Presidente venezuelano diz ter detectado avião de espionagem americano. Entrada ilegal de aeronave ocorreu na semana passada, afirma.
O presidente Nicolás Maduro denunciou nesta terça-feira a dupla incursão de um avião militar americano em território venezuelano na semana passada, diante do que anunciou um protesto diplomático.
“Nossa Força Aérea, nossa Aviação Militar Bolivariana, detectou a entrada ilegal para trabalhos inusuais de espionagem do avião Boeing E-3 Sentry, que tem todos os mecanismos para espionagem eletrônica”, disse Maduro, durante coletiva de imprensa no Palácio Miraflores, sede da Presidência.
O presidente socialista, que governa desde a sexta-feira passada sob um estado de exceção, justificado entre outras coisas, por uma “ameaça externa”, destacou que a aeronave foi avistada em 11 e 13 de maio às 06h03 e 06h09 locais 07h03 e 07h09 de Brasília, respectivamente.
Maduro não deu detalhes dos locais onde as aeronaves entraram.
“Este tipo de avião é utilizado para apoiar comunicações de grupos armados em zonas de guerra ou para preparar as condições para inutilizar equipamentos eletrônicos de funcionamento do governo, da Força Armada ou da economia”, afirmou o governante, destacando que são “capacidades técnicas letais”.
Maduro anunciou que estas “incursões ilegais” vão ser protestadas severamente ante o governo dos Estados Unidos”.
FONTE: G1
Aqui no Brasil e alguns do que aqui comentam ,pensam ser os EUA amigos nossos , eles não têm o Direito de Sobrevoarem um outro país Soberano como a Venezuela ,gostando ou não de seu Governo ,quem deve decidir o Futuro da Venezuela é seu Povo e ninguém tem o Direito de se Intrometer ,principalmente os EUA ; mas Graças a Deus a Decadência deles cada dia mais se acentua !!
Mas que excelente oportunidade perdeu o Maduro de mostrar todo o potencial do Su-30… Deveria ter derrubado logo o espião imperialista….rs…. “só pa nois ver a confusão”…
Concordo plenamente com Trovão Azul. Isso e somente desinformação do Maduro. Porque não abateu? Se detectou deveria abater. Por mais que não me solidarizo com ditadura do Maduro, ele infelizmente para muitos Venezuelanos, e Presidente legitimo e tem obrigação de defender território nacional do seu pais. Simplesmente e uma mentira que não tem fundo de verdade. Mas o que pode se esperar de um fantoche que luta contra seu próprio povo e legitimado parlamento escolhido pela população da Venezuela.
Sds.
PP
Olá? Fernando Reis; quando mecione ; “ele saber onde o calo apertar ” .Me refiro ao termo de que se de fato os EUA invadiram o espaço aéreo da Venezuela eles teriam todos o direito de intercepta a aeronave até mesmo abatelo, mas nada foi feito .
No caso dos incidentes ocorridos com a Rússia e os EUA ninguém vai querer dá o primeiro tiro , uma vez que os mesmo estão em águas ou espaços aéreos internacionais, pois á mais em jogos do que você possa saber , e se por acaso a Venezuela fizesse algo estaria acobertado pelas leis internacionais.
A Venezuela ainda contaria com apoio da Rússia e da China e o EUA, teriam que fica miudinho pois estariam errados , como disse a Venezuela gosta de fica afinitando os países que têm um poderio bélico um pouco inferior , como a Guiana, Colônia, até mesmo o Brasil no termo poderio aéreo no entanto o madurinho provou do seu próprio veneno , e já mais o EUA invadida militarmente a Venezuela , no meu vê isso tudo ñ passa de seninha do governo da Venezuela para tirar o foco da Real situação do país. Sds.
Nao eh necessario o uso da forca de qualquer especie, o maior aliado dos americanos e outros nesta questao, eh o proprio ditador da republica bananeira……..assim, uma unica bomba de efeito retardado como este caudilho vai implodir sozinho a nacao Venezuela e seu povinho q adora ficar na miseria , viver de esmolas e de discursos futeis e banais.. Assim nascem estes populistas em qualquer lugar do mundo c surtos de nacionalismo hipocritas e amparados por FAs mediocres e mal comandadas.
Já estou até vendo… o regime bolivariano vai cair… depois da “primavera árabe” é a vez da “primavera sul-americana”… aqui no Brasil caiu facinho, nem precisou pressão militar, foi só comprar a mídia e alguns políticos e juízes. Na Argentina também, a “transição” foi até mais simples… Colômbia, Chile e Paraguai já estão na coleira… vai ficar faltando só o Índião pois o Ollanta Humala do Peru também “endireitou” o país. Unasul não faz nenhum sentido.
Você realmente acredita nas falácias do Maduro, especialmente agora que ele enfrenta o caos econômico e ameaça invadir e expropriar fábricas, além de ameaçar constantemente o legislativo? Quanto ao Brasil, apenas ocorreu o devido processo legal, constitucional e político, por mais que artista cabeça de vento leve papelzinho para “protestar” em Cannes
“Modo sarcástico on”
Isso mesmo Maduro a Venezuela é uma nação soberana e não pode se sujeitar a atos covardes e ilegais de uma País imperialista como os EUA, a Aviação Militar Bolivariana tem que dar uma resposta a altura, tem que abater este avião americano e também vingar o ato covarde por parte da Turquia que abateu um SU-24 do camarada Putin na Síria e para isso deve usar seus poderosos SU-30MKV e mostrar que tem força suficiente para se opor a qualquer invasão a sua soberania as nações bolivarianas iram te apoiar contra o inimigo Yankee , avante Maduro siga enfrente com a Revolución! ” Modo Sarcástico OFF”
E Certamente o abate acontecera em águas muito próximas a águas internacionais e os americanos vão fazer de Caracas uma nova Bagdá com chuvas e mais chuvas de mísseis Tomahawk, iram fornecer armas a oposição e vão fazer Maduro fugir para a Bolívia.
Cadê os su-30 os F-16 ??? Para a interceptação foram usados? ficou com medinho foi ? É ele saber onde o calo aperta rsrsrsrs….
Ou estes su-30 são só market para mantê tensões para alguns países da América do Sul como fizeram com á Colômbia e tentam intimidar digamos assim o Brasil politicamente .
Trovão Azul esta historinha de “saber onde o calo aperta” é muito relativo a meu ver no caso da Venezuela é facil dizer mas vejamos, todos sabem que os EUA querem acabar com a Russia e a China política e militarmente no não é? ? Pois então, por que os poderosos Yankes já não entraram nas ilhas artificiais chinesas com a sua cavalaria aérea e seus paraquedistas colocando logo um fim nesta disputa?? Seria porque os Yankes também sabem “onde o calo aperta”??? Hum!!! E na Ucrânia por que já não colocaram tropas realmente poderosadentro do país para tentar reprimir uma invasão Russa de verdade?? Ou porque não derrubou. de uma vez aqueles 2 caças Russos que humilharam o Destroyer e a propria nação dos EUA, como poucas vezes foi visto? Seria porque “sabem onde lhe aperta o calo”??? Sei, contra paises que não teriam a menor condição de se defender é mole, quero ver contra uma nação do mesmo porte, é os Yankes também sabem muito bem “onde o calo aperta” amigo.
Fernando…
as “ilhas artificiais chinesas” não ameaçam os EUA…talvez a liberdade de navegação das nações,
principalmente das que reivindicam parte da área, mas, não são uma ameaça ao território dos
EUA, nem mesmo uma grande ameaça para “aliados” dos EUA, me parece mais um problema das Filipinas e Vietnã do que dos EUA e a Ucrânia nem mesmo é membro da OTAN, então, independente de se saber onde o “calo aperta” é preciso haver uma razão muito mais forte
para um envolvimento direto dos EUA e também da China e Rússia.
E não houve nenhuma humilhação ao “destroyer” …houve uma reclamação pela falta de profissionalismo russo, mas a missão foi concluída e navios da OTAN continuam entrando e saindo do Mar Negro e do Báltico e falando nesse último está a caminho de lá o USS Mount Whitney que comandará um tradicional exercício da OTAN…e se o ego russo melhora sobrevoando navios da OTAN que continuem, nada mudará.
.
Humilhação teria havido se os EUA tivessem saído “correndo” do Báltico e nunca mais tivessem retornado.
Amigo Dalton, vou acreditar mesmo que se não soubessem onde lhes aperta o calo eles não gostariam de colocar tropas e se apossar das ilhas artificiais chinesas, vou acreditar que eles não tem o mínimo interesse nestas ilhas e nas posições estrategicas que elas proporcionam. E também vou acreditar que os Yankes não tem interesse algum em se sobrepor a Russia usando a Ucrânia para isso, aliás eles nunca organizaram nenhum golpe por lá com essa intenção. Agora tenho certeza que se interesse tivessem em ambas as regiões as invadiriam sem dó e nem piedade, só teriam que se preocupar com seus calos não é? Mas isso é mole pra eles kkkkkk às vezes eu me divirto pir aqui.
O menino do “esculacho” ainda acredita que o sobrevôo risível dos Su-24 teria “humilhado” a tripulação do USS Donald Cook? Será que ele também acredita que os caras ficaram com tanto medo que foram correndo pedir baixa?
Todo mundo sabe onde o calo aperta Fernando…meu ponto é que nem sempre há uma razão forte o bastante para se iniciar uma guerra
vide os russos que não declararam guerra à Turquia após uma de suas aeronaves ter sido derrubada.
.
Os chineses estão construindo “ilhas” em uma área que é contestada por outras nações não apenas de aliados tradicionais dos EUA mas também pelo Vietnã, mas, não pelos EUA e como resultado as Filipinas novamente cederão bases para os EUA, então não há a menor necessidade de invadir tais ilhas artificiais, os militares dos EUA estarão em um local bem melhor.
.
Quanto aos russos pode se escrever o que quiser mas o fato é que eles apoiaram os tais separatistas na Ucrânia, então temos opiniões
divergentes quanto ao que se chama “golpe” já que a maioria da população da Ucrânia quer os russos longe.
.
Também divirto-me muito por aqui as vezes!
Fernando…
Os americanos tem aliados por todo o Pacífico… Não precisam dessas ilhas… Aliás, quem está mesmo numa sinuca de bico é a China, virtualmente isolada nos seus mares. Basta observar o mapa pra entender isso…
Os ucranianos foi que perderam a paciência com tanta caca que a administração local fez. E ainda não andam lá muito satisfeitos não… É claro o desejo daquela sociedade de limpar o seu país…
Quanto aos russos, eles mesmos provocaram essa sina e seu virtual “cerco”… Não pra menos que o Pacto de Varsóvia em peso migrou pra OTAN…