A concentração atual de forças inimigas perto das fronteiras russas é inédita desde a invasão nazista em 1941, disse o cientista político norte-americano, especialista em estudos russos, professor Stephen Cohen, no show de John Batchelor, transmitido pela emissora americana WABC.
O seu comentário surge após as últimas ações da OTAN para fortalecer as suas posições na Europa do Leste.
“Tenho uma questão para Washington porque é Washington quem controla a OTAN. Será que não realizamos que nos estamos deslocando rumo a uma guerra real com a Rússia ou é um plano de provocar a Rússia para ações militares?”, pondera o professor.
Se os EUA, com efeito, não entendem que consequências graves as suas ações podem ter, devem “acordar”. Se a resposta correta for a segunda, ou seja, se os EUA não estão contra uma guerra contra a Rússia, devem “estar loucos”, afirmou o professor norte-americano. Segundo ele, um conflito militar de tal envergadura necessariamente acabaria com o uso de armas nucleares por uma das partes.
Cohen disse que há um mês observa o reforço permanente das forças da OTAN ao longo de fronteiras da Rússia. na terra, no mar e no ar. De acordo com o especialista, tais forças inimigas não se aproximaram de Moscou desde o início da Segunda Guerra Mundial. Os russos guardam uma memória viva daquela guerra e por isso levam as ações da OTAN muito a sério.
O professor norte-americano presta atenção ao fato de que o pretexto para reforçar as posições dos EUA e da OTAN na Europa foi inventado. Cohen citou a declaração do chefe do Pentágono, Ashton Carter, que falou sobre a agressão russa na Europa do Leste.
Cohen afirmou que não está claro o que Carter quer dizer com “agressão”. Não pode falar de vitórias russas sobre o grupo terrorista Daesh na Síria, sublinhou o professor.
“O que precisamente fez Putin? Dizer-nos que ele pode agredir de alguma forma ou intensifique a mesma, não é uma resposta que pode justificar a prontidão dos EUA de entrar na guerra contra a Rússia“, disse.
Cohen destacou que a Rússia somente reage às ações da OTAN e tem pleno direito de fazer isso. O cientista político recordou que Putin não demorou e, diretamente declarou que as ações da aliança ameaçam o seu país.
Ao mesmo tempo, a aliança se queixa de que a Rússia “desloca as suas tropas cada vez mais perto da OTAN”.
“Claro que ela faz isso, porque a OTAN está próxima das fronteiras russas”, esclareceu Cohen.
Segundo o especialista, a Rússia tem o direito de instalar as suas forças onde quer que seja, inclusive na Crimeia ou em Kaliningrado.
A crise atual nas relações bilaterais, na opinião de Cohen, é muito parecido com a de mísseis de Cuba de 1962. Mas há algumas razões que provam que agora a situação é ainda mais perigosa que naquela altura. Em particular, disse que em 1962, os mísseis da USSR foram instalados “a uma distância de 145 km dos EUA” e que agora, os mísseis da OTAN são instalados ainda mais perto, à porta da Rússia.
Além disso, segundo o especialista, a crise de 1962 teve somente um ponto de confrontação geopolítica. Agora são mais de um, inclusive os países Bálticos, a Ucrânia, a Turquia e a Síria.
FONTE:sputniknews.com
O povo gostou deste fórum. Morri de rir. Lembro das leituras intermináveis de inglês, espanhol na faculdade. Que saco, sem internet, sem buscadores. Hoje se não as soubesse tem google, babylon e inúmeros tradutores. Algumas pessoas lêem capas de orelha e saem destilando conhecimento. É a empafia, mas como uma máscara uma hora cai.
Em relação ao artigo,
a grande preocupação de segurança da Rússia não é com a proximidade de algumas tropas e equipamentos terrestres .
Muito mais ameaçadores, são os sistemas de mísseis sendo implantados em suas fronteiras, sistemas estes que podem ser usados tanto para interceptação como para ataque…
Os russos tem uma memória viva da invasão sofrida na 2º Guerra Mundial e estão se sentindo ameaçados por tal acúmulo de forças em suas fronteiras, isto é perigoso…O artigo abaixo revela um pouco do estado de espirito e possíveis reações ao aumento das ameças militares externas, está em russo ,más pode ser lido com um tradutor…
Pesquisar por:
“Третья мировая война: ключ на старт”
Não são apenas os russos que tem memória viva da invasão sofrida na Segunda Guerra…os países fronteiriços também que
foram invadidos pelos russos durante a Segunda Guerra e foram mantidos sob rédea curta durante a guerra fria…não à toa,
com a extinção da URSS passaram a pertencer à OTAN.
.
A questão não pode ou não deveria ser analisada apenas do ponto de vista russo…
Ué? Más Washington jura de pés juntos que seu escudo anti-mísseis se destina aos mísseis iranianos, ou seja: “Nada a ver” com uma hipotética ameaça russa… 😉
E na época da 2ª Guerra, os soviéticos não “invadiram”, más sim libertaram toda Europa oriental da ocupação nazista e depois, durante o período da “Guerra Fria”, obviamente mantiveram todos aqueles países sob sua órbita.
Más nada muito diferente do que o EUA por seu lado, também fizeram (e continuam fazendo…) mantendo muitos países em sua órbita, se necessário através de ditaduras implantadas… como exemplo próximo a nós sul americanos, temos o colar de ditaduras pró EUA implantadas nas Américas Central e do Sul nas décadas de 60; 70 e 80.
E conhecer o ponto de vista russo sobre o posicionamento de armas estratégicas próximo as suas fronteiras é de fundamental importância.
Os Russos são tão culpados quanto alemães por 2 Guerra Mundial. Se não tivesse Pacto Ribbentrop – Molotov, Hitler com certeza não começaria guerra em 1939 e talvez não conseguiria depois desta data.
Russos invadiram Polônia em 17 de setembro de 1939, quando tinham certeza que Hitler da conta na parte ocidental deste pais. Simplesmente colocaram faca nas costas dos poloneses que estavam preparando defesa na frente Wisla-Bug.
Depois em 1941 Stalin deslocou todos os exércitos para fronteira com Alemanha preparando ataque. Quando os alemães começaram Operação Barbarossa acharam em vagões milhares de mapas da Polônia ocidental e Alemanha. Ninguém que esta se preparando para defender próprio território produz mapas dos territórios inimigos. Em compensação Exercito Vermelho por um bom tempo apos da agressão alemã não possuía mapas do próprio território para puder coordenar própria defesa.
Depois “libertaram” países da Europa do Leste e permaneceram lá ate 1989. Acredite contra vontade deles /revoltas e levantes na Europa Oriental contra dominação Russa: desde fim da 2 Guerra Mundial ate meados dos anos 50 Lituânia, Estônia, Letônia; 1948; 1968 – Tchecoslováquia, 1953 – Alemanha Oriental; 1956 – Hungria; 1956, 1968, 1970, 1976, 1980 – Polônia/.
Isso só e uma curta reprise de bondade da USRR.
Comentando construção da nova base americana do sistema de defesa antimíssil em Radzikowo na Polônia. São dois motivos principais da reclamação Russa contra isso.
01. Russos não querem que OTAN desloca bases mais para leste, instalando-se na fronteira deste pais.
02. Qualquer nova localização para leste da fronteira Alemão abri um procedente para o futura locação das novas bases.
Porem presença da OTAN e do USA no território da Polônia, Estônia, Lituânia e Letônia e demonstração de solidariedade, estrategicamente esta inútil. Defesa destes países, no caso da agressão Russa, será muito difícil se não impossível. Próprio OTAN planeja estabilizar frente de defesa e futuro contra ataque na linha de Wisla ou ainda mais para oeste na fronteira da Alemanha.
Na verdade tem ainda um motivo, creio que mais forte do que dois primeiros. Grande inimizade entre Polônia e Rússia. Os dois países por vários séculos são inimigos. Alguns misseis na Polônia não significam nada. Em dois minutos podem ser aniquilados por misseis Iscander M que estão localizados em Kaliningrad. Questão mais politica do que estratégica.
Construção do mesmo sistema antimíssil na Romênia não causou tanta polemica. Isso e prova que as emoções falam mais fortes no caso da Polônia do que razoes estratégicas.
Igualar as ações nazistas e russas na última Guerra mundial,só tem precedentes na propaganda da época prévia da própria Segunda Guerra Mundial, em que a ortodoxia liberal ocidental (destacadamente norte-americana e européia) literalmente financiou o nazismo e, durante todas as ações hostis iniciais nazistas “fechou os olhos” às atrocidades cometidas pelo nazismo.
A Finlândia aliou-se aos nazistas por conta da invasão russa(soviética)…os demais países bálticos também foram invadidos pela Rússia primeiro, mesmo a Ucrânia saudou os nazistas como “libertadores” da Rússia no início e a Polônia foi invadida ao mesmo tempo pela Alemanha e pela Rússia….quanto aos demais países invadidos pelos nazistas e “libertados” pelos russos …eles apenas trocaram de dono e tão logo a URSS deixou de existir optaram pelo “ocidente”…se era tão bom viver sob tutela soviética porque mudaram de lado ?
Dalton:
“…a Polônia foi invadida ao mesmo tempo pela Alemanha e pela Rússia….”
Cuidado com informações incorretas…
Porque as invasões germânica e soviética, na Polônia, não ocorreram ao mesmo tempo, podemos observar 3 etapas bem definidas:
1) 01 de setembro de 1939 a Alemanha inicia a invasão da Polônia.
2)No dia 03 de setembro, a França e a Inglaterra declaram guerra a Alemanha.
3)A União Soviética invade a Polônia dia 17 setembro, ou seja, 14 dias após a Declaração de Guerra contra a Alemanha.
A invasão soviética aconteceu no contexto de uma reação a invasão nazista na Polônia…Claro que os russofóbicos adorariam não ver reação alguma…E depois provavelmente, ainda inventariam histórias dizendo como a Rússia teria sido parva por não reagir.
guarac1…
Hungria, Romênia, Bulgária e Eslováquia estavam do lado dos alemães… Mesmo que tenham sido forçados em algum momento, não me consta que queriam estar sob o eixo russo. Muito pelo contrário… Logo, não creio que se pode afirmar que esses países foram “libertados”… E vale lembrar que Letônia, Estônia e Lituânia foram invadidos e anexados pela URSS em 1940, assim como consideráveis regiões na Romênia.
Ou seja, na visão de todos esses países, pode se dizer que os soviéticos eram invasores, e não libertadores.
Aliás, quando os alemães apareceram nos países satélites da URSS, foram inicialmente recebidos como libertadores! Claro que a euforia durou pouco, mas isso apenas mostra o real comportamento dos países do leste europeu em 1941; e o fato é que, salvo melhor juízo, quase 1 milhão de cidadãos desses países aderirem a Wehrmacht em algum momento até a retomada desses territórios pelos russos. E notadamente na Ucrânia e Polônia, mesmo findada a guerra, continuaram movimentos de resistência aos soviéticos…
_RR_ e outros, numa visão distorcida sempre escrevem no pressuposto que os países são massas homogêneas. Más a realidade é que sempre haverão forças divergentes entre si, no caso: É claro que haviam porções das populações dos países da Europa oriental que apoiavam os nazistas, assim com havia porções que apoiavam os soviéticos…
E após sofrer perdas imensas nas mão dos inimigos nazistas, nada mais natural, como forma de autodefesa preventiva, que os soviéticos procurassem manter sobre sob sua influência estes países fronteiriços, que inclusive estavam incluídos no contexto da guerra fria, com EUA/OTAN sempre tentando operações de destabilização e mobilização da oposição com fins de mudança de regime. O que vimos acontecer de forma célere após a queda da URSS…Com Washigton/OTAN rapidamente avançando sobre o vazio de poder criado e instalando seus meios midiáticos e regimes clientes. E cercando com equipamentos militares o território russo, que já viram este filme…
Alguns fatores geográficos de fato contribuíram para a manutenção do território soviético frente a agressão das Wehrmacht, primeiro deles era dificuldade logística, a falta de estradas e as grandes distancias de centenas de quilometros entre um vilarejo e outro onde as tropas alemãs ficavam sem despojos e sem ajuda dos espólios também por causa da política de terra arrasada de Stalin, e a dificuldade cada vez maior de abastecimento
Segundo fator foi a lama com certeza atrasou muito Guderian e suas divisões Panzer, isso impôs severas perdas de material para a wehrmacht mas não foi capaz de pará-la, sendo superada somente após a chegada do inverno onde a lama foi endurecida pelo frio e os tanques puderam prosseguir
Houve também o fator frio que castigou os alemães já cansados por meses da operação Barbarossa e sem suprimentos, doentes, desfalcados, famintos e sem uma linha de abastecimento… a essa altura a wehrmacht já estava as portas de Stalingrado…
Mas o principal fator que manteve a luta na União soviética foi a obstinação do povo russo em defender sua pátria, sem dúvida nenhuma quanto a isso… os reforços que atravessavam o rio Volga diariamente repunham as perdas e davam sangue novo a batalha enquanto que os alemães não tinham este privilégio… os lançadores de foguetes katyusha também fizeram os alemães recuarem, o surgimento do T-34 com esteiras mais largas e um potente canhão era quase imparável, só conseguiam pará-lo com o flak gun 88, introduzido no Tiger mais tarde…
Há também um fator muito importante que foi a chegada das tropas siberianas ao front de Stalingrado, eles estavam de prontidão no extremo Leste para o caso de uma invasão do japonesa à Rússia e foram movidos para Stalingrado para desmanchar o cerco e expulsar os alemães… as divisões siberianas acostumadas com o frio e bem equipadas expulsaram a Wehrmacht centenas de quilometros
Isso deu tempo para os Russos prepararem sua defesa para a contra ofensiva de Hitler, foram posicionados milhares de peças em barragens de artilharia, campos minados de obstáculos, trincheiras e fortificações ao longo de centenas de quilometros além do reagrupamentos do exército vermelho para o que viria a ser a mais sangrenta batalha de tanques de toda a história, em Kursk onde os russos conseguiram a vitória definitiva e passaram então a iniciativa de combate empurrando os alemães de volta até Berlin.
Foram os russos e não os americanos quem mais lutaram e mais venceram na segunda guerra mundial… quando os EUA desembarcaram nas praias da Normandia encontraram oposição sim , mas nada comparado ao “grosso” do exército de Hitler que estava todo concentrado em tomar os “espaços vitais” da União Soviética.
Topol,
Diria que a primeira grande atuação das tropas siberianas foi em Moscou, no contra ataque de 7 de Dezembro de 1941. Foi ali, nos portões de Moscou, que freou-se a Wehrmacht…
O T-34 fora introduzido pouco antes do conflito e realmente assustou os alemães ( assim como o KV ), que o encontraram logo no inicio da Operação Barbarossa. Ocorre que as táticas utilizadas pelos russos eram frágeis em essência… Os alemães simplesmente deixavam os carros russos se aproximarem e os liquidavam a curta distância… Também era “clássico” os alemães simularem uma ofensiva e baterem em retirada, atraindo os adversários para um “paredão” de 88mm.
Por fim, eu diria que todos os aliados deram sua contribuição para a derrocada do Eixo, seja os ingleses com sua resistência obstinada, seja os franceses com suas corajosas sabotagens, seja os russos com seus milhões de soldados, seja os americanos com seu parque industrial imenso ( sem o qual a vitória aliada talvez levasse mais de uma década, se realmente fosse possível… ); e pode por na conta os demais aliados também, que mantiveram a máquina aliada abastecida de recursos e também deram sangue pela vitória final. Por isso, não considero correto diminuir a participação dos demais e dizer que outro foi o que “mais venceu”… Vale lembrar que a Operação Bagration somente foi lançada após a consolidação do desembarque na Normandia. Até então, os alemães ainda estavam profundamente fincados em território soviético… E o fronte Ocidental concentrava cerca de 1/4 das forças alemãs; muitas delas de elite… Fico a imaginar o que seria da URSS se, por exemplo, os ingleses tivessem feito a paz e permitido aos alemães deslocarem a quase totalidade de suas forças contra os soviéticos; ou o que seria dos aliados se os americanos se mantivessem isolados e neutros… Convenhamos que faz pensar…
Topol…
a vida dos EUA não foi fácil no Pacífico…os japoneses se mostraram mais resistentes do que se poderia esperar, então os
EUA estavam combatendo também em duas frentes enquanto os russos ao menos tinham um acordo com os japoneses de não agressão o que durou até agosto de 1945.
.
Você cita a Normandia… próxima da Inglaterra…mas…e o que dizer dos desembarques no Pacífico, distantes e com uma maior quantidade de soldados japoneses por metro quadrado do que alemães na França ? Sem mencionar alguns ferozes combates que se deram no mar !
.
Também é preciso levar em conta o “lend Lease Bill”…todo o material que os EUA enviaram aos soviéticos…por exemplo, mais de 400.000 caminhões que eram mais adequados em terra coberta pela neve que os próprios caminhões soviéticos…milhares de aeronaves e carros blindados…até 2000 locomotivas foram enviadas ! Simplesmente sem esse material o exército vermelho não teria conseguido subjugar Berlim…não em maio de 1945 !
.
Também a criação de outras frentes de combate como o Norte da África em 1942, Itália em 1943 e França em 1944 permitiu
que os soviéticos ganhassem fôlego.
.
Pode se dizer que os russos pagaram com sangue…Stalin disse isso…mas em grande parte foi culpa dele, confiou demais em Hitler e no pacto que havia entre eles e torcia para que o Reino Unido e a Alemanha se enfraquecessem o suficiente para depois dar o bote. As tropas soviéticas estavam despreparadas e mal comandadas no início e se renderam aos milhares…muitos morreram em campos de prisioneiros e não em combate e muitos morreram devido aos ferimentos para os quais não havia suprimentos médicos em quantidade necessária…muitos feridos dos EUA ao contrário puderam recuperar-se graças ao fato
de um maior avanço na área médica militar…isso é mérito para os EUA, não um demérito.
.
Na verdade a consideração dada aos heroicos feridos e mutilados soviéticos por Stálin é algo no mínimo revoltante conforme já pude ler em pelo menos 2 livros recentes…os mutilados simplesmente foram esquecidos e mandados para lugares distantes.
.
Eisenhower e Zhukov nutriam grande simpatia um pelo outro, coisa que Stalin não podia tolerar…a guerra poderia ter sido muito melhor para os soviéticos não fosse por Stálin …simples assim.
A Rússia invade a Ucrânia e acha que vai ver um mar de rosas ao seu entorno? Ademais, para quem defende a invasão da Ucrânia – Stephen Cohen – sob argumentos pífios, o destino é matéria de Sputinik…
Ainda Mais uma informacao De ultima hora. Resposta porque dominacao Das Forcas Norte americanos São tao nessecarias no Contingente da OTAN. Bild Alemao Publicou ontem informacao do relatorio confidenciL do Governo Alemao que este Pais nao tem posibilidade De comprar Mais tankujes novos nem De Defesa Anty aeria TEVS. Motivo falta De verbas. Alem disso em relatorio confidecial do Governo consta que alemanha nao sera capaz de cumprir diretrizes do OTAN aumentNdo Bastos para Forcas Armadas ate 2% do PIB. Atualmente destinam somente 1,1%. Por isso a dominantę posicao Dos Estados Unidos e tao importante. Porque todos querem ser defendidos e ninguem quer ser defensor.
Em Primeiro lugar pesso desculpas para todos por meus Texteis anteriores. Tem muitos erreos mas isso e culpa do meu Corretor ortografico do telefone celular. Nao esta em portugues. Mas espero que deu para entender. Agora para Topol. Poderia ME esplicar o que voce queria De falar, porque nao captei idea do teu poste. Mais uma vez desculpe pelos erros ainda estou usando celular. Chegando no destino troca por note.
Olha aí o reforço prometido ano passado… chegaram os Abrams e Bradleys usados para “garantir” a segurança dos países Bálticos contra uma ofensiva Russa… patético.
Amigo PP k fundamento do meu pist não éfoi o de debater quem inventou a bala e balistica, foi de mostrar o que pode acontecer aos vizinhos da Russia se conti uaem comungando ao lado dos EUA, entendeu?? Não estou aqui discutindo o nascimento da humanjdade ao contraestou preocupado com a destruição desta, começando pela quase totalidade da vizinhança Russa se continuarem nesta batida junto aos EUA, outros assuntos até podemos debater mas agora não vem ao caso e seria muito cansativo, quando o DAN postaro tema “A Rússia seu nascimento e seus inimigos perante a História” Nesta ocasião sim tentaremos descobrir o sexo dos anjos ok??
Pois é TOPOL você chgou no que estou questionando justamente sobre esta “ajuda” dos EUA para com os seus aliados e vizinhos da Russia. Você resumiu muito bem, esta “ajuda” é patética.
E quem vai jogar a primeira bomba…?
Onde a Águia faz o ninho, o Urso não sobe… E onde o Urso faz a toca, a Água não desce… Simples assim…
O propósito não é parar uma ofensiva russa em si, e sim dissuadi-la… Baseado nisso, pode se dizer que é uma relativa segurança… Afinal de contas, atacar abertamente soldados americanos com forças sob uma bandeira não é lá uma coisa muito inteligente…
Todos sabem que ao longo da história, tudo começa assim, são pequenas provocações que nunca deveriam ter sido feitas, mas…
a verdade é que deveríamos cuidar de nós mesmos, infelizmente tem um bando pró USA e outro bando pró Russia e China, isto é problemas deles, que se matem, nós temos que resolver nossas mazelas e ao mesmo tempo, temos que nos fortalecer economicamente, e infelizmente gastar nossos parcos recursos, também em armas, afinal este mundo definitivamente não é um lugar para santos e não estamos sozinhos nesta nave chamada terra.
Amigo Larri, são somos bandos, somos grupos ok?? Rsssss
Caracas!!! Alguns foristas ao atacar posições de outros reinventam a história. Fiz história e estudei muito a revolução russa e a instalação da URSS, onde a Rússia atacaria a Alemanha? , de onde a Russia foi colonialista?. A URSS foi uma conjunção de Estados aocialistas e intervenções pontuais foram para preservar sua existência. Tiveram problemas internos com os Eslavos que formaram a maioria da população da Rússia com as minorias étnicas não Russas. Lembro que a Russia perdeu vários territórios entre eles Finlândia, Ucrânia, Polônia além de territórios onde hoje onde estão os países do bálticos.
Se voce fez historia e estudou tanto historia da Russia e USSR Deveria saber o que desejavel Stalin desde anos trinta. Se voce nao sabe e gostaria de saber no meu texto anterior te dei dica onde pode achar. Para isso infelizmente precisa conhecer outra lingua alem de portugues, pode ser Ingles, Russo, Polones, Romeno ou Alemao. Deve ler pelo menos Livros do Suworow que e ex GRU e escreveu varios Livros sobre historia moderna da Russia, exercito Russo doctrinas militares deste Pais. Assim acha respostas. E Se abre para mundo porque teu conhecimento e pequeno Se nao sabe Coisas basicS da historia SR. Caracas. Alem disso Russia nao perdeu terytoriów da Finlandia e Polonia, porque estas Nacoes sempre foram independentes dela. A Russia sempre tentou escravizar bizonów e por curto Espaco de tempo conseguia. Poloneses São Limeiro nacao que connquistarm Moscou i ficaram la por Mais que algumas noites /muito Mais tempo que Napoleon Bonaparte/. Inclusivel duas vezes por vontade do rei polones foi coroado para imperator da Russia favorito dele. Mas isso com certeza voce sabe porque estudou muito. Concordo comtigo somente em uma questao. Ucraina. Este Pais nunca existiu. As terras que atualmente ocupa pertenciam Polonia e Russia durante varios seculos.
PP,
A contrário. A Ucrânia, enquanto povo com língua e costumes diversos, tornou-se nação distinta já por volta do século XIV, sendo uma ramificação dos povos eslavos orientais. Pelo século XIX, o povo já havia amadurecido ao ponto de serem virtualmente um país. Foi, isso sim, feito todo um esforço da parte dos russos para inibir o surgimento oficial de uma Ucrânia.
RR,
Devo polemizar contigo. Vou tentar argumentar e Você me fala se aceita meu ponto de vista. Vou encurtar máximo minha explicação.
Desde século IX ate século XIV nas atuais terras da Ucrânia foi fundada Ruś Kijowska traduzindo Rússia de Kiev. No começo do século XIII região foi dominada por Mongóis que não incorporaram estas terras ao seu império, mas designavam administradores /príncipes/ quais pagavam tributos para eles. No começo do século XIV um dos Príncipes da Rússia Bolesław Jerzy II pediu ajuda ao Rei Polonês Kazimierz Wielki. Apos da morte dele /foi envenenado por Boiarów-nobres russos/ Polônia recebeu boa parte destes terrenos. Outra parte foi conquistada pelos Lituanos no começo do século XIV. No começo do século XV Władysław Jagiełło príncipe Lituano casou com princesa Polonesa e foi coroado. Desde aquele momento boa parte dos atuais territórios Ucranianos pertenceu Reinado Polono-Lituano. Isso foi novamente confirmado no século XVI pela Unia de Lublin. Desde aquele tempo, os territórios da atual Ucrânia, varias vezes foram divididos entre Polônia e Rússia e ocasionalmente Turquia. Nem as revoltas dos Cossacos no século XVII mudou algo. Esta situação permaneceu ate 1795 quando Polônia foi extinta por 125 anos e terras deste pais foram divididas entre Prússia, Austro-Hungria e Rússia. Apos da Primeira Guerra Mundial os territórios foram novamente divididos e apos da Guerra entre Polônia e Rússia /1919-1920/ foi assinado tratado de paz em Ryga /18.03.1921/ que reconfirmou divisão destas terras. Esta situação permaneceu ate 17 de setembro de 1939 quando Rússia junto com Alemanha Nazista atacou Polônia começando como agressor II Guerra Mundial. Apos desta guerra Polônia perdeu os territórios da atual Ucrânia. Desde 24 de agosto de 1991 Ucrânia se tornou Nação Independente tornando-se Republica Parlamentarista. Ultimo ato que confirmou estado independente aconteceu 8 de dezembro de 1991 quando União Soviética foi destina por tratado assinado em Bialowierza entre Ucraína, Bielorrússia e Rússia.
Verdade que no século XVIII e XIX começou se formar língua literária Ucraniana mas isso não pode ser considerado como proclamação de uma livre nação.
Assim eu conheço historia desta região e não vejo Ucrânia como um pais independente antes de 1991.
Sds.
PP
Olá PP,
Literalmente, você está correto.
Mas se analisarmos melhor, vamos descobrir que os movimentos independentistas ucranianos remontam ao declínio do Império Russo, o que prova que aflora ali o conceito de uma nação ucraniana.
Saudações.
Não pretendo polemizar com o colega, e nem tenho qualificação pra isso, mas se for pra tomar por base opinião doutrinária, o Chomsky já cansou de dizer que os Estados Unidos são o maior país terrorista, o mais agressivo, o que mais guerras já provocou e por ai vai. A lista de golpes e guerras iniciadas pelos norteamericanos é interminável. Talvez você diga que o Chomsky não conta, por ser de esquerda. Mas neste caso, o debate descambaria para outra esfera. Até porque, é conhecido como o maior intelectual vivo.
Os Estados Unidos possuem centenas de bases ao redor do mundo, e se utilizam desse poder para desestabilizar qualquer país que não siga sua cartilha. Que eu saiba, a Rússia tem uma única base fora de suas fronteiras, mesmo assim, nada excepcional e, hoje, cercada de terroristas.
Até 5 anos atrás, havia uma relação quase simbiótica entre Rússia e Europa: a Rússia fornecia energia e matéria-prima para a Europa e, em troca, comprava produtos europeus. Estava tudo indo muito bem, relação ganha-ganha, exceto por um problema, os Estados Unidos não entravam nesta equação. A partir dai iniciou-se um estado de beligerância entre Rússia e Europa, fomentada pela OTAN, a mando dos seus patrões.
Era preciso desestabilizar a Rússia, utilizando-se de qualquer meio disponível. Primeiro veio o golpe na Ucrânia. Depois vieram as sanções econômicas. Depois a guerra com a Síria (que por pouco não atingiu o ponto de não retorno).
O investimento dos Estados Unidos em defesa é 10 vezes superior àquele desembolsado pela Rússia. Ao passo que a Rússia teve de reconstruir boa parte do seu parque de defesa, perdido na Ucrânia. Ela também está pagando um alto preço pela incorporação da Criméia, tendo que reconstruir boa parte da infraestrutura. As sanções econômicas fragilizaram sua economia. O mesmo em relação ao preço do petróleo. E, tudo isso, aliado a uma corrida para reduzir a obsolescência dos seus equipamentos.
Mesmo com todos os entraves, os EUA perceberam que a Russia voltou ao xadrez asiático, pesadelo do Zbigniew Brzezinski. E, aliada da China, havia se constituído em séria ameaça à hegemonia norteamericana. Em razão disso, a Europa foi obrigada a se posicionar (via OTAN), numa atitude de confronto com a Rússia. O objetivo é travar a guerra no quintal europeu para evitar enfrentá-la do outro lado do Atlântico.
Retornando ao Chomsky, ele tem um livro chamado “Império americano: hegemonia ou sobrevivência”. Neste livro ele diz que os Estados Unidos são um país imperial, a maior força já vista sobre a terra, e não aceitará perder este posto para nenhum país. Se preciso for, irão às últimas consequências, ainda que sob risco da extinção mútua.
Sendo assim, a OTAN não é o garantidora da paz mundial. A OTAN defende os interesses dos EUA muito antes de defender os interesses europeus. Talvez seja por isso que a Franca tenha tanta restrição em terceirizar a defesa antimíssil europeia pra ela.
Já tivemos uma guerra de trincheiras. Tivemos uma outra com blitzkrieg. Agora estamos entrando numa outra guerra, não muito clara em seus movimentos, mas já certa em seu destino.
Prezado Colega, comesando pelo Chomsky nunca encontrei a frase que esta citando. Mas conhecio outra afirmacao dele que foi criada apos De 11 De setembro sob Forte influenci da Publicacao do J.Burke onde afirmacao que atuacao Dos Estados Unidos nao esta diminuindo terrorizmo mundial contrario esta contribuindo no crecimento dele. Talves esta alegacao Prezado Colega queria aqui nos apresentar. O livro indicado pelo Colega vou ler Mais rapido possivel para ver Se nesta Publicacao ele redigiu este pensamento. Realmente alem da alegacao que coloquei acima nao posso polemistę muito sobre pensamentos dele alem de que e um extremo esquerdista e fervorozu critico do Governo Israelense. Talves porque foi poupado por seua Pais da triste realidade prazeroza da Russia De onde fugiram para Estados Unidos onde ele nasceu. Para estes fervorozus esquerdistas tenho um concelho. Vao la Viver por algum tempo, depois expresam seu amor e admiracAo por este Sistema e Desenvolvimento tecnico desta nacao.
Respondendo Agora divida do Prezado Colega. Sim OTAN e unica Forca existente que pode Se opor Russia. E este Continental deve ter Forte apoio do Norte Americanos porque as proprias Forcas Armadas Dos paises europeia São Mais sucatiadas do que exercito Russo.
Espero que Prezado Colega nao vai tentar me empurar que pela crise Russa esta culpado Ucrainia. Como eu sabia os Russos neste caso foram agressores. Espero que Prezado Colega nao duvida disso. Comecou com anexacao da Crimeia. Ou eu estou errado? Talves Vivemos em outra planeta. Mas nao acredito que algeuem que conheci Chomsky nao vai saber quem e agresor e quem foi agredido.
E Mais um comentario. Franca nunca queria aceitar nada De nenhuma nacao estrangeira. Por isso sempre Perdia. Muito egocentrizmo e pouca visao. Por isso nos ultimos cem anos precisou ajuda Dos britanicos e americanos para defender propria soberania. Quando precisou defender “seus teritorios na Africa” nos anos 60 simplismente perdeu porque ninguem queria ajudar. O mesmo episodio aconteceu na Asia tambem no seculo passado.
A agressao começou realmente com a anexação da Crimeia ou comecou com o golpe de Estado patrocinado pela CIA e pelos EUA na Ucrânia ???? Eu acho que como o senhor falou, alguém estava em Marte até pouco tempo atrás.
Só em tua cabeça, porque todo mundo, excluindo Coreia do Norte, pensa igual eu. Onde você achou Cia na Ucrânia. Sim tinha francos atiradores que foram dirigidos pelos agentes de GRU e chefe da guarda presidencial do Janukowicz. O povo da Ucrânia nas primeiras eleições apoio quase unanimemente Poroszenko. Isso e golpe? procura definição desta palavra e depois comenta.
Edison
“Os Estados Unidos possuem centenas de bases ao redor do mundo…”
Não chegam a ser cinquenta instalações hoje, a esmagadora maioria na Europa, em países aliados. E são instalações secundárias… E salvo engano, são, na maioria, bases de suprimentos, com pessoal mínimo.
O que é um interesse da Rússia, não é essencialmente um interesse comum com a Europa… É incorreto acreditar que russos e europeus não tenham interesses divergentes; notadamente no Oriente Médio e leste europeu. Aliás, a questão ucraniana ( um levante legítimo do povo daquele país ), foi apenas um dos pontos de ruptura de uma relação que nunca fora as mil maravilhas, e estava somente fundamentada em petróleo e gás baratos.
Os chineses já mostraram mais de uma vez que tem agenda própria. Vide o posicionamento desse país na questão ucraniana… Ocorre que, vez por outra, interesses convergem, como no caso sírio… Daí a serem realmente aliados, vai uma certa distância. Já trocaram farpas no passado e não faz muito tempo que saíram de um azedume nas relações ( caso do flanker chinês ).
Os franceses tem seus próprios meios de dissuasão; diferente dos demais europeus que, ou não contam com armas nucleares, ou não tem uma defesa aérea completa.
E mais uma coisa. Este exercício na Geórgia foi planejado já meses. Equipamentos americanos desembarcaram lá acho que duas semanas atrás. E apos do exercício vão embarcar e voltar. Não e nenhuma ameaça. Só precisa ser Russo para inventar isso.
PP
Amigo PP. Também olhe ao seu redor. Não se detenha a história (ou estória) a favor de um ou outro lado. Veja somente o hoje e se possível, o amanhã. O Japão também já executou muitas carnificinas. Mas hoje faz parte do bem. A Alemanha também. Isso para não falar de Reino Unido e outro. E por aí vai.
Então, não se apegue a suas fantasias.
Eu sou apolítico e somente tenho a bandeira de meu País. Gosto e preso pela verdade. Por isso, analisar tudo, de todos os ângulos e todos os prismas.
Aparentemente, você conhece (ou acha que conhece) todas as operações da OTAN. Ok, estas vendo um lado real. E o outro? É fantasioso?
Não estou defendendo idéias. Mas sim a realidade. Dentro do contexto aqui proposto, você também concordaria que bases militares, com equipamentos convencionais russos também poderiam ser instalados em Cuba, Venezuela e outros países da América Central?
É claro que não, né?
Então, como ficamos?
AH, e quanto a não escrever algo deselegante, aí sim, você tem toda razão. Parabéns!
Cordiais saudações, seja sempre bem vindo e um grande abraço.
Afonso.
Por me eles podem Se instalar onde querem mas ninguem quer eles. Falando sobre bases Dos Russos infelizmente ninguem aceita porque São ocupantes e nao aliados. Veja o que aconteceu depois da queda de Pacto De Varsovia. Todos paises expulsaram os russos do sei teritorio. Respondendo tua pergunta – ninguem convida eles por isso os Russos alem da Siria nao tem nenhuma base militar. Nem Presidente da Bialorusia nao aceitou possibilidade De permitir na instalacao da base aeria no sei teritorio. Por Mais que Se decoara amigo do Putin.
Amigo Afonso. Nao preciso achar. Em ME intereso e tenho conhecimento De algumas Linguas alem De portugues. Se voce duvida sobre isso que escrevo espera ate 7 De junho e nao vai precisar supor que eu acho. Simplizmente voce vai ver que eu sei.
Amigo PP, na data citada iniciar-se-ão manobras militares. Somente isso. Não espere nada além disso.
É o retorno da guerra fria. Os ocidentais terão que investir pesado nos países do ex bloco soviético. Caso contrário, eles “caem fora”. E a conta deste investimento, mais uma vez, será paga pelos latinos americanos e africanos. Sempre relegados ao segundo plano.
Outro abraço.
Abraços.
Afonso,
Dado a maneira que os russos procederam ao longo da Guerra Fria com estes países, creio ser difícil algum deles “cair fora”…
Quem vai pagar a conta serão os contribuintes americanos e europeus do oeste… Estes primeiros, aliás, são os que já estão mais cansados, de verem seu País arcarem com a maior parte da OTAN, e cobram soluções e comprometimento dos seus aliados…
Amigo Afonso. A verdade e nua e crua. Infelizmente você precisa ler mais para discutir este assunto. Porque teu achismo não permite isso. Senhor RR tem razão. Em setembro de 2014 /4-5/ em Newport durante ultimo encontro dos países membros da OTAN foi decidido que todos membros devem aumentar esforço financeiro aumentando orçamento para forcas armadas ate 2% do PIB nacional de cada pais participante.
Nem Estados Unidos por sua “bondade”, e nem velhos membros da OTAN irão ajudar países do Leste Europeu porque sozinhos não cumprem esta diretriz.
Somente a Polônia e Países Baltos estão cumprindo esta diretriz. Por exemplo os alemães destinam somente 1,1% do PIB, exercito holandês esta totalmente sucateado, etc. Então não tem quem ajudar.
Tua ….. no assunto e profundo ódio para sistema ocidental deixa você achar que os países Latino-Americanos ou Africanos vou sustentar isso. Explica como? Por acaso algum pais nestes continentes faz parte da OTAN ou declarou isso. Acaba com demagogia de qual Brasil esta cheio. Começa estudar, ler, aprender, se interessar, diversifica tuas leituras assim vai puder discutir usando argumentos. Você não sabe nada além das frases vazias cheias de ideologia. Em meus comentários estou tentando colocar dados, fontes para argumentar meu modo de pensar. Você nem se da trabalho para verificar isso. Olha ao redor para as pessoas que conhecem assunto e se da trabalho de pensar o que elas acham de Você.
Este foro e para dividir ideais, podem ser opostas, mas verdadeiras e verificáveis e não ideais de achismo /tuas próprias palavras/. Quando não tem argumentos você quer usar ideologia. Onde vai levar isso.
PP, desculpe, mas não sou apegado a ideologias. Você está distorcendo tudo. Leva a crer que achismos e ideologias estão sendo praticadas por você. Mais uma vez, desculpe a sinceridade. E se tem alguém que tem que abrir a mente também, este alguém é você.
Já percebi que não adianta nada querer trocar ideias com quem somente tenta impor as suas. Por isso, não retornarei nenhum comentário seu. Não darei munição para quem deturpa o pensamento de outros.
Tudo de bom.
Amigo o sr. leu a matéria? ? A opinião não é minha e nem da Sputinik, ela é de um cientista politico Norte Americano especialista em Russia. Eu apenas dei minha opinião do que aconteceu na guerra onde os Alemães foram arrastados de volta até Berlim e no que poderia acontecer com os países que estão caindo na conversa dos Yankes e mais nada. Os achismos deixo por conta do sr. e do sr. Dalton, espero sinceramente que os seus achismos estejam corretos para o bem dos povos vizinhos da Russia.
Gostaria que voce ME esplica o que significa “achismo”. Porque o que escreve esta fundamentami na historia. Nao assiste Programa do prof. Cohen mas como Sputnik News foi criado por Governo Russo Durante Age do conflito com Ucraina para Representar os interese deste Paris no foro internacional e vi naquele tempo como estavam trabalhando tenho quase certeza que as frazes colocadas no Texto deles São tiraram do contexto ou nunca foram faladas por ele. Isso vem nao do meu achismo mas da minha longa experiencia pessoal. E alem da experiencia do meu ambiente De trabalho. Por isso sei o que estou escrevendo.
Fernando, olha ou teu redor, leia, entenda o que esta lendo e comenta. Tua visão do mundo e destorcida por propaganda esquerdista. Rússia e um agressor desde sempre. Ela junto com a Alemanha começou segunda guerra mundial – atacou Polônia em 17 de setembro. Cooperou com Hitler ate 21 de junho de 1941. Ultimo transporte ferroviário com minério de ferro e manganês atravessou fronteira dos “dois aliados” na madrugado do dia 22 de junho logo antes do ataque alemão para USSR. USSR foi atacada por Hitler porque Stalin não acreditava na capacidade do exercito nazista de atacar União Soviética em 1941. Se Hitler não atacasse em junho em julho Stalin atacaria Alemanha Nazista. Leia um pouco dos livros de Vitor Suworow ou se prefere Vladimir Bogdanovich Rezun. Isso são documentos e não lendas. Apos da Segunda Guerra Mundial USSR provocou TODOS grandes conflitos mundiais. China, Coreia, Vietnam, Laos, Oriente Médio, América Central, Cuba, Países Andinos, Afeganistão, etc.
Eu estou mencionando só últimos 100 anos, mas este pais durante ultimo milênio escravizou varias nações na Europa e Ásia. Somente nos anos 90’ do século passado por causa da crise econômica foi obrigado buscar um consenso com seus vizinhos. Mas desde primeiro mandato do Putin se tornou de novo um pais agressor e não fala que não e verdade. Duas guerras em Tchetchênia, Geórgia, Crimeia, Ucrânia. E pouco.
Sim único garantidor do paz mundial e OTAN dirigido por USA. Porque USA e único que pode aniquilar exercito Russo. E não se iluda. Se Rússia conseguisse vencer esta organização Brasil, pais onde vivemos também vai ficar em perigo. Porque exercito russo não para na costa ocidental da Europa. Ele vai conquistar ou vai escravizar outras nações fora do perímetro Europeu.
Grande dose de veneno e ódio contra Estados Unidos não trazem nada. Porque pertencemos este mundo. Antes de escrever qualquer coisa lembra velho proverbio romano “oratio est argentum, silentium est aureum”.
E para todos, nos dias 7-17 de junho vão acontecer na Polônia exercícios Anakonda 2016 – 28-31 mil soldados de 25 países. Vão treinar … ? Defesa contra eventual agressão Russa para países do leste europeu que são membros da OTAN par causa da clausula 5 do tratado da OTAN. Porque só treinando pode se alcançar melhores resultados e isso e objetivo da presença dos exércitos do OTAN.
E mais um comentário. Para Sputnik News que um órgão da propaganda Russa qualquer lugar onde treinam soldados americanos e do OTAN e ruim. Se treinasse no próprio território americano com certeza os Russos vão inventar alguma desculpa para acusar que exercícios são direcionados contra Rússia. Hoje sem Sds. Queria escrever algo mais mas assim sairia da linha e podia ser deselegante.
PP
Nossa, esse texto está ininteligível.
São muitas tropas mas nao terão chance alguma contra o exército Russo.Eles estão nas portas da Russia e todo o seu poderio, os nazistas eram muito mais poderosos proporcionalmente a estes exércitos avançados e no entanto foram arrastados de volta até Berlim. Tenho pena destes países submissos que acreditam nesta lenga…lenga dos Yankes, pois quando a maquina de guerra Russa começar a marchar pra cima destes paises certamente os americanos não ficarão pra ver o resultado pois não são burros e assim estes paises subalternos ficarão entregues a própria sorte. Estas ações agora contra a Russia seria a mesna coisa que colocar partes de exércitos de varios paises no Canadá e no Mexico e pensar que conseguiriam vencer os EUA com todo o poderio de seu exército ali do lado é muita burrice. E isso sem falar numa possível resposta nuclear a uma agressão.
Ninguém quer invadir a Rússia…e quanto aos nazistas, não esqueçamos que os russos tiveram uma grande ajuda dos
generais “Lama” e “Neve” também e a pequena Finlândia que não quer nem saber da Rússia deu um enorme trabalho ao “poderoso” exército russo invasor em 1939, apenas trata-se de um recado que a OTAN está unida ou pretende estar.
.
Você já se perguntou porque os países do antigo “Pacto de Varsóvia” entraram para a OTAN tão logo a União Soviética, (Rússia)
esfacelou-se ? Já teve oportunidade de conversar com cidadãos de tais países? Eu já !
.
Não gostar dos EUA e/ou ver tudo que há de ruim no mundo como culpa deles é um direito seu, mas, não culpe os EUA se a
Rússia não tem muitos amigos : (
Almirante, com o devido respeito, a lama e a neve eram previsíveis e já constavam no plano de batalha. O que não previram foi a ferrenha resistência do povo soviético, que mandou milhões de seus compatriotas para serem destroçados pelas metralhadoras e canhões nazistas. Se não fosse essa resistência, os panzers de Guderian teriam passeado pela praça vermelha.
Edison,
Aí é que está….
Eles previam neve e frio, mas não creio que levassem em conta as condições reais do clima russo ( o que não deixa de ser um erro ). Tanto que seus equipamentos e vestimentas apresentavam consideráveis problemas, em muito maior intensidade que as armas russas…
Por tanto, creio que é mais correto afirmar que os alemães não estavam preparados para as condições do clima russo. Logo, o “general inverno” aprontou sim das suas com os alemães e foi de fato um fator a ser considerado ( embora também seja uma verdade que este “general” não luta de lado algum; e se os alemães não estavam preparados, então a culpa é só deles )…
E mesmo assim, os alemães chegaram a trinta quilômetros do Kremilin…
Fosse a Russia do tamanho da Polônia, e me arrisco a dizer que seria conquistada em quinze dias…
Então devemos exuzir que foi….digamos um tsunami de lama e vento frio que empurraram os Alemães até Berlim??? Que tsunami e vendos poderosos são estes nao? Kkkkk muito interessante, será que os grandes estrategistas (alguém duvida?) Alemães não previram isso, já que contam o mesmo da derrota de Napoleão Bonaparte?? Hum!!! Ou será que não foi messmo a tenacidade, resistência, capacidade e competência do Exército e do povo Russo e Soviético nos dois casos que apenas tiveram uma boa ajuda da natureza??
Acho que não entendeu…
O que eu disse foi exatamente o contrário. O mar de neve e lama estava no caminho, e os alemães tiveram que atravessar isso com um equipamento que não era o melhor pra aquela situação… E ainda assim fizeram o que fizeram…
Não creio que tenham levado muito em conta as dificuldades de Napoleão, já que há uma diferença de pelo menos uns 130 anos entre as duas experiências…
Da resistência do povo soviético eu não duvido, mas a competência… Basta observar a facilidade com a qual as posições soviéticas foram desbaratadas para se entender o tamanho da incompetência da liderança militar e política. E não é pra menos, já que os lideres do Exército Vermelho até então eram políticos de farda. Somente após a entrada dos verdadeiros líderes militares é que se viu algo a nível estratégico. E mesmo assim, a nível tático a coisa era sofrível, com uma total falta de sutileza e dependência imensa de mera força bruta. Tanto que as baixas foram imensas… O Exército Vermelho iria perder mais de 14 milhões de combatentes até o final do conflito…
Aqui vale dizer:
O grande responsável pelo caos no Exército Vermelho foi ninguém menos que o próprio Stalin, além da cúpula que o apoiou na sua insanidade.
Graças aos expurgos do final dos anos 30, nos quais mais 37000 oficiais do exército foram presos, expulsos ou executados ( incluindo aí alguns dos mais brilhantes teóricos militares da história ), o Exército Vermelho era uma força sem cabeça quando da invasão nazi. Sem se importar com competência, Stalin plantou no seio das FAs homens cujas credenciais eram somente políticas. O resultado foi o caos no campo de batalha.
E o pior que já haviam indícios dessa fragilidade… Mesmo para vencer os modestos ( porem aguerridos ) finlandeses, só faltou aos russos jogarem as pias dos banheiros… Mas ainda assim, Stalin não tomou qualquer medida que fosse realmente efetiva… Todas as metas para remodelar o Exército Vermelho foram irreais…
Antes disso, da ingerência stalinista, era sim possível dizer que o Exército Vermelho era uma força profissional e inovadora.
Engraçado, Stalin foi o responsáve pelo caos do Exército Ruszo segundo o sr. Mas ao mesmo tempo ele também foi um dos principais responsáveis pelo caos do Exército alemão nao?? Que sina deste senhor em destruir exércitos não é? Kkkkkkkkk vocês são ótimos.
Stalin apenas roubou glórias alheias, amigo… Os verdadeiros provedores da vitória foram homens como Timoshenko e Zhukov… E todos eles foram relegados ao esquecimento depois do conflito…
O mais, a covardia de Stalin foi exposta por ninguém menos que Khrushev, seu braço direito na SGM, em congresso do partido realizado em 1955… Segundo ele, o próprio Stalin quase borrou-se de pânico quando os alemães chegaram as portas de Moscou, e estava pronto pra fugir antes de Zhukov aparecer a salvar o dia, utilizando tropas da reserva siberiana…
E se fosse a Russia do tamanho da Polonia e denfendida pelos valentes soldados Yankes, totalmente despreparados à época segundo os proprios aliados ingleses à ocupação se daria em 3 dias no máximo. A vefdade dói ne? Rsssss.
E porque a URSS iria ser defendida pelos americanos naquela época…? A URSS tornou-se unicamente aliada de conveniência, por já ter sido invadida a época de Pearl Harbour. Aliás, até a invasão da URSS, haviam, isso sim, muitas duvidas no Ocidente se os russos apenas se aproveitavam do caos na Europa ou se não jogavam decisivamente no campo fascista…
Quanto ao preparo do soldado americano, vale dizer que o que faltava mesmo era quantidade… O Exército Americano estava sim relativamente bem treinado e equipado para o período; notadamente forças de infantaria, que já adotavam como padrão um rifle semi-automático ( Garand M1 ) enquanto o resto do mundo ainda usava rifle de ferrolho. E o resto do inventário não era tão dispare assim em relação ao resto do mundo. Ou seja, teriam dado um grande trabalho…
A estratégia dos americanos naquela época se baseava em evitar a invasão do seu território continental pelo mar e proteger posses ultramarinas. Por isso dedicaram seus maiores esforços a uma poderosa força aeronaval e fizeram pesado investimento em bombardeiros estratégicos. Quando o B-17 surgiu, em 1935, não havia similar no mundo, e sua frota era mesmo superior a britânica em muitos aspectos…
Amigo, quem disse que os soldados americanos eram totalmente despreparados e sem uma minima experiência foram os oficiais Ingleses e não eu. Os caras estavam lá, viram e deram suas opiniões. ..já nós. …..
As experiências americanas mais recentes até então remontavam a conflitos localizados no período entre-guerras. Evidente que não estavam a altura do exército inglês ( provavelmente o mais bem treinado exército daquele período depois dos alemães ), mas estavam sim consideravelmente a frente da maior parte dos países europeus. Tanto que já na segunda metade de 1942, sem nenhuma grande ajuda particular, começavam a botar pra correr os japoneses. Os fuzileiros americanos em particular formavam uma verdadeira elite.
Já em 1943, era uma força bastante profissional, quase ao mesmo nível dos ingleses.
s forças de Hitler incluíam, além das tropas germânicas, cerca de 2 milhões de “não alemães”, europeus de 15 países diferentes, que acrescentaram 59 divisões, 23 brigadas, uma série de regimentos separados, batalhões e legiões às forças alemãs*.
Lutando contra esta “coalizão nazista”, o Exército Vermelho foi responsável por nada menos do que 80% de todas as perdas alemãs (em mão de obra e equipamentos) durante a guerra. Todos os outros, incluindo os EUA e Reino Unido, compartilharam juntos franzinos 20% ou menos…E se juntaram à guerra terrestre na Europa, quando Hitler já estava claramente derrotado.
*Pesquisar: “European non-Germans in the German armed forces during World War II”
guarac…
Pelo que sei, essa foi a força militar mobilizada pelos países aliados dos alemães no leste europeu durante todo o conflito ( os alemães, sozinhos, iriam mobilizar muito mais; cerca de 18 milhões serviram a Wehrmacht em algum momento )… E termina que na prática, esses exércitos satélites eram apenas uma fração das forças que combatiam os russos. E antes de 1943, a melhor parte dessas forças já haviam sido desintegradas… E os russos, captando recursos das demais republicas soviéticas, iriam mobilizar muito mais que todos esses países juntos ( estima-se que mais de 34 milhões de pessoas foram mobilizadas em algum momento, dos quais cerca de 8 milhões apenas entre as minorias não eslavas )…
Esse dado de 80% não sei em que se baseia… Os alemães jamais mobilizaram mais que 75% de seus efetivos contra os russos… De fato, quando os aliados ocidentais invadiram, aproximadamente 1/4 das forças alemãs estavam estacionadas no Oeste, e com reservas a caminho…
E vale lembrar que os aliados ocidentais lutaram em todas as frentes. Já os russos somente se mobilizaram contra os japoneses em Agosto de 45…
Foi ao que me referir ao escrever no começo do comentário:
“forças de Hitler incluíam, além das tropas germânicas”
E entre 75 e 80% não há grande diferença, o fato é que algumas fontes citam 80% e outros 75%, serão sempre estimativas, não há como calcular um valor exato…
E a entrada da União Soviética no front asiático é pouco conhecida e reconhecida , más teve efeito fulminante sobre as forças do Império japonês, acelerando fim da guerra do Pacifico.
Em apenas um mês, o exército russo enfrentou e venceu a vastas forças de ocupação do exército nipônico na China, que consistiam em:
Japão:
– 1.217.000 de homens
– 5360 peças de artilharia
– 1.155 tanques
– 1.800 aeronaves
– 1.215 veículos
Em menos de um mês fizeram o que os EUA não conseguiram em 4 anos de guerra contra o japão…: A Ameaça eminente de invasão do território japonês em Hokaido, que só não aconteceu, porque os EUA explodiram duas bomba atômicas no Japão, como um recado aos russos para se conterem…