Por Nikolai Litôvkin
Tu-160M2 poderá alcançar altura de 18 mil metros, inatingível para todos os tipos de sistemas antiaéreos e antimísseis.
No final de 2016, o Ministério da Defesa da Rússia receberá o primeiro lote de novos motores NK-32 para bombardeiros estratégicos Túpolev Tu-160M2. Segundo seus desenvolvedores, o motor permitirá que a aeronave alcance a estratosfera, a uma altitude de 18 mil metros.
“A nova versão do motor NK-32 poderá funcionar não só como um motor a jato para aeronaves, mas também como um motor de foguetes. Como resultado, o Tu-160M2 poderá atingir tal altitude, que não poderá ser derrubado pelos existentes sistemas de defesa aérea”, disse uma fonte do complexo militar russo que não quis ser identificada.
O primeiro voo da aeronave modernizada será realizado em 2018.
Segundo vice-diretor da Túpolev, Valéri Solozobov, embora o novo Tu-160 não apresente alterações no design, trata-se de um modelo completamente novo e que traz caraterísticas técnicas diferenciadas.
De acordo com o comandante-chefe das Forças Aeroespaciais da Federação Russa, Víktor Bôndarev, o Ministério da Defesa planeja comprar cerca de 50 aviões Tu-160M2. A produção em série da aeronave terá início em 2021.
Por que dar vida nova ao Tu-160?
Enquanto o cronograma Rússia está atrasado no desenvolvimento do bombardeiro estratégico de nova geração, PAK DA, o Tu-160 modificado deve preencher uma lacuna nas Forças Aeroespaciais do país. O primeiro modelo de teste do PAK DA será construído apenas em 2020.
“A aeronave deverá servir de substituta, em curto prazo, para o PAK DA nas Forças Aeroespaciais russas. Diversas aeronaves de longo alcance cumprirão, em breve, seu período de garantia, e o Ministério começará o processo de substituição”, diz o observador militar do jornal Izvêstia, Dmítri Litóvkin.
Segundo a fonte militar que não quis ser identificada, o projeto do novo Tu-160 pode vir a ser um dos mais caros da década de 2020, com custo será equiparável ao do desenvolvimento de novos submarinos nucleares da classe Borei portando mísseis Bulava – cujo preço varia entre 5 e 7 bilhões de dólares.
Armamento do Tu-160M2
O novo Túpolev será usado não só como arma de contenção, mas também para cumprir diversas tarefas do Ministério da Defesa.
“Os aviões poderão levar mísseis de cruzeiro nucleares e convencionais, inclusive mísseis de longo alcance da nova geração X-101 e X-555”, diz o ex-comandante supremo das Forças Aéreas, Piotr Dainékin.
Segundo ele, a aeronave pode transportar mísseis de cruzeiro X-55SM com coordenadas indicadas para abater alvos em um local específico.
“O Tu-160 pode ser equipado com qualquer tipo de bombas: de perfuração, fragmentação, minas marítimas etc. O peso total das cargas pode chegar a 40 toneladas”, completa Dainékin.
Características técnicas de Tu-160
Tripulação: 4 pessoas
Comprimento: 54,1 metros
Altura: 13,1 metros
Envergadura: 55,7 metros
Peso vazio: 110 mil kg
Peso máximo de decolagem: 275 mil kg
Peso de combustível: 148 mil kg.
Velocidade máxima ao nível do mar: 1.030 km/h
Velocidade máxima em altitude: 2.200 km/h
Alcance máximo sem reabastecimento: 18.950 km.
Teto de voo: 18.000 metros (Versão M2)
FONTE: Gazeta Russa
Topol o B-1 pode alcançar sim mach 2,5 mas usando o pos-combustor a velocidade que vocé é a de cruizeiro de mach 1,2, sim o b-1 tem supercruise. O blackjack não tem o supercruise mas é para chegar a mach 2,5 assim como o b-1 necessita do pos-combustor á diferença é que o russo tem capacidade pra carregar gasosa o que permiter ficar mas tempo com o pós ligado portanto não precisando do supercruise. Sobre a comparação do u-2 com o tu-160 me refiro á parte do texto que fala que há 18 mil metros nenhum sistema pega o que é uma mentira ! E sobre o u-2 ser mas leve que um tu-160 não quer dizer quem um missil não rasgue ele no meio e você sabe disso
Augusto
Você quer comparar o peso de um Lockheed U-2 com um TU-160 ??? Essa comparação não procede meu amigo… compare com um B-1 Lancer que também pode voar a 18 000 metros , porém ele é muito mais leve que o Black Jack…
O bombardeiro russo é cerca de 79% mais potente que o americano e ainda bem mais veloz em altitude, mach 2,05 contra mach 1,2 do B-1
Tireless
Digo o mesmo para você… você deveria lembrar-se de que quanto mais altitude menos atrito e mais velocidade… um ganho de teto operacional de 3000 metros como é o caso da versão M2 do Black Jack nas camadas já rarefeitas resulta em um acréscimo de velocidade considerável meu nobre colega… a esta altitude é praticamente impossível para interceptadores alcançarem o TU-160M2… lembre-se que dificilmente algum F-15 poderá manter um teto de serviço tão alto lotado de combustível, armado com mísseis e com mais dois tanques extras necessários para interceptação de longo alcance.
O único caça que poderia interceptar o TU-160 nesta altitude é o MIG-31, porém isso não vai acontecer porque ele também é russo.
Do que adianta voar a 18.000 metros de altitude se continua a brilhar nos radares inimigos como uma árvore de natal? E não custa lembrar que o teto máximo de serviço do F-15 Eagle é de 65.000 pés (20.000 metros). E o teto máximo do Patriot é de 79.500 pés (24.200 metros).
Acho que a gazeta russa exagerou um pocou o U-2 americano da decada de 60 podia voar ate 21 mil metros de altitude é ainda sim foi abatido ! isso na decada de 60 imagina hoje, 18 mil metros não é nada
Lindo
Mas já vão começar a receber ainda esse ano os novos motores?
Poxa, que rápido!!!
Os russoa estão a todo vapor mesmo
só uma coisa: esses novos motores do black jack serão os mesmos do PAK DA ????
se for, é um passo muito grande em direção ao novo bombardeiro
abraços