Com sua construção iniciada em 29 de abril de 2016 no estaleiro Navantia de San Fernando, na Baía de Cádiz, o BAM Audaz, quinto navio de patrulha offshore, BAM (Buque de Acción Marítima), será lançado em breve para a Armada Espanhola. Em seguida será a vez do BAM Furor, cuja montagem começou simultaneamente em outro estaleiro Navantia, em Ferrol.
Ambos os navios se juntarão no próximo ano na Armada Espanhola, que recebeu seu primeiro de quatro BAM (Meteor, Rayo, Tornado e Relámpago) em 2011 e 2012.
Ordenado na Primavera de 2015 por 333,5 milhões de euros, o quinto e o sexto BAM irão integrar várias melhorias, nomeadamente em termos de proteção do ambiente. Respondendo aos mais recentes desenvolvimentos da Convenção MARPOL, eles terão novos motores e uma estação de tratamento de águas residuais. A Navantia também planeja reduzir o peso total dos novos navios patrulha, o que se traduz em economia de combustível e aumentar a capacidade de passageiros.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Mer et Marine
FOTOS: Navantia
Essas duas últimas unidades são mais caras devido sua função. Vão atuar também como navio de pesquisa.
Según la descripción técnica del BAM “su casco y superestructura están construdo de acero de alto límite elástico (AH-36)”
Entendi que esses dois novos BAM empregam chapas de aluminio em boa parte da superestrutura. Seria uma liga AA2025. Alguem sabe se é isso mesmo.?
Gostaria de saber quais as diferenças entre este navio patrulha e o projeto do nosso Tamandaré que dizem que é mais caro que os outros projetos e menos recursos tecnológicos, abraços.