O ministro da Defesa holandês Jeanine Hennis-Plasschaert informou o parlamento na semana passada, que a Holanda irá suspender a aquisição de helicópteros NH90 até que os problemas de corrosão sejam resolvidos.
A corrosão encontrada nos dois NH90 holandeses foi maior do que a esperada, depois de terem retornado de operações anti-narcóticos e anti-pirataria na costa da Somália e no Caribe, respectivamente, acarretando na suspensão da aquisição dos sete helicópteros restantes, que não serão adquiridos por enquanto, escreveu o ministro em uma carta ao parlamento em 27 de junho.
O Laboratório Nacional Aeroespacial Holandês encontrou 92 ocorrências de corrosão nos helicópteros, o que ele atribui a uma combinação de design, falhas de montagem e a escolha errada de materiais. Em alguns casos, a corrosão foi causada pela combinação de materiais, sem isolamento. A corrosão está causando desgaste extra nas partes móveis. A França relatou ter problemas semelhantes com seus NH90, ainda que em menor escala.
Em março passado, o Ministério da Defesa holandês informou a NHIndustries (NHI), através da Agência de Gestão de Helicópteros da OTAN (NAHEMO), sobre os problemas. A NHI imediatamente criou uma força-tarefa para encontrar soluções para os problemas e tem encontrado soluções técnicas para cerca de 60% deles, esperando resolver o restante até setembro, de acordo com o ministério. Em cooperação com a NHI, o ministério está implementando um programa de prevenção de corrosão na NHI durante a manutenção regular dos helicópteros.
Hennis estima que os problemas irão retardar a entrega do NH90 por mais seis meses. Isso está causando uma escassez de helicópteros e períodos de manutenção mais longos, resultando em menos horas de vôo e, por sua vez, tripulações e técnicos menos qualificados, de acordo com o ministério.
Como consequência, não haverá pessoal suficiente para apoiar plenamente as operações navais até 2019. As operações não deverão ser afetados em 2014-2016, com a realização de missões anti-pirataria com o NH90 e um Puma holandês baseado em Curaçao para apoio a guarda costeira de lá, juntamente com um helicóptero da guarda Costeira dos EUA, pelo menos em 2014. O NH90 estará disponível para ambas as missões em 2017 e os Pumas vão ter que sair da vitrine de helicópteros à venda.
O Ministério da Defesa holandês está reivindicando verbas para os custos extras ainda a serem determinados, para a manutenção e modificação dos NH90 e a NHI está examinando a possibilidade de fazer o mesmo com os helicópteros Puma, cujas operações estão cobertas pelo orçamento de defesa até 2018.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE:AviationWeek – Nicholas Fiorenza
Pois é. Parece que os alemães não estavam errados ao reclamarem bastante, a alguns anos atrás, da qualidade de produção desse helicóptero.
Estes Puma que são referidos no texto são aqueles da Aeroespatiale, meio que irmão mais velho do EC-725?
Aproveito para confirmar recebimento do livro Uma Nova História do Mundo (chegou a uns 15 minutos). Agradeço novamente aos administradores do DAN e espero que mantenham o sucesso de sua empreitada com o site.
Abs
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E cadê o povinho anti EC-725? Que vivia repetindo que o NH90 sim, era uma maravilha tecnológica e que o Brasil estava entrando em uma furada adquirindo o “ultrapassado” Caracal, como o mundo dá voltas…
Se fosse o EC-725 a apresentar este problema, já imagino o festival de besteiras que seriam proferidas pelos seus caluniadores de sempre!
Ora ora ora, não é que outros helis dão problema ????? alguns não vão gostar de ler isso .