteceu com a Argentina.
Os motores do avião vem de um motor turbofan americano.
Mísseis como o Sidewinder, AMRAAM, Maverick e bombas como as Paveway II vem de onde?
O país ocidental que tem maior independência e nem assim é total é a França com o Rafale e nem sou tão fã dele, prefiro o Eurofighter.
Eu comparo o Rafale ao Macbook ou seja, é bom, é bonito, tudo funciona bem pois foi feito para ele, mas o preço!
EMS,
Uma das razões da opção pelo Gripen NG foi justamente o fato de que se permitirá a FAB integrar os sensores e armas que desejar.
O Gripen, originalmente, foi concebido como uma aeronave de arquitetura aberta, para permitir ao operador agregar capacidades por conta própria, como um atrativo a mais para o mercado.
Ainda bem que o Brasil não comprou o F-18 americano. Provavelmente viria só com armamento de cano e olhe lá. Quanto ao caso do ocorrido com Chile é muito bem feito para eles. Talvez agora aprendam não serem tão subservientes aos interesses americanos.
Concordo com tudo que foi postado, na verdade o que me parece é que é tudo mentira, será que existe esse tal “maior Henk Effing, um oficial da Real Força Aérea da Holanda”? Isso não parece matéria plantada? Duvido muito que o governo holandês concordasse em trocar peças novas por usadas, pois isso poderia matar os pilotos chilenos, não acredito mesmo! Até porque quem compra tem o dever de fiscalizar Antes, Durante e Depois da entrega, nenhuma FA digna do nome iria aceitar trocas de peças em mau estado. Retirar a capacidade de lançar o Amraam até pode ser, este míssel é o que há de melhor atualmente e não é fornecido para páises não alinhados, mas o Chile é a Europa da América do Sul, incomparavelmente superior em educação, qualidade de vida e desenvolvimento em relação ao Brasil, acredito que se eles quisessem o Amraam eles teriam conseguido, pois são desenvolvidos e amigos da UK.
Os holandeses são os “malandros” dentro do Reino Unido, a poucos dias estavam chantageando a rainha com plebiscito separatista só pra garantir mais dinheiro no bolso! Sacanearam os Chilenos, entregaram aeronaves em estado diferente ao vistoriado anteriormente a compra, se matasse algum piloto e mais alguns em terra não tão nem ai !! o que importa é o pagamento. Um abraço a todos!
Tá confundindo holanda com escócia?
Carlos,
A FACh já possui o AIM-120 nas variantes C5 e C7, que dotam os F-16 block 52. O sistema de defesa anti-aéreo NASAMS utiliza o AIM-120 C5.
Fora eles, há também o Derby israelense.
Faltou mencionar que os AIM-120 ficam estocados nos EUA, certo?
Anderson,
http://www.aviacionargentina.net/foros/attachment.php?attachmentid=13260&d=1382882701
http://www.aviacionargentina.net/foros/attachment.php?attachmentid=13300&d=1383100592
Essa medida não faria sentido… Até onde sei, todos os países que compraram o block50/52 receberam um pacote de armas completo…
Essa é uma lenda que só acredita quem não está por dentro. Os AIM 120 C7 já foram exibidos nos MLU durante a reunião de cúpula em Santiago CELAC-UE dos cazas da FACH estabam armados cada um com 2 AIM 120 C 7 com cabeça ativa.
Sob qualquer ponto de vista alterar degradando as capacidades de um caça militar que será vendido a outro país SEM AVISAR é de baixíssimo calão moral.
Trocar peças novas por peças usadas e gasta só tem um nome é MAU-CARÁTER, PILANTRA e CRIMINOSO. Pode/poderia ter levado a morte um piloto chileno e é pura chinelagem de de gringo arrogante. E justo com os chilenos que sempre foram mais que subservientes aos EUA/Ocidente ! Se fizeram isso com o CHILE imagine que fariam conosco …
Isso é para os Fan Boys Yankees aprender e deixar de babar…
Gilberto..
Concordo plenamente!
Que pilantragem! Trocar peças novas por antigas e em mal estado e fazer downgrade nos F-16.
Pelo menos os chilenos foram honestos e deram um conselho de amigo aos colombianos: F-16 usado? Sai fora que é furada!
E qual a surpresa ????
Parceiro estratégico é isso, um certo país sul americano antes mesmo de adquirir o primeiro caça novo já está embargado e não pode vendê-lo a um outro… parceria amiga é isso mesmo, não tem trairagem.
Se o Gripen NG, entregar oque promete, certamente sera uma opção valida para a Colombia e Chile, principalmente se os custos de operação forem realmente baixos em relação aos demais 4,5++, acho que acertamos com o Gripen, e ele ainda vai ter vários operadores por ai.
Retirar algumas capacidades é algo até normal, posto que é uma aeronave que foi padronizada para servir dentro do ambiente integrado da OTAN. Assim sendo, é normal que qualquer componente ou capacidade essencial ou exclusiva da OTAN seja removida antes.
As peças que suponho que possam ter sido mesmo removidas seriam rádios e links de comunicação ou algum outro hardware específico no padrão da OTAN. Por tanto, as peças velhas e em mau estado devem ser exatamente as que substituem essas… Qualquer outra coisa pode representar até mesmo um risco inaceitável a segurança aos aviadores…
Seja como for, vale dizer que os F-16 block 52 vieram completos para os chilenos, inclusive com AIM-120C5. E fora ele, há também o Derby israelense, que é o que creio estar integrado aos F-16 MLU.
RR meu caro, seu comentário não bate com a matéria …
“”””Oficiais da FACh aconselham a FAC a não comprar caças F-16 de segunda mão””””
ou seja, DESACONSELHAM adquirir o sabotado F-16 galático, não é tão simplório como dizes, é GRAVE.
E digo mais, pode acreditar que tem as garras de uma rainha nessa cunversa, vai que estoura um conflitinho básico no Atlântico Sul contra ela e os Chilenos vão combater para uma certa nação , daí … a sabotagem, a trairagem, a medinha … rs rs rs
Mas o Brasil tem bastante míssil anti radiação e exocts com motorização nova, para emprestar , tá tranquilo.
stadeu…
Os chilenos desaconselharam a adquirir F-16 de SEGUNDA MÃO… Os block 52 que eles receberam vieram redondinhos… Aliás, praticamente todos os países que compraram F-16 dos novos blocks receberam pacotes completos de armas e sensores no estado da arte.
Essa recomendação, segundo sugere o próprio texto, seria fruto principalmente dos problemas que os caras estão encontrando para modernizar a frota a um padrão mais condizente com os novos blocks; o que tem todo o sentido, posto que os F-16 MLU são adaptações dos primeiros blocks da variante “A”.
“”Na verdade, aparentemente, a FACh deu um parecer a FAC, que seu programa de modernização de aeronaves F-16, que ocorre na ENAER sob a supervisão da empresa holandesa “Daedalus” no âmbito do programa “Pacer Amstel”, que visa padronizar todas as aeronaves a nível Tipo 4, apresentaram desvantagens e o custo tem sido maior do que o inicialmente estabelecido…””
No mais, não há hoje quem não forneça equipamento com uma versão de exportação, que não raro é dotada de componentes abaixo do padrão do país de origem… Fora isso, qualquer governo competente tem uma legislação para exportação de armas, que condiciona o comprador aos termos do país vendedor, o que normalmente implica em equipamentos/componentes-chave distintos.
Por fim….
O Chile lutando uma guerra ao lado da Argentina é uma previsão bem otimista… Otimista demais, eu diria… O Chile tem pendengas mau resolvidas com praticamente todos os vizinhos. Mais fácil entrar em guerra com um deles que o contrário…
Se houver uma guerra em qualquer lugar e o Brasil resolver fornecer Exocets a quem quer que seja sem permissão da França, tenha a certeza de que os franceses fecham a torneira no dia seguinte, da mesma forma como fecharam pros argentinos em 1982… Nunca mais o Brasil compra armamento na Europa… Fora isso, receio que vão precisar de mais que Exocets para vencer os novos Type 45…
Falou, falou … mas a sacanagem continuou, o Chile foi sabotado e pronto, o conselho do Chile para a Colômbia não foi retirado … não comprem que vem bichado … essa é a verdade.
“”” Nunca mais o Brasil compra armamento na Europa…”””
Aqui sonhou e assinou embaixo e com “”autoridade”” por qual governo ??
“””Fora isso, receio que vão precisar de mais que Exocets para vencer os novos Type 45…”””
Complexo de Golias , tipo Pato Donald Cook. rs rs rs
Quanto à
Quanto ao Block 52, pagou levou , assim deveria ser, não há mérito nisso.
A verdade é a seguinte, credibilidade é a palavra chave que vem faltando a tempo com nossos “parceiros estratégicos ” … credibilidade .
stadeu,
Resposta abaixo…
Espero que acabe de vez esse oba-oba com o Chile, que cedo ou tarde acabará desembarcando no Gripen NG com apoio do Brasil. O F16 é um caça ultrapassado para o século XXI e em breve estará voando em Oshkosh. Quem não se conforma, que tome maracujina!
Este é bom exemplo para aqueles que confiam nos gringos, apesar dos pesares o Brasil acertou na aquisição dos gripens, deveria ter ele próprio desenvolvido por mais caro que fosse, mas como não tem recurso para nada, dos males o menor, eu vivo dizendo que em defesa não dá para confiar em material estrangeiro seja que origem for. É preciso acordar a futuras gerações para investir em tecnologia “made in brasilis”, seja demorado, caro ou que for , mas é a única saída. O resto é blá, blá…
Viu so…Compraram latas voadoras….E assim que eles tratam os Paises “Terceiro Mundo” fiquem esperto gente!!!!!!
Tomaram downgrade na cabeça…
Amigo, esta notícia é falsa. Não existe em lugar nenhum a declaração por parte dos chilenos qiue o F 16 MLU é desvantajoso. Mesmo por que a aquisição do segundo lote veio após estarem operando os MLU. Esta notícia foi plantada pela imprensa espanhola que tem em seu arsenal um excedente de Typhon há anos parados e não sabe pra quem vender. Já foram oferecidos aos peruanos, aos equatorianos, até pros próprios chilenos e atualmente estão sendo ofertados aos colombianos.
Se um oficial da FACH desse uma declaração como esta pode ter certeza de que os EEUU fechariam a porta na cara e deixariam de fornecer peças pro Chile.
Esta história não tem fundamento nem tem confirmação dos oficais da Colombia nem do Chile. Hoje os MLU operam com 100% da sua capacidade e conformam uma das mais homogêneas, modernas e poderosa força aérea da LATAM. Inclusive operam o AIM 120 C7.
Se a Colombia comprar os vetores usados vai ser, seguramente, o Chile quem fará o MLU, além disso a ENAER é a única empresa abaixo do Ecuador que pode fazer modernizações, manutenções e qualquer intervenção nesses vetores, assim como o treinamento seria feito pela FACH. Seria totalmente contraproducente a FACH sugerir à Colombia pra optar por outro vetor.
Isto é treta de espanhol pra vender seu excedente.