Take a look inside the Swordfish Maritime Patrol Aircraft. Learn more at #SGAirshow starting tomorrow or ? https://t.co/2k36rMVRzp pic.twitter.com/WuI2YL1Ids
— Saab AB (@Saab) 5 de fevereiro de 2018
A aeronave de patrulha marítima Swordfish (MPA) traz um novo nível de confiança operacional para o mercado global de Maritime Patrol Aircraft (MPA). A combinação vencedora da aeronave de ultra-longo alcance da Global 6000 da Bombardier, o General Dynamics Mission Systems (processador acústico do Canadá) somados ao pedigree da Saab em soluções aéreas totalmente vigiadas, garantem uma nova era no poder aéreo marítimo.
O Saab Swordfish Maritime Patrol Aircraft é um sistema ISR estratégico e de múltiplos papéis que redefine a energia aérea no domínio marítimo. Nenhum outro MPA no mercado oferece um alto nível de desempenho da missão em um pacote tão adaptável e sustentável. Com uma carga útil de até seis torpedos, mísseis anti-navio, mais de 200 sonobóias, o conjunto de sensores mais moderno do mundo e uma resistência de missão próxima a 13 horas, o Swordfish está em uma classe própria.
A Saab tem um portfólio único que cobre todos os elementos da equação Marítima, de submarinos silenciosos com AIP a navios furtivos com armas, sensores, guerra eletrônica e comunicações. Graças a essa enorme experiência, a Saab está melhor colocada para construir, entregar, apoiar e sustentar um MPA moderno, relevante e extremamente capaz.
“A Saab entende que o Swordfish é um MPA moderno capaz de realizar com sucesso todas as missões. É por isso que selecionamos cuidadosamente a aeronave Bombardier Global 6000 para nossas soluções de vigilância no ar. Isso traz um equilíbrio perfeito entre desempenho operacional e custo, e é ideal para operações MPA exigentes e multi-nível. Embora o Swordfish seja capaz de lidar com muitas missões diferentes, a guerra anti-submarina aérea continua a ser a competência central de qualquer MPA credível.
Equipado com o General Dynamic Mission Systems, processadores acústicos do Canadá, proporciona ao Swordfish a capacidade de localizar, rastrear e classificar todos os tipos de submarinos”, diz Lars Tossman, chefe da Airborne Surveillance da Saab. A evidência mostra que as plataformas grandes e dispendiosas de avião não são mais necessárias para desempenhar o papel ISR MPA e maritme. Nova tecnologia significa que os requisitos de tamanho, peso e energia foram reduzidos em todos os sistemas de missão chave. Isto, juntamente com poder de processamento de computador mais poderoso, significa menos espaço e que menos operadores são necessários.
Esta é a solução inteligente para um MPA do futuro, e a aeronave Bombardier Global 6000 oferece a plataforma perfeita. O sistema Global Eye AEW & C multi-role da Saab também usa o Global 6000 e tem a mesma base de engenharia que o Swordfish. “O Swordfish baseado nas aeronave Global 6000 é verdadeiramente uma combinação perfeita”, diz Stéphane Leroy, vice-presidente de aeronaves especializadas da Bombardier. “A redundância incorporada na aeronave Global 6000, como os quatro geradores de freqüência variável, bem como uma unidade de energia auxiliar e um gerador de turbina RAM, garante segurança e confiabilidade nas missões MPA.
Outras características, como o revolucionário cockpit Bombardier Vision Flight Deck, reduzem a carga de trabalho do piloto para uma experiência mais segura e eficiente, com a exibição head-up e o radar meteorológico MultiScan, que proporcionam conforto, controle e maior consciência situacional para pilotos. Mais importante ainda, seu design de asa avançado e flexível contribui para um voo suave, reduzindo os efeitos da turbulência tanto na tripulação quanto no equipamento a bordo. Essas características são muito importantes quando se considera que o Swordfish pode permanecer on station por mais de 11 horas a 200 milhas náuticas da base.
“A Swordfish da Saab faz parte de uma família comum de sistemas aéreos avançados que inclui o Global Eye AEW&C multi-role. Com base em um programa de engenharia comum testado, comprovado e em cronograma, tanto o Swordfish como o GlobalEye se beneficiam das muitas décadas de sucesso da Saab como fornecedor de sistemas complexos e de grande escala para defesa e segurança nacional. Um processo completo de definição, desenvolvimento e verificação, forneceu uma solução inteligente para o futuro no controle do poder aéreo marítimo.
A medida que o número de submarinos em serviço continua a aumentar e a medida que emergem ameaças marítimas mais complexas, há uma necessidade urgente de fornecer soluções multi-missão que servem como multiplicadores de força e ativos multi-serviço. Esta combinação de adaptabilidade e versatilidade é o cerne do programa Swordfish. Trabalhando em estreita colaboração com nossos principais fornecedores e compartilhando experiências e novas idéias, o Swordfish está pronto para defender os mares por décadas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Saab
Quantos já foram vendidos?
Aparentemente, só aparentemente falta afinar os negócios entre o Brasil e a Suécia.
A Saab gosta de vender, mas parece que não gosta de comprar…da Embraer. Os suecos desenvolveram uma solução com produto da Bombardier.
Por que não Embraer…afinal não casamos com o Gripen?
Esteves a resposta a sua indagação se encontra no texto. Mas vou ajudar.13 horas on station nenhum avião produzido pela Embraer consegue.
Parem com esse negócio de que a Saab tem obrigações com a Embraer.
Se o produto Embraer cumprisse os requisitos talvez fosse o escolhido. Mas não foi.
Sim. Nenhum produto da Embraer tem essa autonomia. O DAN não publicou matéria sobre a participação da Embraer nesse tipo de negócio nem vi nada em outro canal.
Obrigações não tem. Mas que não é um casamento unido por Deus, não é.
Empresas privadas tem foco em negócios e não em camaradagem.
Sim. Pouco participamos de negócios mundiais.